Connect with us

Araguatins

ARAGUATINS: Encontro reúne mais de 200 educadores

Publicado

em

Aconteceu em Araguatins o décimo encontro entre o secretário estadual da Educação e Cultura, senador Leomar Quintanilha e a Diretoria Regional de Ensino, na tarde de sábado, 30.

Para o secretário, percorrer todas as regionais do Estado é um esforço para conhecer de perto a realidade das escolas e dos professores e também apresentar pessoalmente as principais mudanças disciplinares e projetos a serem promovidos em toda a rede de ensino. “Já temos algumas ações programadas no plano plurianual, mas é preciso definir novas ações necessárias às escolas”, destacou Quintanilha.

Mais de 200 professores, diretores e autoridades receberam a equipe da Seduc com um agradável almoço. Em seguida, o grupo de dança do Colégio Estadual Buriti, do município de Buriti do Tocantins, fez uma apresentação antes do início das discussões, que seguiram durante toda à tarde.

“Em 60 dias é a segunda vez que o secretário nos visita. Seus representantes estiveram em cada uma das nossas escolas para visualizar os problemas e tentar encontrar soluções. Isso é o que a gente espera de um gestor, isso é maravilhoso para a educação”, pontuou a diretora regional de ensino de Araguatins, Lúcia Lopes. No discurso, a diretora se referiu ao trabalho que iniciou antes da chegada do secretário. Uma equipe de técnicos percorreu todas as escolas que compõe a regional e elaborou um relatório com a sugestão das medidas prioritárias.

Representando o prefeito Rocha Miranda, que não pode participar em virtude de um compromisso na Capital, o secretário municipal da Educação, Leocy Ferreira Mota agradeceu o apoio de Quintanilha e as parcerias que permitiram construções e reformas para a melhoria da rede de ensino de toda a região. “Esse carinho o senhor secretário demonstrou desde que assumiu a função, querendo ouvir cada gestor, cada professor. Com certeza foi um ganho para a educação. Isso porque é através da educação que as pessoas ganham nesse país. Obrigado pela preocupação, e, principalmente, pelo cuidado com as escolas mais pobres”, afirmou o secretário municipal.

Durante o discurso, o secretário reforçou a importância dos professores priorizarem a qualidade de ensino visando à melhoria dos índices da educação junto ao Ministério da Educação. Embora o índice de aprovação das escolas seja alto, em média 92%, o índice de aproveitamento de conteúdo é de apenas 13%. “Isso significa que estudantes estão se formando sem preparo para concorrer no mercado de trabalho, sem chances de passar em um concurso público ou em uma universidade pública. Não podemos deixar isso acontecer. Por isso, peço que o aluno que não aprendeu, que, mesmo depois da recuperação, não obteve avanço, que ele não seja aprovado”, determinou Quintanilha.

No espaço aberto às perguntas dos professores, Quintanilha ouviu as dificuldades dos professores e os incentivou a retomarem o comando na sala de aula, enfrentar o mau comportamento dos alunos.

Também participaram do encontro a Ouvidora-chefe da Seduc, Cristiane Bazzo que falou sobre a descentralização do departamento e também a chefe da Assessoria dos Sistemas Municipais de Educação, Zaira Miranda, que falou sobre o objetivo de ter Conselhos Municipais em cada uma das 139 cidades do Estado. O deputado estadual Manoel Queiroz também participou do encontro.

A Diretoria Regional de Ensino de Araguatins é composta por 12 municípios da região, onde estão 44 escolas do Estado. Nas próximas semanas, o secretário visita as DRE´s de Arraias e Dianópolis.

Investimentos na regional

Enquanto se discutem novas melhorias, vários projetos já foram colocados em prática nas escolas abrangidas pela regional.

Em Araguatins, está em andamento a construção de uma cobertura de quadra poliesportiva e a instalação de equipamentos esportivos no Colégio Estadual Gonçalves Duarte, no valor de 150 mil reais.

Em Augustinópolis, a Escola Estadual Fazenda Dezesseis está recebendo uma ampla reforma e também a construção de mais duas salas de aula. Na mesma cidade, na Escola Estadual Santa Genoveva as obras de uma quadra poliesportiva já começaram. Juntas as obras somam mais de 400 mil reais em investimentos.

Outra quadra poliesportiva está sendo construída em São Bento do Tocantins, na Escola Estadual Anaídes Brito Miranda, com outros 140 mil reais.

Também há verba liberada para a construção de salas de aula padrão e passarela coberta, que custarão 57 mil reais, na Escola Estadual Manoel Estevão de Souza. (Fotos: Deuramar Ribeiro)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
1 Comment

Araguatins

ARAGUATINS: Técnicos em Agropecuária colam grau no IFTO

Publicado

em

A noite do último sábado, 10, foi especial para o Campus do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFTO), que celebrou a colação de grau de cerca de 100 estudantes do curso técnico em Agropecuária, integrado ao Ensino Médio.

A solenidade, que reuniu no Campus autoridades, amigos e familiares dos formandos, foi marcada pela emoção e alegria. Durante o evento os novos técnicos em Agropecuária proferiram o juramento e enfatizaram o sentimento de carinho e agradecimento pelo Campus Araguatins, que segundo eles proporcionou mais do que uma formação profissional, uma formação para a vida.

Na ocasião o diretor-geral do Campus, professor Décio dos Reis, destacou aos estudantes que a formatura é apenas o primeiro passo de uma nova jornada e desejou “que a ética, o respeito e a fé sejam sempre companheiras de vocês em todas as atividades que realizarem durante a vida”.  O diretor ressaltou ainda o esforço dos estudantes, lembrando que: “A persistência e a dedicação trouxeram vocês até aqui e acreditem, elas podem levá-los muito mais além. Sonhem, tenham atitude, foco e determinação, pois este é o caminho para o sucesso”.

Os formandos, que homenagearam no nome da turma o professor Mauro Gomes dos Santos, foram apadrinhados pelos professores Carla Marina da Silva e Paulo Hernandes Gonçalves. A patronesse da turma foi a prefeita do município de Augustinópolis, Maria do Carmo Alcântara. (ASCOM/IFTO)

Continue lendo

Araguatins

Araguatinense coordena plantio de espécies nativas no município de Campos Lindos

Publicado

em

Em atendimento ao pedido da Prefeitura de Campos Lindos do Tocantins, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da diretoria de Controle e Uso dos Recursos Hídricos, doou e contribuiu com o plantio de 660 mudas de espécies nativas do cerrado tocantinense. A ação ocorreu entre os dias 26 e 30 de dezembro, no perímetro urbano do município, sob o comando do araguatinense Maurivan Braga de Almeida, responsável direto por esse tipo de ação no Naturatins. (mais…)

Continue lendo

Araguatins

ARAGUATINS: AD realiza batismo antes a virada de ano

Publicado

em

Cinco integrantes pertencentes as congregações da igreja Assembléia de Deus (CIADSETA) em Araguatins, desceram as águas batismais na manhã do sábado, 31, ultimo dia de 2011, no balneário do Antonio Guedes, localizado no povoado Transaraguaia. (mais…)

Continue lendo
publicidade Bronze