Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Estudantes do IFTO conquistam vagas para fase final de duas olimpíadas nacionais

Publicado

em

O mês de setembro chegou com boas notícias para a unidade Araguatins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), estudantes dos cursos técnicos em Agropecuária e Redes de Computadores integrados ao ensino médio conquistaram vagas na etapa nacional da Olimpíada Nacional de Ciência (ONC) e Olimpíada Brasileira de Informática (OBI).

Na ONC foram classificados os estudantes do curso Técnico em Agropecuária: Caique Ferreira da Silva (1º ano), Mateus Lima Pimentel da Silva (1º ano), Ricardo Lopes de Alencar Filho (2º ano), Fernando Alves da Silva (3º ano), Fernando Duarte Oliveira (3º ano), Vinicios de Brito Diniz (3º ano) e Wemerson Ferreia Macedo (3º ano). A competição tem como coordenadora local a professora do IFTO, Maria Josinete Araújo, e sua segunda fase ocorrerá dia 21 de setembro, em local a definir. A premiação dos alunos compreenderá dois níveis: nacional e por estado. O resultado final está previsto para o dia 28 de novembro.

“A Olimpíada Nacional de Ciências integra o Programa Ciência na Escola e a cada edição cresce o número de alunos inscritos, neste ano foram mais de 200.000 alunos, e aqui no IFTO- Campus Araguatins 257 estudantes participaram da Fase I, desses 7 foram classificados para fase II, o que nos deixa otimistas para o aprimoramento contínuo, sempre em busca de melhores resultados”, declarou a professora Maria Josinete.

Já na Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) o estudante do curso Técnico em Redes de Computadores, Pedro Henrique Vitorino Grachet foi o classificado, da unidade Araguatins, para etapa nacional na categoria Programação Inicial II. Essa etapa da OBI ocorrerá dia 21 de setembro em Palmas ou Araguaína. Os participantes com melhor classificação nessa fase poderão participar Semana Olímpica da OBI, que será realizada no Instituto de Computação da Unicamp-SP. Durante a Semana Olímpica acontecerá os Cursos de Programação da OBI e a Seletiva para a Olimpíada Internacional de Informática.

ONC

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) é uma promoção do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e constitui um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF), Associação Brasileira de Química (ABQ) e Instituto Butantã, responsáveis por sua execução, que tem como um de seus objetivos despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais.

OBI

A Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Computação que tem por objetivos: estimular o interesse pela Computação e por Ciências em geral, promover a introdução de disciplinas de raciocínio computacional e técnicas de programação de computadores nas escolas de ensino médio e fundamental, proporcionar novos desafios aos estudantes e Identificar talentos e vocações em Ciência da Computação de forma a melhor instruí-los e incentivá-los a seguir carreiras nas áreas de ciência e tecnologia.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

DARCINÓPOLIS: Foragido de presídio de Marabá invade casa e mata idoso de 77 anos

Publicado

em

Um idoso de 77 anos foi morto a facadas dentro da própria casa em Darcinópolis, na região do Bico do Papagaio, durante uma tentativa de roubo. De acordo com a Polícia Militar, a vítima teria reagido e entrou em luta corporal com o suspeito. O criminoso foi localizado e preso horas depois pelos militares.

O crime aconteceu na tarde de sábado (28) no setor Alto Bonito. Quando chegaram ao local os PMs encontraram a vítima sem vida e com várias perfurações no lado do corpo. Também encontraram móveis revirados e uma das janelas com sinais de arrombamento.

Os militares começaram a fazer buscas pela região e encontraram um homem com lesões no braço. Ao ser questionado, o suspeito confessou o crime e disse que subtraiu R$ 150 da vítima.

O idoso estaria dormindo, mas acordou no momento em que o criminoso entrou no quarto. Eles começaram a brigar e o assaltante acabou desferindo vários golpes de facão na vítima e depois fugiu do local.

O suspeito mostrou o local onde jogou a arma do crime, que foi recuperada pela polícia. Ele foi levado para a central de flagrantes de Araguaína e segundo a PM é um fugitivo da Casa de Prisão de Marabá, onde respondia por um latrocínio cometido em Jacundá (PA).

A perícia esteve na casa do idoso e o corpo foi levado pra o Instituto Médico Legal. (G1)

Continue lendo

Bico do Papagaio

BURITI: PM apreende revólver calibre 38 e faca com suspeito

Publicado

em

A Polícia Militar realizou na noite do último sábado, 28, a prisão de um homem de 65 anos, por porte ilegal de arma de fogo, durante patrulhamento pelo Centro da cidade de Buriti, norte do Estado. Em poder do autor a equipe de policiais militares do 9º Batalhão da PM apreendeu um revólver calibre 38 com seis munições intactas e uma faca.  

O autor, ao avistar a viatura da PM, demonstrou nervosismo e diante da atitude comportamental do suspeito os policiais militares resolveram proceder com a abordagem pessoal, momento em que acabaram encontrando as armas na cintura do idoso. O autor e os objetos apreendidos pela PM foram levados à Central de Flagrantes de Araguatins para as providências necessárias.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no Sine para esta segunda, 30

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO
Veja as vagas de emprego em Araguatins e outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo
publicidade Bronze