Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Evento discute novos projetos de desenvolvimento econômico para o Bico

Publicado

em

O secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e presidente da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto), Tom Lyra, deu início nesta quarta-feira, 01, a uma agenda de atividades em Araguatins, no Bico do Papagaio. A ação tem como objetivos, estreitar laços com o município, fomentar ações de desenvolvimento econômico e social, além de, alinhar projetos que viabilizem o crescimento da região do Bico do Papagaio e todos os seus municípios. O evento foi realizado no plenário da Câmara Municipal.

De acordo com o secretário Tom Lyra, descentralizar o crescimento é fundamental para que todos os municípios melhorem a sua economia, e com isso consigam garantir melhores condições de vida a sua população. “Temos visitado diversos municípios do Estado, o objetivo dessa ação é estreitar laços e prospectar projetos que contribuam para o desenvolvimento econômico e social de todos, queremos garantir a geração de emprego e renda para cada tocantinense, temos como égide do nosso trabalho, ser uma gestão municipalista, e isso só é possível quando se conhece de perto a realidade de cada um deles e contribuir com propostas que se adequem a necessidade destas cidades”, concluiu.

Feira Ecosol

Aproveitando a oportunidade, o titular das pastas, conheceu de perto o Projeto Feira Ecosol. 
Feira Ecosol de Araguatins


Por meio do projeto Ecosol, os produtores e artesãos da região estão tendo a oportunidade de valorização da agricultura familiar e de desenvolvimento da economia solidária, comercializando seus produtos diretamente com o consumidor. Na feira, o público encontra frutas, hortaliças, verduras, farinhas, pescado, grãos, artesanato e também uma praça de alimentação.

A feira Ecosol de Araguatins, atualmente tem 162 feirantes cadastrados, dentre agricultores e artesãos do município e dos assentamentos vizinhos.

Termos de Acordo 

Ainda no encontro, foram assinados tres acordos de cooperação, sendo o primeiro entre a Prefeitura de Araguatins e a Sics. O segundo entre a Sics e a Associação Comercial e Industrial de Araguatins (Aciat) e o terceiro foi celebrado entre a Ameto e a Prefeitura.

Dois deles  foram com a Indústria e Comércio, Sendo que o primeiro tem por objetivo consolidar a mútua cooperação entre os signatários, com foco nos seguintes pilares estratégicos: 

– Promover a integração entre os governos e setores produtivos com foco no Desenvolvimento Regional do Tocantins, buscando mapear as oportunidades e potencialidades locais;

– Contribuir e estimular o desenvolvimento local, com foco no apoio institucional;

– Ativar a rede de relacionamentos entre governo e os municípios em prol do crescimento econômico local e regional, por meio da estruturação dos grupos estratégicos nas 8 regiões econômicas com vistas à organização das demandas.

O segundo acordo firmado entre Sics e Aciat, tem como foco fortalecer a rede empresarial,  disseminar a cultura do associativismo e do cooperativismo, ativar o associativismo industrial, comercial e de serviços e impulsionar o desenvolvimento econômico regional.

Ameto

Com a agência de mineração, foi acordada a cooperação mútua para viabilizar ações conjuntas de fiscalização e monitoramento no que tange as atividades minerais do Estado do Tocantins. (Nayna Peres / Foto: Thassio Borges)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Prefeitura deve desapropriar parte de área do Sindicato Rural

Publicado

em

O prefeito de Araguatins, Aquiles da Areia (PP), determinou a desapropriação amigável ou judicial, de cerca de 8 mil metros quadrados de área pertencente ao Sindicato Rural, que abriga o Parque de Exposições Joaquim Duarte.

A medida segundo a Prefeitura, é para construção de um Complexo Esportivo, Educacional e de Assistência Social, dotado de quadras esportivas, salas multiuso, biblioteca com telecentro, cineteatro, equipamento de ginástica, playgroud, pista de caminhada, entre outros.

A Prefeitura justifica, que o local é de fácil acesso a toda população, viabilizando a prática de atividades esportivas, reuniões comunitárias e atividades afins voltadas à comunidade.

A área total do Parque de Exposições tem pouco mais de 134 mil metros quadrados.

O Sindicato ainda não se manifestou sobre a medida da Prefeitura.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Cursos do Pronatec/Novos Caminhos iniciam aulas em Araguatins e Tocantinópolis

Publicado

em

As atividades do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec/Novos Caminhos) iniciaram esta semana em Araguatins e Tocantinópolis, no Bico do Papagaio, com o curso de Serviços Públicos.

Estão sendo ofertadas 40 vagas em cada cidade.

Os cursos são ofertados na modalidade presencial e acontecem na Escola Estadual Professor José Carneiro de Brito, em Tocantinópolis e na Escola Estadual Osvaldo Franco, em Araguatins.

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Homem tenta sacar FGTS com documento falso

Publicado

em

Na manhã de terça-feira, 21, a Polícia Militar prendeu um homem de 44 anos, natural de Paraíso-TO,  enquanto tentava realizar um saque de FGTS com documento de identidade falso, em uma agência bancária da cidade de Tocantinópolis.

Durante policiamento rotineiro em áreas bancárias, os policiais militares foram acionados pelos vigilantes da agência, relatando estar no local, um homem suspeito de portar documentação falsa para realizar transação bancária.

Com a presença da PM e, após busca pessoal no indivíduo, o mesmo recebeu voz de prisão, uma vez que foi constatada a veracidade dos fatos. Ele foi conduzido à Central de Flagrantes em Tocantinópolis, e autuado pelo crime de Tentativa de Furto e Uso de Documentos Falsos.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze