Connect with us

Araguatins

ARAGUATINS: Ex-vereador Pedro Gomes realiza viagem ao Canadá

Publicado

em

Foto-Pedro-Gomes-em-Canada-17Atualmente como presidente do Conselho Fiscal da Associação dos Garimpeiros de Serra Pelada – PA(Comigasp), o presbítero e ex-vereador Pedro Gomes, viajou na quarta-feira, 30, ao Canadá com objetivo de conhecer a sede administrativa da empresa Colossus Minerals Inc. que conduz o trabalho de prospecção geológica.

Na comitiva também participaram o presidente da empresa no Brasil, Gessé Simão e o vice-presidente Dr. Heleno a permanência foi de 4 (quatro) dias no Canadá.

A empresa Colossus Minerals Inc.

Canadense com ações na bolsa de Toronto e com participação de sócios brasileiros, formou uma joint-venture com a Coomigasp (cooperativa dos garimpeiros de Serra Pelada) para exploração do depósito de ouro na área do antigo garimpo.

No momento a empresa conduz um trabalho de prospecção geológica, dando continuidade ao que foi realizada pela Vale quando detinha os direitos da área. A pesquisa da Vale identificou um potencial de 20 t. O plano de pesquisa da Colossus (que na joint-venture tem 51%) é realizar 20 mil m de sondagem complementar e fazer a reinterpretacão dos dados e ensaios do que foi pesquisado pela Vale.

O programa de pesquisa, que levará cerca de dois anos, deve consumir recursos totais de US$ 15 milhões. Caso se confirme a expectativa para o depósito, poderá ser instalada uma mina subterrânea, empreendimento que demandará cerca de US$ 100 milhões em investimentos. No empreendimento, a Coomigasp não entrará com recursos e sim com os direitos de exploração da área, num total de 100 hectares.

Os associados da cooperativa receberão uma participação nos resultados. A Colossus não fará nenhum trabalho de aproveitamento dos rejeitos acumulados na área do antigo garimpo, mas está dando suporte técnico à cooperativa para que eles possam tentar o aproveitamento do ouro contido no material. Além do projeto Serra Pelada, a Colossus tem mais dois projetos no Brasil: Sumidouro, no Quadrilátero Ferrífero, e Natividade, no Tocantins, ambos em ouro.

A empresa fez um IPO (oferta inicial de ações) na TSX (bolsa de Toronto) há duas semanas e nesse período o valor de suas ações duplicou, um indicativo de que o projeto de Serra Pelada está entusiasmando os investidores. (Brasil Mineral OnLine / Pr. Deuramar (Ascom da Igreja) Foto: arquivo de Pedro Gomes)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
4 Comments

Araguatins

ARAGUATINS: Técnicos em Agropecuária colam grau no IFTO

Publicado

em

A noite do último sábado, 10, foi especial para o Campus do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFTO), que celebrou a colação de grau de cerca de 100 estudantes do curso técnico em Agropecuária, integrado ao Ensino Médio.

A solenidade, que reuniu no Campus autoridades, amigos e familiares dos formandos, foi marcada pela emoção e alegria. Durante o evento os novos técnicos em Agropecuária proferiram o juramento e enfatizaram o sentimento de carinho e agradecimento pelo Campus Araguatins, que segundo eles proporcionou mais do que uma formação profissional, uma formação para a vida.

Na ocasião o diretor-geral do Campus, professor Décio dos Reis, destacou aos estudantes que a formatura é apenas o primeiro passo de uma nova jornada e desejou “que a ética, o respeito e a fé sejam sempre companheiras de vocês em todas as atividades que realizarem durante a vida”.  O diretor ressaltou ainda o esforço dos estudantes, lembrando que: “A persistência e a dedicação trouxeram vocês até aqui e acreditem, elas podem levá-los muito mais além. Sonhem, tenham atitude, foco e determinação, pois este é o caminho para o sucesso”.

Os formandos, que homenagearam no nome da turma o professor Mauro Gomes dos Santos, foram apadrinhados pelos professores Carla Marina da Silva e Paulo Hernandes Gonçalves. A patronesse da turma foi a prefeita do município de Augustinópolis, Maria do Carmo Alcântara. (ASCOM/IFTO)

Continue lendo

Araguatins

Araguatinense coordena plantio de espécies nativas no município de Campos Lindos

Publicado

em

Em atendimento ao pedido da Prefeitura de Campos Lindos do Tocantins, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da diretoria de Controle e Uso dos Recursos Hídricos, doou e contribuiu com o plantio de 660 mudas de espécies nativas do cerrado tocantinense. A ação ocorreu entre os dias 26 e 30 de dezembro, no perímetro urbano do município, sob o comando do araguatinense Maurivan Braga de Almeida, responsável direto por esse tipo de ação no Naturatins. (mais…)

Continue lendo

Araguatins

ARAGUATINS: AD realiza batismo antes a virada de ano

Publicado

em

Cinco integrantes pertencentes as congregações da igreja Assembléia de Deus (CIADSETA) em Araguatins, desceram as águas batismais na manhã do sábado, 31, ultimo dia de 2011, no balneário do Antonio Guedes, localizado no povoado Transaraguaia. (mais…)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze