- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quinta-feira, 25 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ARAGUATINS: Extensionistas participam de oficina sobre Programa Compra Direta Local

Mais Lidas

Nesta terça-feira, 23, aconteceu uma oficina para os extensionistas do Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins sobre a execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Compra Direta Local da Agricultura Familiar em 2010, no auditório do Sebrae, em Araguatins, a partir das 8h, encerrando às 18h.

A oficina foi uma realização do Governo do Estado, por meio do Ruraltins, com o objetivo de nivelar as informações dos técnicos sobre o PAA, e assim agilizar os processos para o pagamento dos agricultores que comercializam pelo programa. Participam da oficina 15 técnicos da região.

Ministraram as palestras o supervisor regional do Ruraltins, em Araguatins, Felismino Coelho Alves Filho, e os técnicos, também do órgão, Gracion de Andrade e Linildo Justino. Para Alves Filho, a oficina é uma oportunidade dos extensionistas sanarem suas dúvidas para diminuir o número de erros nos processos do PAA Compra Direta Local da Agricultura Familiar. “Por causa dos erros e das devoluções dos processos os agricultores chegam a esperar até três meses o pagamento dos produtos que comercializaram por meio do Compra Direta”, ressalta Filho.

Segundo o assessor técnico e responsável pelo PAA Compra Direta Local da Agricultura Familiar, no Ruraltins, Adenieux Rosa Santana, os extensionistas têm que estar sempre se qualificando para aprimorar seus conhecimentos e diminuir os erros. “Quando o processo não apresenta erro na análise feita em primeira instância na Regional e posteriormente na Estadual os pagamentos ocorrem dentro do mês da compra”, comenta.

No ano passado, nos 13 municípios que são da área de abrangência da supervisão regional do Ruraltins, em Araguatins, mais de 400 agricultores familiares comercializaram por meio do PAA Compra Direta, distribuindo alimentos em 282 instituições e beneficiando mais de 55 mil pessoas que vivem em vulnerabilidade alimentar. (Bárbara Vasconcelos)

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias