Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Fisioterapeuta lamenta desinteresse do município na implantação de programa na Saúde

Publicado

em

Por ter participado da implantação em 2014 e execução durante 2 anos e meio do Programa Melhor em Casa, do Ministério da Saúde, no Hospital Geral de Palmas (HGP) e saber da importância e capacidade de alcance social, melhora na qualidade de vida de pacientes e familiares, o fisioterapeuta André da Gama, tem lamentado o desinteresse da Secretária Municipal de Saúde de Araguatins, na implantação do programa para atender os araguatinense.

O Melhor em Casa é um serviço indicado para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair do espaço da casa para chegar até uma unidade de saúde, ou ainda para pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o seu tratamento. A atenção domiciliar visa a proporcionar ao paciente um cuidado mais próximo da rotina da família, evitando hospitalizações desnecessárias e diminuindo o risco de infecções, além de estar no aconchego do lar.

Conforme a necessidade do paciente, esse cuidado em casa pode ser realizado por diferentes equipes. Quando o paciente precisa ser visitado de maneira mais espaçada, por exemplo, uma vez por mês, e já está mais estável, este cuidado pode ser realizado pela equipe de Saúde da Família/Atenção Básica de sua referência. Já nos casos em que o paciente precisa ser visitado semanalmente ou mais, ele poderá ser acompanhado por equipes específicas de Atenção Domiciliar, como as que fazem parte do Programa Melhor em Casa.

O atendimento é realizado por equipes multidisciplinares, formadas prioritariamente por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeuta ou assistente social. Outros profissionais (fonoaudiólogo, nutricionista, odontólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional e farmacêutico) poderão compor as equipes de apoio. Cada equipe poderá atender, em média, 60 pacientes, simultaneamente.

André é um dos profissionais do estado, que ajudou a implantar o programa no Tocantins.

Atualmente trabalhando no Hospital regional de Augustinópolis, André que mora em Araguatins, procurou o prefeito Cláudio Santana, para apresentar o programa e se colocar a disposição para auxiliar na implantação.

André disse que esteve na Diretoria de Atenção Especializada (DAE), em Palmas, obtendo informações pertinentes à viabilidade de implantação do Programa Melhor Casa para atender a região do Bico do Papagaio. Segundo a gerente do Sistema Estadual de Urgência e Emergência, a cidade de Araguatins e Tocantinópolis estão dentro do cronograma da Atenção Básica para serem atendidas, porém, o tramite depende do Governo Federal através do Ministério da Saúde.

O fisioterapeuta ressaltou que levou a sugestão pessoalmente ao prefeito de Araguatins Cláudio Santana, ainda em janeiro de 2017, e o mesmo teria solicitado que todas as informações necessárias fossem repassadas a Secretaria Municipal de Saúde, sendo que André tomos as medidas de imediato. Mas André lamenta, porque até o momento nada foi feito no sentido da busca pela implantação do programa.

André lembrou que o fato do prefeito ser do PMDB, ter duas deputadas federais pelo PMDB e o presidente da República ser do PMDB, poderia facilitar a agilizar a implantação do programa.

“A implantação do programa trará uma melhora significativa na qualidade de vida e condições daquele que necessitam de atendimento médico, sem contar de desaforaria as Unidades de Saúde. Vivi a experiência de participar desse projeto e vi os ganhos significativos que o sistema de saúde e pacientes ganham”, finalizou André.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Araguatinense é morto em Parauapebas

Publicado

em

Por volta de 1h30 desta sexta, 26, o araguatinense Cleyton Martins Nogueira, foi morto na cidade de Parauapebas, na região de Carajás, estado do Pará. O crime ocorreu no Bairro Altamira.

Segundo informações da 20ª Seccional de Polícia Civil, Cleyton foi golpeado com várias perfurações de arma branca (faca). Ele estava em um bar acompanhado de sua namorada de prenome Daniela, momento em que de acordo com testemunhas, o ex-companheiro dela iniciou uma discussão. Após a briga, o ex de Daniela saiu e retornou um tempo depois com uma faca nas mãos e desferiu vários golpes na vítima que tentou correr, mas não teve chances e acabou morrendo.

A Polícia tenta encontrar o autor do homicídio.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Homem furta retrovisor de moto, é flagrado por videomonitoramento e preso

Publicado

em

A Polícia Militar realizou a prisão de um homem de 26 anos na noite desta quinta-feira, 25, acusado de furtar um retrovisor de uma motocicleta que se encontrava estacionada no Centro da cidade de Araguatins, no Bico do Papagaio. A PM chegou ao acusado através das câmeras de videomonitoramento.

As primeiras imagens flagrando o momento exato em que o autor retirava o objeto do veículo da vítima foram captadas pelas câmaras de segurança de uma loja instaladas próximo ao local.

Através do registro de imagens das câmeras de alta resolução do sistema de videomonitoramento instalado na cidade e monitorado na sede do 9º Batalhão da PM (9º BPM), os policiais militares checaram os dados da moto e do autor e descobriram que o indivíduo morava em São Sebastião do Tocantins, também no Norte do Estado. O homem estava em sua residência quando acabou preso pelos militares do destacamento da PM em Buriti.

O autor e o acessório furtado foram apresentados na Central de Flagrantes em Araguatins para as devidas providências.

Resultados do videomonitoramento desde a implantação da nova tecnologia

Graças a esse sistema de videomonitoramento instalado em Araguatins, a PM já conseguiu prender diversos autores de variados crimes praticados na cidade, bem como, a apreensão de objetos recuperados nas ações.

Entre as ocorrências de destaque, estão a apreensão de um menor flagrado nitidamente pelas câmeras quando roubou o aparelho celular de uma vítima com uso da força física e saiu correndo. As imagens captadas mostraram o rosto do menor, facilitando com que a PM chegasse de imediato até ele.

Outra ocorrência que ganhou destaque na mídia foi a prisão de um homem que estava com uma arma de fogo na cintura no Cais do Porto. Da central, a PM constatou o comportamento estranho do homem que constantemente colocava a mão na cintura. Os militares constaram que era uma arma e sem saber que estava sendo monitorado, o autor foi abordado,acabou preso e a arma apreendida.

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Campanha promove prevenção da gravidez na adolescência

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Centro de Referência de Assistência Social, realizaram durante toda esta semana, a Campanha de Conscientização e Prevenção da Gravidez na Adolescência, no âmbito do Projeto: “Criança não tem Criança”.

A iniciativa teve como objetivo de informar a população sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência, além de promover a conscientização das famílias.

Por conta do isolamento social imposto pela pandemia, a campanha de divulgação priorizou as ferramentas online, com produções de vídeos e materiais informativos nos canais oficiais e redes sociais da Prefeitura.

Continue lendo
publicidade Bronze