- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, 19 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ARAGUATINS: Fisioterapeuta lamenta desinteresse do município na implantação de programa na Saúde

PROGRAMA MELHOR EM CASA

Mais Lidas

Por ter participado da implantação em 2014 e execução durante 2 anos e meio do Programa Melhor em Casa, do Ministério da Saúde, no Hospital Geral de Palmas (HGP) e saber da importância e capacidade de alcance social, melhora na qualidade de vida de pacientes e familiares, o fisioterapeuta André da Gama, tem lamentado o desinteresse da Secretária Municipal de Saúde de Araguatins, na implantação do programa para atender os araguatinense.

O Melhor em Casa é um serviço indicado para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair do espaço da casa para chegar até uma unidade de saúde, ou ainda para pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o seu tratamento. A atenção domiciliar visa a proporcionar ao paciente um cuidado mais próximo da rotina da família, evitando hospitalizações desnecessárias e diminuindo o risco de infecções, além de estar no aconchego do lar.

Conforme a necessidade do paciente, esse cuidado em casa pode ser realizado por diferentes equipes. Quando o paciente precisa ser visitado de maneira mais espaçada, por exemplo, uma vez por mês, e já está mais estável, este cuidado pode ser realizado pela equipe de Saúde da Família/Atenção Básica de sua referência. Já nos casos em que o paciente precisa ser visitado semanalmente ou mais, ele poderá ser acompanhado por equipes específicas de Atenção Domiciliar, como as que fazem parte do Programa Melhor em Casa.

O atendimento é realizado por equipes multidisciplinares, formadas prioritariamente por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeuta ou assistente social. Outros profissionais (fonoaudiólogo, nutricionista, odontólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional e farmacêutico) poderão compor as equipes de apoio. Cada equipe poderá atender, em média, 60 pacientes, simultaneamente.

André é um dos profissionais do estado, que ajudou a implantar o programa no Tocantins.

Atualmente trabalhando no Hospital regional de Augustinópolis, André que mora em Araguatins, procurou o prefeito Cláudio Santana, para apresentar o programa e se colocar a disposição para auxiliar na implantação.

André disse que esteve na Diretoria de Atenção Especializada (DAE), em Palmas, obtendo informações pertinentes à viabilidade de implantação do Programa Melhor Casa para atender a região do Bico do Papagaio. Segundo a gerente do Sistema Estadual de Urgência e Emergência, a cidade de Araguatins e Tocantinópolis estão dentro do cronograma da Atenção Básica para serem atendidas, porém, o tramite depende do Governo Federal através do Ministério da Saúde.

O fisioterapeuta ressaltou que levou a sugestão pessoalmente ao prefeito de Araguatins Cláudio Santana, ainda em janeiro de 2017, e o mesmo teria solicitado que todas as informações necessárias fossem repassadas a Secretaria Municipal de Saúde, sendo que André tomos as medidas de imediato. Mas André lamenta, porque até o momento nada foi feito no sentido da busca pela implantação do programa.

André lembrou que o fato do prefeito ser do PMDB, ter duas deputadas federais pelo PMDB e o presidente da República ser do PMDB, poderia facilitar a agilizar a implantação do programa.

“A implantação do programa trará uma melhora significativa na qualidade de vida e condições daquele que necessitam de atendimento médico, sem contar de desaforaria as Unidades de Saúde. Vivi a experiência de participar desse projeto e vi os ganhos significativos que o sistema de saúde e pacientes ganham”, finalizou André.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias