Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Força Tática do 9º Batalhão completa cinco anos de atividades

Publicado

em

A equipe de Força Tática (FT) do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM) sediado em Araguatins, no Bico do Papagaio, completa nesta quinta-feira, 18, cinco anos de atividades na Unidade.

No dia 18 de fevereiro de 2016, a primeira equipe de Força Tática foi oficializada após formatura, na gestão do tenente-coronel Valdeonne Dias da Silva, na época major e comandante da 4ª Companhia Independente da PM (4ª CIPM).

O primeiro curso de FT promovido pela unidade contou com uma turma de 26 alunos. Na época o comandante-geral da PMTO era o coronel Glauber de Oliveira Santos. O coordenador do curso foi o subcomandante da Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE), capitão Robson Santos Sousa.

Dentre os taticanos formados, 22 foram da PMTO; sendo 12 policiais militares da anfitriã 4ª CIPM; 10 de outras UPMs; dois militares da Polícia Militar do Estado do Maranhão, um militar da PM do Estado do Pará e um agente da Polícia Civil do Estado do Tocantins.

Ao longo desses cinco anos, a FT do 9º BPM produziu diversos resultados através da realização do policiamento ostensivo e atuação em ocorrências de maior complexidade, foram: 46 veículos apreendidos; 110 ocorrências de apreensões de entorpecentes, incluindo maconha, crack, cocaína, dentre outros; 164 pessoas presas em flagrante; e 64 armas de fogo retiradas de circulação.

Como entusiasta das causas sociais, todos os anos a equipe realiza além de outras ações, a corrida beneficente para ajudar crianças carentes com brinquedos no Dia da Criança, no mês de outubro. No ano de 2020, apesar da pandemia, o atual comandante da unidade, tenente-coronel Valdemi Silva Reis e o comandante de equipe, sargento Eritevalton Pimentel Matos, promoveram a corrida diferente, a IV Corrida da FT In off. A ação solidária arrecadou brinquedos através de doação e o sorteio dos brindes por meio de live.

Finalidade e missão da Força Tática

É o pelotão de patrulhamento tático subordinado diretamente ao Comandante do 9º BPM, Unidade Operacional da PMTO, e tem como missão principal realizar o policiamento ostensivo de maior complexidade e atuar em ocorrências que fujam do cotidiano normal da Unidade, excetuando as intervenções características da CIOE.

A equipe de Força Tática também atua fora da circunscrição da sua Unidade, podendo deslocar-se para apoiar outras áreas, desde que autorizados pelo Grande Comando a qual está subordinada.

O ingresso na Força Tática depende de aprovação no Curso de Força Tática, sendo exigido do policial militar o voluntariado, a capacidade de realizar trabalho em equipe, bom preparo físico, controle emocional e lealdade.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Município é o 6º mais rápido do Tocantins para consulta prévia de abertura de empresas

Publicado

em

Uma fase importante da abertura de uma empresa é a consulta prévia feita pelos municípios. Esse procedimento consiste em uma pesquisa para verificar a possibilidade do exercício da atividade econômica a ser desenvolvida pela pessoa jurídica no endereço escolhido.

No entanto, uma mudança vai impactar positivamente na aceleração desse processo. O Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (Drei), do Ministério da Economia, estabeleceu, por meio da Resolução nº 61, que a consulta prévia não impede mais a continuidade do processo de registro empresarial.


Ou seja, mesmo que o município demore a realizar a verificação, a abertura da empresa pode continuar a tramitar nas Juntas Comerciais. Antes, a consulta prévia era impeditiva e, sem ela, o empreendedor não conseguia prosseguir. Agora, o resultado dessa consulta pode sair posteriormente, já com o processo em curso na Junta Comercial.

A expectativa da Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins) é que os efeitos da resolução agilizem ainda mais a abertura de empresas no Tocantins. Atualmente, a equipe da Junta leva apenas 15 horas para analisar os processos, após a consulta prévia concluída pelos municípios. Porém, se o empresário opta pelo contrato padrão, o CNPJ já é emitido na hora (a análise é feita posteriormente) e ele já pode dar início ao funcionamento de sua empresa.

Municípios mais rápidos do Tocantins

Um levantamento feito pela Gerência de Planejamento da Jucetins mostra quais são as 10 prefeituras com mais movimento de processos, que alcançaram os melhores tempos para realizar a consulta prévia no mês de junho.

1° – Gurupi: 13:00:43

2° – Porto Nacional: 13:05:07

3° – Miracema do Tocantins: 20:04:18

4° – Guaraí: 23:13:49

5° – Araguaína: 24:35:27

6° – Araguatins: 25:25:50

7° – Paraíso do Tocantins: 25:38:49

8° – Lagoa da Confusão: 33:21:45

9° – Colinas do Tocantins: 35:10:48

10° – Palmas: 38:33:33

Continue lendo

Bico do Papagaio

PARAUAPEBAS: Morre aos 68 anos Faisal Salmen

Publicado

em

Faisal Salmen, médico e primeiro prefeito de Parauapebas, município da região de Carajás, Pará, morreu na noite desta sexta, 23.

Faisal vinha lutando contra as sequelas de um câncer.

Faisal Faris Mahmoud Salmen Hussain, tinha 68 anos e era paulista de Agudos. Foi eleito prefeito de Parauapebas, em novembro de 1988 e cumpriu o mandato de 1989 a 1992.


O atual prefeito de Parauapebas, Darci Lermen (MDB), comentou sobre a morte. “Obrigado Faisal Salmen, nosso primeiro prefeito, por ter compartilhado, com todos nós, tanto carinho e dedicação. Nesse momento doloroso em que a natureza subverte o curso da vida. Parauapebas terá sempre muito orgulho desse cidadão parauapebense. A força de Faisal Salmen vem do seu exemplo e do seu caráter. leal à família, aos amigos, ao povo de Parauapebas, sua garra nos inspira e seu trabalho nos motiva”, disse o gestor.

O corpo de Faisal Salmen será velado na Câmara Municipal de Parauapebas a partir das 15 horas deste sábado e seu sepultamento está marcado para as 18 horas no Cemitério local.

A Prefeitura de Parauapebas decretou luto oficial de três dias.

Continue lendo

Bico do Papagaio

SÍTIO NOVO: Autores de tentativa de homicídio são capturados

Publicado

em

Um crime de homicídio tentado, ocorrido no dia 25 de abril de 2021, no município de Sítio Novo do Tocantins, foi devidamente esclarecido pela Polícia Civil do Tocantins, através de investigações realizadas pela equipe da 15ª Delegacia de Polícia Civil daquela cidade.

Coordenadas pelo delegado-chefe da unidade, Antônio Bandeira, as investigações resultaram nas prisões de dois homens, sendo um de 25 e outro de 23 anos, que são os principais suspeitos de tentar assassinar a golpes de faca, um jovem de 20 anos, por volta das 10h15 do dia 25 de abril do corrente ano.


As prisões ocorreram nesta sexta-feira, 23, em cumprimento a mandados de prisões preventivas e foram realizadas nas cidades de Sítio Novo TO e também em Goiânia-GO, uma vez que após o crime, o autor de 25 anos fugiu para o estado de Goiás. Segundo o delegado Antônio Bandeira, após o crime, as equipes da 15ª DP identificaram os autores e passaram a diligenciar para localizar os paradeiros dos mesmos. O suspeito de 23 anos foi encontrado e preso em Sítio Novo.

Por meio das investigações, os policiais civis do Tocantins descobriram o paradeiro do outro suspeito em Goiânia e após compartilhamento de informações com o Serviço de Inteligência da Rotam de Goiás, foi possível efetuar a prisão do indivíduo que deverá ser recambiado ao Tocantins para responder pelo crime.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze