Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Frank Tamba propõe gestão de coparticipação e retomada de concessão de bolsas

Publicado

em

Ao defender uma mudança total no atual modelo de gestão do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), o pré-candidato de oposição Frank Tamba esteve em visita ao Campus de Araguatins, no Bico do Papagaio. Tamba defendeu uma gestão com coparticipação, na qual todos os campi irão receber a reitoria com frequência e terão interlocução direta com a gestão central. “Não podemos mais centralizar todas as decisões em Palmas. Precisamos atender a comunidade acadêmica como um todo, atendendo as demandas das diversas unidades do nosso instituto”, frisou Tamba.

O pré-candidato fez a visita acompanhado de servidores do IFTO das cidades de Palmas, Paraíso, Colinas e Araguaína. Ao todo, a comitiva contou com mais de dez profissionais. “Nós somos uma coletividade, não um projeto individual de poder. Nos unimos pelo desejo de mudança e transformação da nossa instituição”, ressaltou Tamba.

Outra proposta apresentada pelo pré-candidato foi a retomada das concessões de bolsas para a qualificação dos servidores técnico-administrativos, projeto interrompido pela atual gestão. “Para ter um IFTO forte, temos que ter servidores técnicos qualificados, sempre querendo aprender mais. E não se podia cortar um programa tão importante, sem buscar uma alternativa. Nossa proposta é viabilizar o retorno desse projeto”, destacou.

Durante a visita, Tamba relembrou sua história como responsável técnico do Sebrae/Araguatins e das parcerias estabelecidas, especialmente com a EAFA, hoje Campus Araguatins. Conforme o ex-diretor Robson Peluzio, dessa relação institucional nasceu a amizade com o professor Tamba e seu apoio a ele para a reitoria. Tamba falou, ainda, da sua experiência administrativa no IFTO como coordenador de área, diretor e gerente de relações empresariais e diretor geral da antiga ETF – Palmas, estrutura multicampi que contava ainda com as antigas unidades educacionais (hoje campi) de Porto Nacional, Gurupi e Paraíso do Tocantins.

Na reunião, a postura empreendedora do professor Tamba também foi destacada pelos participantes. Para quem participou do encontro, em momentos de crise como essa enfrentada em 2017 pelo IFTO na questão orçamentária, esta qualidade é muito importante para propor soluções, parcerias, convênios e, assim, permitir que o ensino, a pesquisa e a extensão sejam efetivamente de qualidade. “Ter um gestor que sempre foi presente no campus de Araguatins e que conhece o seu funcionamento traz tranquilidade”, disse o professor Raimundo Laerton.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Justiça Eleitoral reforma decisão e defere candidatura de Cláudio Santana

Publicado

em

No final da tarde desta quinta, 22, o juiz eleitoral, José Carlos Tajra Reis Júnior, deu provimento aos Embargos de Declaração, pedindo revisão de decisão que havia indeferido a candidatura de Cláudio Santana (MDB), a prefeito de Araguatins, pela Coligação “Juntos Por Araguatins”.

Na origem, Cláudio Santana teve o seu registro de candidatura indeferido, em razão de contas, relativas ao exercício de cargo público, julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), no Acórdão nº 993/2017 – TCE/TO, publicado no BO nº 1983 em 15/12/2017, em razão da Prestação de Contas de Ordenador de 2011, quando presidia a Câmara Municipal de Araguatins.

Publicada a sentença, em 15 de outubro de 2020, Cláudio manejou Embargos de Declaração, com pedido de efeitos infringentes, alegando que “na data de 14/10/2020, dia anterior à disponibilização da sentença ora embargada, o Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, deu provimento à Ação de Revisão proposta pelo Embargante, reformando o Acórdão nº 993/2017 – TCE/TO, julgando as contas de ordenador do Embargante na condição de Presidente da Câmara regulares com ressalva”.

O Ministério Público Eleitoral também havia se pronunciado pelo deferimento após a apresentação dos Embargos.

Agora, a candidatura de Cláudio a reeleição está deferida. Clique AQUI e veja a decisão completa.

Continue lendo

Bico do Papagaio

XAMBIOÁ: Patrícia Evelin irá inaugurar comitê de campanha nesta quinta, 22

Publicado

em

A Prefeita Patrícia Evelin (Democratas), o candidato a vice-prefeito Dr. Fidélis, os candidatos a vereadores da coligação “Pra frente Xambioá”, dos partidos Democratas, PSL e Podemos, irão realizar a inauguração do seu comitê de campanha nesta quinta-feira, 22, em Xambioá.

A Prefeita Patrícia Evelin é candidata a reeleição para governar o Município por mais quatro anos, dessa vez ao lado do advogado militante em Xambioá, vereador pelo sexto mandato e presidente da Câmara pela segunda vez, Raimundo Fidélis (Podemos).

O comitê atenderá ao público na avenida Presidente Juscelino, no centro de Xambioá na praça do Mercado Municipal Antônio Alves de Sousa, a partir das 17h, logo após será realizada uma reunião no Assentamento Recanto, às 19h.

A Prefeita Patrícia Evelin, nasceu em Xambioá, é filha do ex-prefeito de Xambioá Francisco Evelin e da ex-vereador de Xambioá, Fátima Matos Câmara, reside em Xambioá desde que nasceu, foi eleita em 2016 com 3.084 votos.

Continue lendo

Bico do Papagaio

SAMPAIO: Pesquisa Qualiquanti Gauss, Armindo lidera com 60,83%

Publicado

em

Pesquisa do instituto Qualiquanti Gauss aponta que o candidato Armindo Cayres (SD), lidera a disputa a prefeito de Sampaio, com 60,83% das intenções de votos.

Em seguida está a candidata do MDB, Maria Marques com 29,17%. Juvenil Almeida (PSB) e Coracy de Melo (PT), tem 2,5% cada.

Não Sabe/Não Opinou somaram 5%. Já brancos, nulos ou nenhum 0%.

O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número de identificação TO-05793/2020. Foram entrevistadas 120 pessoas, no dia 14 de outubro.

A margem de erro é de 3,5% (para mais ou para menos) e o nível de confiança é de 95%.

Pesquisa estimulada

Armindo Cayres (SD) – 60,83%

Maria Marques – 29,17%

Juvenil Almeida (PSB) – 2,5%

Coracy de Melo (PT) – 2,5%

Não Sabe/Não Opinou – 5%.

Brancos, nulos ou nenhum – 0%

Pesquisa espontânea

Armindo Cayres (SD) – 57,50%

Maria Marques – 27,50%

Juvenil Almeida (PSB) – 2,5%

Coracy de Melo (PT) – 2,5%

Não Sabe/Não Opinou – 10%.

Rejeição

Maria Marques – 27,50%

Coracy de Melo (PT) – 20,83%

Armindo Cayres (SD) – 17,50%

Juvenil Almeida (PSB) – 15,83%

Não Sabe/Não Opinou – 17,50%

Nenhum desses – 0,83%

Continue lendo
publicidade Bronze