Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Frank Tamba propõe gestão de coparticipação e retomada de concessão de bolsas

Publicado

em

Ao defender uma mudança total no atual modelo de gestão do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), o pré-candidato de oposição Frank Tamba esteve em visita ao Campus de Araguatins, no Bico do Papagaio. Tamba defendeu uma gestão com coparticipação, na qual todos os campi irão receber a reitoria com frequência e terão interlocução direta com a gestão central. “Não podemos mais centralizar todas as decisões em Palmas. Precisamos atender a comunidade acadêmica como um todo, atendendo as demandas das diversas unidades do nosso instituto”, frisou Tamba.

O pré-candidato fez a visita acompanhado de servidores do IFTO das cidades de Palmas, Paraíso, Colinas e Araguaína. Ao todo, a comitiva contou com mais de dez profissionais. “Nós somos uma coletividade, não um projeto individual de poder. Nos unimos pelo desejo de mudança e transformação da nossa instituição”, ressaltou Tamba.

Outra proposta apresentada pelo pré-candidato foi a retomada das concessões de bolsas para a qualificação dos servidores técnico-administrativos, projeto interrompido pela atual gestão. “Para ter um IFTO forte, temos que ter servidores técnicos qualificados, sempre querendo aprender mais. E não se podia cortar um programa tão importante, sem buscar uma alternativa. Nossa proposta é viabilizar o retorno desse projeto”, destacou.

Durante a visita, Tamba relembrou sua história como responsável técnico do Sebrae/Araguatins e das parcerias estabelecidas, especialmente com a EAFA, hoje Campus Araguatins. Conforme o ex-diretor Robson Peluzio, dessa relação institucional nasceu a amizade com o professor Tamba e seu apoio a ele para a reitoria. Tamba falou, ainda, da sua experiência administrativa no IFTO como coordenador de área, diretor e gerente de relações empresariais e diretor geral da antiga ETF – Palmas, estrutura multicampi que contava ainda com as antigas unidades educacionais (hoje campi) de Porto Nacional, Gurupi e Paraíso do Tocantins.

Na reunião, a postura empreendedora do professor Tamba também foi destacada pelos participantes. Para quem participou do encontro, em momentos de crise como essa enfrentada em 2017 pelo IFTO na questão orçamentária, esta qualidade é muito importante para propor soluções, parcerias, convênios e, assim, permitir que o ensino, a pesquisa e a extensão sejam efetivamente de qualidade. “Ter um gestor que sempre foi presente no campus de Araguatins e que conhece o seu funcionamento traz tranquilidade”, disse o professor Raimundo Laerton.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Dupla faz consumação em bar e tenta pagar conta com dinheiro falso

Publicado

em

Na noite de sábado, 06, por volta das 20h30, a Polícia Militar prendeu um homem de 21 anos de idade e apreendeu um menor de 17 anos, por uso de moeda falsa. A dupla passou o dia consumindo bebida alcoólica em determinado estabelecimento comercial da cidade de Tocantinópolis, no Bico do Papagaio e na hora de acertar a conta, resolveu pagar usando uma nota de R$ 50,00 falsa.

A Polícia Militar foi acionada e informada pelo dono do estabelecimento sobre a situação, os polícias militares foram até o local constataram a situação irregular e prenderam os envolvidos. Eles foram conduzidos, juntamente com a nota de dinheiro falsificado, e apresentados na delegacia de plantão, onde vão responder pelos seus atos.

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: TEC se reabilita e vence por 3 a 0

Publicado

em

Com gols de Guly, Jheimy e Marinho o Tocantinópolis Esporte Clube (TEC)m venceu o NC Paraíso, no estádio Pereirão, na noite deste sábado, 6. Com a vitória a equipe foi aos sete pontos na classificação geral e assumiu a vice-liderança da competição com sete pontos.

O NC Paraíso caiu para a terceira colocação.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Novas medidas para enfrentamento à Covid devem ser anunciadas

Publicado

em

Diante do contexto atual da pandemia do Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde promoveram na sexta, 5, uma reunião com os profissionais da saúde, membros do Conselho de Saúde, além de representantes de diversas entidades do município.

O encontro, realizado no auditório do CAPS, teve como objetivo debater assuntos pertinentes ao atual cenário da pandemia do Covid19. Foram abordados temas como dados atuais do Coronavírus, as novas medidas que serão adotadas, além de um debate de novas estratégias, ações a serem executadas diante do crítico cenário atual.

Estivaram presentes na reunião representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Araguatins, membros do conselho de saúde, Aciat, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Sebrae, Vigilância Sanitária, além dos secretários de Educação, Cultura e Desenvolvimento Social.

Ainda não foram anunciadas as medidas que serão adotadas. (Com informações da Ascom)

Continue lendo
publicidade Bronze