- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quinta-feira, 28 / março / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ARAGUATINS: Fundação Cultural dos Palmares vai à área de lítigio

Mais Lidas

A Fundação Cultural de Palmares (entidade do Ministério da Cultura) esteve na Ilha São Vicente, em Araguatins para prestar assistência às famílias que tiveram que desocupar a área quilombola em litígio.

Segundo o promotor Breno Simonassi, a fundação foi levar mantimentos e prestar apoio às quatro famílias que tiveram de sair de suas casas.

A determinação judicial do Juiz Jeferson David de Asevedo Gomes que determinou a desocupação da área foi anulada sexta-feira, 29, motivada pela ausência da participação do Estado, que segundo o promotor, não foi citado no processo.

Conforme Simonassi, será preciso um estudo para verificar qual Estado pertence à área, pois a ilha se situa à margem do Rio Araguaia, que também faz divisa com o Estado do Pará. (Lara Tavares)

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

4 Comentários

  1. Porque só agora a Justiça resolveu tomar providências para desocupar a ilha de S.Vicente?

    Não só a ilha de S.Vicente, mas todas as ilhas do Brasil, sejam as dos rios ou do mar, são protegidas por Lei e por isso não podem ser exploradas, dilapidadas, queimadas, poluídas, etc.

    As ilhas e principalmente a de S.Vicente, deveriam servir de ponto turístico e de estudos. As ilhas deveriam ser usadas para passeios de estudos e pesquisa por parte dos alunos e professores das redes municipal, estadual ou federal.
    A ilha de S.Vicente, diga-se de passagem já está completamente dilapidada. Animais selvagens não existem mais, a vegetação nativa foi extirpada, dando lugar a pastagens, etc.

    O que nos causa estranheza é o fato de só agora, a justiça se preocupar com o assunto. Desalojar uma pessoa como o Sr. Zé de Ferro, que praticamente nasceu e cresceu na ilha de S.Vicente é no mínimo uma injustiça. Porque não cuidaram disso há 70 ou há 50 anos atras?
    Agora vem a grande pergunta: Até agora só temos notícia da ação na Ilha de S.Vicente. E as outras ilhas, que são dezenas e também estão ocupadas e dilapidadas? E a ilha da Sapucaia que se presta para a criação de porcos, ovelhas, etc? Esperamos que a Justiça se preocupe com todas as ilhas e desaloje os ocupantes de todas elas, pagando as indenizações por benfeitorias, etc. Fiquem certos de que o Sr. Zé de Ferro, sofrerá muito e talvez até fique doente por depressão, etc. A vida dele se resume à ilha, ao rio, às suas pescarias com canoa a remo e à sua caminhada quase que diária da beira do Araguaia à sua casa na Nova Araguatins, transportando suas tralhas em um carrinho de mão. Esperamos que a Justiça leve em consideração isto e dê alguma compensação para tentar remediar este problema. Zé de Ferro é uma figura lendária, histórica e muito querida aqui na nossa cidade. Esperamos que os doutos Juízes, se preocupem também em recuperar as ilhas, após suas desocupações, no que diz respeito à flora e fauna.Se tal acontecer, a Justiça terá os aplausos de todos os amantes da natureza. O que não pode é uma ação isolada, tratando apenas de desocupar a Ilha de S.Vicente. Que desocupem também as outras ilhas. Se tal acontecer a justiça se fará em sua plenitude.

  2. Quem sabe que os indios, os Quilombolas e outros têm defesa por Lei,saberá distinguir o que realmente o Zé de Ferro, Salvador e demais famílias estão lutando pelos seus direitos, sabe que eles estão certos, e saberás que eles vão ganhar a causa, pois qualquer Juizes e/ou promotores vão lhe dar razão e recolhecer a verdade, os verdadeiros fundadores da Ilha de São Vicente são seus antepassados, “OS QUILOMBOLAS” antes mesmo de Araguatins existir ali moravam eles, ali construiram familias, ali foi e será seus sustentos, não podemos por nenhuma RAZÃO jamais aceitar que a JUSTIÇA SEJA CONTRARIA A ESTA CAUSA, POIS ACREDITAMOS NA JUSTIÇA,SENÃO VAMOS FAZER UMA MOBILIZAÇÃO “INTERNACIONAL”,VAMOS JUNTAR TODOS OS AMBIENTALISTAS E FAZER UM MOVIMENTO COM JUSTIÇA E RESPALDADA NA LEI…QUILOMBOLAS, ZÉ DE FERRO, SALVADOR ESTAMOS COM VOCÊS…

  3. ESTOU BASTANTE CONTRARIADO COM TAMANHA INJUSTIÇA, PRATICADA PELA JUSTIÇA,POR QUEM DEVERIA ZELAR PELA APLICAÇAO DAS LEIS.SOU ARAGUATINENSE,
    MAS NESSA BOA TERRA DE GENTE ORDEIRA E HOSPITALEIRA SEMPRE IMPEROU A INJUSTIÇA. PELO QUE ENTENDO O JUIZ DE DIREITO DA COMARCA
    NAO TEM COMPETÊNCIA PARA DECIDIR QUESTAO SOBRE A ILHA SAO VICENTE
    OU QUALQUER ILHA, A ILHA SAO VICENTE É PATRIMÔNIO DA UNIÃO. QUEM TEM COMPETÊNCIA PARA DECIDIR É A JUSTIÇA FEDERAL (JUIZ FEDERAL).
    SOU SOLIDARIO COM AS FAMILIAS DESPEJADAS DOS SEUS LARES E INJUSTIÇADAS.
    A ILHA SAO VICENTE PERTENCE DE FATO E DE DIREITO AOS SEUS PRIMEIROS HABITANTES ESCRAVOS, HOJE CHAMADOS QUILOMBOLAS.Representados pelos seus herdeiros Salvador, Zé de Ferro e outros.
    VAMOS LUTAR NA JUSTIÇA ONDE FOR POSSIVEL E VAMOS DEFENDER OS DIREITOS
    DESSE POVO HONESTOS,HONRADOS, HUMILDES E TRABALHADORES.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias