Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Governo e Prefeitura iniciam cadastramento para Regularização Fundiária Urbana de 105 famílias

Publicado

em

O Governo do Estado, por meio da Companhia Imobiliária do Tocantins (Terratins) realiza o cadastramento das 105 famílias do Loteamento Palmares, no município de Araguatins, no Bico do Papagaio, entre os dias 02 e 05 deste mês, em horário comercial, na Secretaria de Assistência Social do município.

O cadastramento para formatação do processo que visa a Regularização Fundiária garantirá o título registrado de maneira totalmente gratuita. A ação está sendo realizada em parceria com a prefeitura de Araguatins e a intervenção será norteada pelos procedimentos legais da Lei Federal da REURB nº 13.465/2017.

 “Esta parceria com os Municípios, Cartórios de Registros e demais parceiros envolvidos está sendo muito importante porque eles compreendem a necessidade de trazer esta segurança jurídica para estas famílias que depois de tantos anos morando em Núcleo Urbano Informal (NUI), agora obterão o registro gratuito. Isto oportuniza a condição de cidadão da população tocantinense e traz inúmeros benefícios como a possibilidade de um financiamento, obtenção de recursos para reforma da casa, entre outros”,  explica o presidente da Terratins, Aleandro Lacerda, ressaltando a importância dos gestores municipais a procurarem a Terratins para a realização da Regularização Fundiária em seu município.

A ação está sendo viável por meio da Lei Federal do REURB nº 13.465/2017 que destina regularizar Núcleos Urbanos Informais  ocupados em sua maioria por famílias de baixa renda. Nessa primeira intervenção serão atendidas 105 famílias que estão sendo acompanhadas pela equipe técnica da Terratins com  objetivo de  montar o processo para regularização dos imóveis. Para dar continuidade ao trabalho que já está sendo realizado, os proprietários deverão comparecer a Secretaria de Assistência Social a partir das 8 horas desta terça- feira 02, munidos de documentos pessoais e documentos que comprovem a posse do imóvel.

A etapa que precede o atendimento que será realizado nesta terça-feira, pela equipe do social e assessoria jurídica da Companhia, ocorreu no mês de junho e foi promovida pelo Diretor Técnico Operacional, Carvalho Filho, que coordenou a equipe técnica de trabalho com o objetivo de realizar o levantamento topográfico cadastral georreferenciado dos imóveis, estabelecendo a descrição com memorial descritivo e o mapeamento do Núcleos Urbanos Informais a fim de realizar a medição da área com a devida delimitação de cada propriedade. Nessa mesma etapa foi realizada a vistoria técnica com a emissão do laudo de vistoria e registro fotográfico das propriedades. Na oportunidade, foram solicitados aos proprietários os documentos pessoais e do imóvel tendo em vista a primeira ação realizada com essa finalidade.

Loteamento Palmares

O Conjunto Habitacional Loteamento Palmares está localizado ao norte do Estado, no município de Araguatins e contempla uma área urbana composta de sete quadras denominadas de “A”, “D”, “E”, “F”, “G”, “H” e “I” que é constituída por lotes residenciais totalizando 105 propriedades medindo 250,00 m² cada, ocupadas por famílias de baixa renda.

A área que abrange o loteamento dos Palmares teve como transmitente, o município de Araguatins transferindo a titularidade para a então e extinta Fundação Santa Rita de Cássia, por meio de Título Definitivo de Domínio de Bem Imóvel expedido em 21/01/1993, desmembramento da área doada onerosamente pelo Governo Federal ao município, via Grupo Executivo das Terras do Araguaia Tocantins (Getat), conforme certificação de matrícula sob o número R/1-112 no Cartório de Registro de Imóveis de Araguatins, que passou a ser de domínio da fundação, surgindo dessa forma o Loteamento Palmares.

Documentos para Regularização

Os interessados devem apresentar os documentos pessoais: RG, CPF, Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento, RG e CPF do Cônjuge, cópia do Contrato de União Estável, Certidão de Divórcio (Homologação e Sentença), Certidão de óbito/Inventário.

Também devem ser apresentados os documentos do lote: cessão de direito, contrato ou procuração, comprovante de água (declaração), comprovante de energia (declaração), RG e CPF do procurador.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

SAMPAIO: Arma de fogo e munições são apreendidas

Publicado

em

A Polícia Militar apreendeu na madrugada desta segunda-feira, 26, no centro de Sampaio, Norte do Estado, um revólver calibre 38 com cinco munições intactas. A arma apreendida é suspeita de pertencer a dois indivíduos, entre eles, um menor de idade, acusados de praticarem roubo de aparelho celular naquela cidade.

A guarnição da PM realizava patrulhamento quando recebeu informação por parte das vítimas comunicando que dois homens armados de revólver haviam acabado de roubar seus aparelhos celulares. Uma das vítimas ainda chegou a entrar em luta corporal com um dos criminosos.

Com a chegada da PM, os autores abandonaram o revólver no local e conseguiram fugir por um matagal próximo. A guarnição realizou diligências, mas ninguém foi localizado. A dupla conseguiu subtrair das vítimas aparelhos celulares e carteira com documentos pessoais. A arma e munições foram apresentadas na Delegacia de Polícia para as demais providências.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: TRE adia para quinta, decisão sobre recurso de Rocha Miranda

Publicado

em

A expectativa de aliados, candidatos a vereador e eleitores de Rocha Miranda (PTB), foi frustrada na tarde desta segunda, 26, com o adiamento da votação do recurso que a Coligação “De Volta ao Progresso”, apresentou junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), pedindo a reforma da decisão de primeira instância, que indeferiu o pedido de registro para a disputa da Prefeitura Municipal.

O recurso começou a ser examinado na sessão da manhã, e um voto chegou a ser proferido. Foi da relatora do processo, juíza Ana Paula Brandão, que chegou a elogiar a decisão de José Carlos Tajra Reis Júnior, juiz da 10ª Zona Eleitoral, que indeferiu o registro de Rocha Miranda e votou pela confirmação do indeferimento.

Em seguida, o juiz Marcelo Cordeiro, pediu vistas do processo, por conta de dúvidas sobre um ponto do relatório e acabou pedindo mais tempo para estudar a situação, prometendo regressar na pauta da tarde.

De fato, o que aconteceu, foi que o recuso de Rocha Miranda e outros, acabaram não entrando na pauta da tarde, desta segunda e acabaram sendo postergados para julgamento na sessão da manhã de quinta, 29.

Enquanto isso, os rochistas seguem em tensão, sem a definição da situação e com a campanha praticamente parada.

Ao todo, são 7 juízes que votarão no processo. A juíza Ana Paula Brandão, já deu seu voto pelo indeferimento, restam outros 6 magistrados.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Com 1 voto pelo indeferimento de Rocha Miranda, juiz pede vistas e julgamento será retomado ainda nesta segunda

Publicado

em

Esta segunda-feira, 26, é um dia decisivo para a Coligação “De Volta ao Progresso”. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE), começou a analisar o recurso do candidato Rocha Miranda (PTB), que pede a revisão do julgamento em primeira instância, que indeferiu seu pedido de registro, por conta de condenação de dano ao erário público, ainda quando prefeito.

O pedido de impugnação foi feito pela Coligação “Juntos Por Araguatins”.

A análise do recurso começou na manhã desta segunda, e já recebeu um voto pela confirmação da sentença de primeira instância, proferida pelo juiz da 10ª Zona Eleitoral, José Carlos Tajra Reis Júnior. O voto na sessão de hoje, no TRE, foi dado pela relatora, juíza Ana Paula Brandão, que elogiou a decisão de Tajra.

No segundo voto, que seria do juiz Marcelo Cordeiro, ele pediu vistas do processo, por conta de dúvidas sobre um ponto do relatório e acabou pedindo mais tempo para estudar a situação. Cordeiro deve retornar o processo para pauta, na sessão das 17h, ainda desta segunda.

Continue lendo
publicidade Bronze