- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
terça-feira, 24 / maio / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img

ARAGUATINS: Hamilton Werneck faz palestra em abertura de Formação Continuada

Mais Lidas

Buscando motivar os professores da rede municipal de ensino e qualificá-los a cada dia, a Prefeitura Municipal de Araguatins por meio da Secretaria Municipal de Educação promoveu nos dias 16 e 17 de junho a formação continuada para os professores. A abertura do encontro aconteceu às 9hs desta da quinta-feira, 16, com a presença do renomado escritor, conferencista e professor, Hamilton Werneck, que vem viajando o mundo construindo e trocando experiência sobre educação.

O tema trabalhado foi Gestão de Sala de Aula, abordando o professor dentro de sala, enquanto gestor, tempo, tema e as técnicas, deixando claro que se o professor é compromissado ele é criativo. Ainda falou das características do professor altamente criativo. Werneck deixou uma mensagem especial onde disse claramente aos presentes, que é preciso desenvolver um trabalho eficiente e eficaz, ou seja, faça bem feito que você é eficiente, faça o que deve ser feito que você é um profissional eficaz. Por fim, ainda comentou que um professor altamente qualificado precisa ter competência e ser competente, isso é, saber lidar com situações complexas.

Werneck comentou também sobre seu próximo livro, Avaliação Perguntas e Respostas,  que trata da prática avaliativa na sala de aula, através de respostas e questionamento feito por professores de vários Estados brasileiros, inclusive citou a professora Alexandra Camargo, do Tocantins.

Sobre Araguatins, Wenerck frisou que gostou da cidade e que costuma vir o Tocantins pelo menos duas vezes ao ano e sempre que tiver agenda está pronto pra somar com os educadores de Araguatins.

Sobre Werneck

Professor Hamilton Werneck é pedagogo, pós-graduado em educação e professor para o ensino superior reconhecido pelo CFE conforme Documenta 200 do mesmo conselho de Educação, escritor e conferencista.

Com 25 livros publicados e 7 DVDs educativos, Hamilton Werneck já realizou mais de 1.600 conferências em todo o Brasil envolvendo colégios, secretarias de educação, sindicatos patronais e de classe e universidades.

Com experiência em educação desde as classes multisseriadas do interior até a pós-graduação, vem participando ativamente da vida educacional do país através de programas de TV e congressos nacionais e internacionais de educação. Pertenceu, como conselheiro, de conselhos municipais e do Conselho Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro.

Foi Secretário de educação do município de Nova Friburgo – RJ. Seu livro “Como Vencer na Vida Sendo Professor”, foi traduzido no México, para todos os países de língua espanhola; “O Profissional do Século XXI”, está sendo traduzido para o inglês. Escreve para a revista Profissão Mestre e faz parte do Conselho Editorial desta revista. Escreve para vários sites educacionais. Trabalha na Universidade Candido Mendes.

Secretaria de Educação

Para o secretário municipal de Educação, Leocy Ferreira Mota, a vinda de um palestrante deste nível para abrir a formação continuada foi de suma importância, uma vez que se trata de um conceituado escritor do Brasil, e veio motivar os professores com suas experiências. “Com certeza atendeu as expectativas dos nossos educadores que a partir do instante que foi noticiado a presença do professor, foi unânime a aceitação dele na formação. Foi nítida a atenção concentrada dos participantes durante a palestra, a presença de tempo foi constante e a demonstração de satisfação por parte dos professores, diretores, autoridades locais e a comunidade que de forma simples expressaram a satisfação em receber o grande mestre, onde está perto, tirar uma fotografia, comprar livro e pedir autógrafo. É satisfatório ver o retorno do investimento no profissional, essa palestra foi um marco na historia de nossa educação, bem como a primeira de muitas neste patamar”. O Secretário ainda informou que a formação foi realizada pela equipe do Instituto de Educação, Tecnologia e Política – ITEAP de Palmas, uma exigência do próprio prefeito Rocha Miranda, em garantir uma formação de qualidade para seus professores. (Assessoria de Comunicação da Prefeitura)

- Publicidade -spot_img

35 Comentários

Assinar
Notificar-me
guest
35 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
vergonha

Essa formação foi uma faxada, foi mais politicagem mais o prefeito como não gosta da “educação” não estava no momento da abertura,” povo de araguatins o prefeito não pagar o piso salarial dos professores que e lei, professores formados com nivil superior não recebem gratificação,( tão falada progressão), mais com certeza para muitos ele paga, principalmente para aqueles que são concursados para trabalhar em de sala mais estão em outro orgão como no SEMUSA que não tem nada aver com a educação e Milena na prefeitura que critica tanto a educação mais está ganhando como professora mais e assim que a educação está cada dia melhor. Deixo em aberto para outros comentários…………………..

G ZUIS!

Espero que realmente alguns professores se conscientizem que nao da mais para ficar “empurrando” a materia, disfarçando e matando aula!

educação

Aos funcionarios da educação “vcs se lembram no começo do ano o que o prefeito fez para retornar os professores da zona rural para seus devidos lugares sendo que muitos desses professores estavam na sala de aula e fazendo um bom trabalho enquanto muitos ainda estão na prefeitura fazendo florzinhas essa educação e bem administrada vcs acham kkkkkk

saúde

vale lembra que o irmão do secretário de finanças e professor superior trabalhando fazendo carteira do SUS obs. ele está na sala de aula

Beth

Realmente é uma vergonha, e totalmente contraditório, os professores regentes, não tem sequer uma folha de papel para preparar uma aula diferenciada, e o prefeito pagando quinze mil reais (15,000) em uma palestra, nada contra o palestrante, claro, mas sim, contra as ações “veda olho”, “tapa boca” desse calhorda que se diz prefeito.

maria

Não investimentos na educação e principalmente em Araguatins que nunca sai do papel pura ilusão e o prefeito enchendo a cara dos educadores sofridos com folhas mais o povo merecem o governo que têm e esse secretario mocorongo sem atitude que só assina documentos a mando do prefeito,falo tudo que penso pois vivemos em um pais democrático.

POVO...

ta facil mesmo em araguatins! falta de vergonha, e mas que pode fazer alguma coisa nao faz…

observador

Ralmente tem muita gente que passou no concurso p professor e não estão em sala vou cita alguns nomes: Meirisinete da Casa da Cultura numca pisou na sala de aula,Elisabete recebe sem trabalhar porque é do Estado e da Faiara,irmão da Secretário Dimar que está na saúde,Leuma que fica Geração de Renda, a mulher do Serginho vereador,a Carmem que está no Estado também recebe e todos são concursados para professor e não vão para a sala, mais recebem e outras que estão na prefeitura,se bem que o município merece é isso mesmo que esses profissionais passem as pernas na educação como vem passando a quase sete anos,espero que o próximo prefeito depois de tomar posse faça um recadastramento dos professores, e procure saber seu local de posse e coloque todos em seu devido lugar,acabando com com essa corrupção que se estalou na educação até porque esses profissionais são ótimos professores e com certeza vai contribuir bastante com a educação das crianças do município.Faça isso futuro prefeito coloque a casa em ordem.

zezim do povo

Uma educação de qualidade tem que ser recheada de todos os apetrechos necessários para sua aplicação: materiais didáticos com abudância que atenda todos os alunos;biblioteca recheada de bons livros ;sala ambiênte ampla para os alunos sentirem a vontade; merenda escolar de qualidade, enfim é um leque de ações para fazer educação de qualidade.Mas a peça principal deste processo chama-se “O professor” ele é como diz a propaganda “E a base de tudo”. Por ísso é necessário boas palestras como a do Professor Hamilton Werneck, que vem trazer novidades para o corpo docente deste município,e, os mesmos façam auto-avaliação do trabalho desenvolvido em sala de aula e corrijam seus erros se existirem.No meu ponto vista, o professor deveria ter um salário diferenciado e que atendesse suas necessidades.Mas vejo também que o grande desinteresse por parte dos alunos em sala de aula, seria falta de dinâmica por parte de alguns professores. O bom professor é aquele que consegue envolver o aluno durante sua aula, seja ela de 45 minutos ou 04 horas, e que no final de cada aula o aluno lamente pelo fim.A partir de dinâmicas desenvolvidas pelo professor, é que podemos fazer com que o aluno sinta saudade da sala de aula.Quando chegarmos a este ponto estaremos formando profissionais de qualidade.

Sinval

É CONCEIÇÃO prefeita!!!!

welmisclene

Tomara q os professores aprendam agora! E o prefeito ande para frente sozinho e não empurrado.

maria

Essas palestras são falasias que não sai do papel para iludir os professores a mando dos governantes que naõ possuem compromissos com a sua comunidade como do prefeito de Araguatins,vejam no carnaval onde o mesmo investem pra valer e quando é para investir no salario do professor cadê recursos?Educação traz mudanças e se faz com professores bem remunerados e felizes.

Ana

Gente!!!Larga de ser invejosos,que pode pode estar em uma função e concursado em outro.Todo lugar existe isso,vão fazer um cursinho de português,se empregar a escrever coisas cultas.
Vocês vivem em função de falar do gestor público.o que é isso,criticas é uma coisa,agora baixaria é outra totalmente diferente.

Carémm

É mais uma vez alguns da classe de professores da Rede Municipal de Araguatins envergonha os demais da classe com suas baixarias.Ainda acho perdido trazer uma pessoa tão culta como Hamilton Werneck para nos ajudar com seus ensinamentos tão sábios e que a gente vê…um bando de gente sem cultura e sem o menor caráter…saiam da educação bando de sem vergonha ignorantes procurem mesmo é uma quinta de capim e vão encher a pança bando de burros vcs estão estragando o perfil daqueles que ainda lutam por uma educação de qualidade. Aposto se vão colocar em prática o que viram na palestra ou nas oficinas, não vão por quê não sabem fazer isso porque só ocuparam o assento de uma faculdade não fizeram nenhum trabalho…outros foram mais práticos e compraram o DIPLOMA…esse bando de porcos não merecem e nem honram o lugar que ocupam..por isso que os alunos não aprendem, pois ao invés de se preocuparem em metodologias inovadoras para que os alunos saibam de alguma coisa, estão preocupados é com a vida alheia..é uma vergonha nacional, pois a maioria dos alunos nem o nome sabe fazer.Vão estudar bando sem futuro.

trovão

quem fala do jamildo esta com inveja ele é apossado na secretaria de saúde e não na educação, e a secretaria poe ele a onde for necessari0,esses professores são um bando de formandos que não sabem de nada, so sabem enrolar os alunos em sala de aula e queimar o prefeito essa professora que falou das florzinhas ta doida para vim ficar na prefeitura fazendo florzinha e não ir para maringá, porque além de não saber de nada é invejosa. é por esta razão que os alunos não aprendem nada, quando os professores só tinham magisterio e não reclavam muito as criaças aprendiam mais e hoje todas tem nivel superior, as crianças hoje nao aprendem a ler, caros professores parem de reclamar do prefeito e trabalhem com estragias e não com enrolecho, cho cho cho.

Professora

sabe, vcs são um bando de revoltados podem ganhar rios de dinheiro mas vão continuar péssimos professores, vão continuar matando os filhos alheios , porque só se importam em olhar a vida alheia e não vão estudar para aprenderem a lidar com gente, façam uma análise do seu trabalho e observem que nem domínio de sala vcs têem imaginem de conteúdo, eu tenho minha turma e trabalho sem me importar com quem estar em lugar tal, ou tal faço meu trabalho e consigo um bom resultado todo ano, bando de despeitados.

Michele Carvalho

Enquanto esse leque de críticas sem nexo está sendo exposto neste canal, quanto à visita recente desse renomado escritor, conferencista e professor, Hamilton Werneck. Por que tais críticos, que matematicamente falando 90% de tais educadores sem compromisso real com a verdadeira educação na formação de cidadãos comprometidos com uma nova prática de vida. Deveriam agregar características tais como: aprender a ter compromisso com a profissão atuante, serem criativos para o bom desenvolvimento desses futuros cidadãos e competência para desenvolver um trabalho eficiente e eficaz, ou seja, fazer bem feito para serem eficientes e então serão profissionais eficazes. Através da educação de verdadeiros educadores poderemos dar condições ao cidadão de resgatar sua humanidade perdida. A práxis cotidiana, que estiver impregnada de significados, terá condição de resgatar os cidadãos através de sua cultura, de sua historicidade, para serem compreendidos enquanto um ser total, em contínuo processo de superação. Educar é transformar! Fica para mim, que o educador, possuiu de cor a resposta para “compromisso”, mas que na prática é completamente diferente. O mesmo deve assumir seu papel de intelectual orgânico, para a consciência fragmentada e dispersa das massas se eleve através de um processo do resgate de verdadeiros significados histórico, cultural, político na sua sociedade.
Então, essas críticas é simplesmente quanto ao valor que foi pago ao palestrante. E que esses nossos “educadores” aqui só estão preocupados mesmo é em falar mal do prefeito, aumento de salário e não em qualificação profissional. Formação ruim gera educadores ruins. A profissão atrai, em geral, pessoas que não se destacaram na vida escolar. Os mais talentosos procuram outras atividades, a qualidade do professor é o principal fator do aprendizado. Recompensar os melhores é uma forma de estimular o aperfeiçoamento e a qualidade. Especialistas propõem mais treinamento ou mesmo punições a quem não consegue ensinar. O gestor municipal deveria adotar o programa denominado VALORIZAÇÃO POR MÉRITO que tem como princípio básico valorizar o docente de acordo com seu empenho e dedicação bem como com seu sucesso nos conteúdos de sua especialidade, aferidos em exames trianuais que o professor terá que se submeter. Porque é fundamental para que se ofereça uma educação de qualidade que os profissionais estejam estimulados. Como todos reconhecem, a remuneração é o principal fator de estímulo para qualquer profissional e, assim, qualquer medida que possibilite aumentar a remuneração dos atuais deve ser saudada com entusiasmo.
Portanto, o mais importante é buscarem pela qualificação profissional para que possam ser mais capacitados e isso não tem nada a ver com esmolas, mas algo que dê dignidade a homens e mulheres, estudiosos e pesquisadores, sonhadores, que não merecem ganhar tão pouco. A realidade aqui nesta cidade quanto a cidadãos na faixa etária que vai dos 10 aos 20anos que ainda estão em sala de aula e não sabem assinar o próprio nome é uma vergonha!

viola

Educação é uma grande saída

Sofia

A educação tem tudo para ser a saída de muitas alternativas, mas o que se percebe na verdade é que esses professores são analfabetos, se não sabem ler e escrever como é que os nossos alunos vão aprender, peço que voltem para a escola Eliene Casa Branca para vê se numa sala de aula ela possa trabalhar de verdade, pois sou professora e as vezes que a encintro na rua em pleno horário de trabalho é fazendo compra nas lojas de 10 reais mais sua colega Rozania que diz ser coordenadora da educação infantil trabalhar que é bom necas, quando vai na escola só passeia quero saber se chamam aquilo de acompanhamento pedagógico, aproveitem e mandem junto Clélia que tem muitas receitas segundo ela tem a solução para educação só que até agora não conseguiu solucionar os problemas da educação e quando vem as escolas é queimando o secretário,o prefeito e os colegas da equipe SEMEC sem falar do dia pedagógico na Escoal Nair Duarte que ao invés de nos ajudar com as ações do momento tratou foi de roupa suja ainda querendo se justificar que não foi ela que roubou os frangos..quer enganar a quem mesmo. Secretário vou lhe fazer um pedido não deixe essa mulher vim nos chacotiar na escola e ainda por cima nos chamou de cobras disse que aqui no nair é um verdadeiro BUTANTAN chamou a todos nós de cobras e ela só pode ser a chefe do BUTANTAN.Será que ela não se exemplou com tudo de ruim que tem feito e desejado para as pessoas de araguatins.

Sara

Esses professores são bando invejosos estão doido para vim para prefeitura e ficam falando mal dos outros, se o povo da prefeitura estão cortando florzinha é fazendo aquilo que vcs não fazem na escola para seus alunos, pois vcs só sabém encher o quadro e ao final da aula os alunos não sabem nada x nada isso porque o professor também não sabe, são poucos que vestem a camisa e que realmente sabem de alguma coisa.

nadia

Estamos nos aproximando dos momentos encatadores de veraneio em Araguatins, convido vc para vim curtir belas praias e outras programações como shows, desfile entre outras.

politana

Vai ser uma grande vergonha para muitos da classe quando Hamilton Werneck visitar a folha do bico e vê os comentários estrondosos que professores fizeram questão de postar, o bom de tudo isso é que ele vai perceber o perfil dos professores que na verdade não tem perfil de educador e sim de professor que se coloca no mais baixo nível…realmente são professores e nunca vão chegar ao nivel de educador..é uma pena!!!

Bruninha

Deus tenha misericórdia de tanta babaksse.

aninha

O povo da prefeitura o melhor os educadores da prefeitura sao os melhore por isso estao la dando ordem e vcs tem que obedecer queira ou não,pricipalmente os do Nair Duarte,que so sabe criticar mais são os piores sem conhecimento analfas começado pela diretora que e boa mesmo e de geladim.kkkkkkkkkkkkkkk

ALUNA OBSERVADORA

LAVEM A BOCA SUJA DE VOCES AO FALAREM DA QUERIDA PROFESSORA CLELIA, MULHER DE LUTA E DEDICAÇÃO TOTAL A EDUCAÇÃO DESSE MUNICIPIO, MULHER QUE JÁ EDUCOU VARIOS E VARIOS JOVENS QUE HOJE STÃO BRILHANDO FORA DE ARAGUATINS. CLESIA SERIA A MELHOR SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DESSA CIDADE DE MERDA SE OS GOVERNANTES FOSSEM SERIOS E HONESTOS, MAS NAO SAO SÃO TODOS LADROES E SAFADOS TODOS OS VEREADORES, PREFEITO E SECRETARIOS QUE SO PRESTAM PRA MENTIR E ENGANAR O POVO. QUANTO AOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO SAO UM BANDO DE PREGUIÇOSOS SÓ PRESTAM PRA RECLAMAR E ENRROLAR, QUANDO VEEM A PROF. CLELIA CHEGANDO TREMEM NA BASE POIS SABEM QUE ELA COLOCA ELES PRA TRABALHAR.

Professora

Deus me livre da Clélia como secretária, ai sim é que a educação estaria perdida mesmo!

Professora

Até que ali na prefeitura tem umas que realmente trabalham, mas essas ai do comentário acima kkkkkkkk.

Professora

Mas não importo com isso pq o meu trabalho serei eu mesmo que farei por isso não me preocupo se tem gente fazendo compras em vez de trabalhar.

Professora

Professores de Araguatins vamos colocar aqui neste site, as ações que as escolas tem feito em prol da educação e não essas baixarias, sei que nas escolas tem muitas ações boas e merecem ser divulgadas, dessa forma não há crescimento na educação pense nisso com carinho!

Beth

Olá Carémm!Em parte concordo com o seu comentário, realmente alguns professores, pela postura que os mesmo tem e comportamento não fazem jus, a ilustríssima presença do professor Hamilton Werneck, é como jogar perolas aos porcos, não adianta, eles jamais saberão a diferença entre perolas e lixo.Só não podemos esquecer que o momento foi oportuno, para a não valorização, a começar pela pessoa que acompanhava o ilustríssimo palestrate, MARIA DO SOCORRO,onde mesmo ela se capacitou para coordenar alguma capacitação? Na da Espanha? Quais os cursos que ela fez? Tenho receio que isso vire moda, e todas as…… da Espanha resolvam trazer receitas para a educação do Tocantins.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias