Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: IFTO desenvolve projetos voltados ao combate à Covid-19

Publicado

em

A unidade Araguatins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), tem desenvolvido projetos de Extensão, Pesquisa e Inovação que visem o enfrentamento da situação de emergência decorrente do novo coronavírus (Covid-19).

São realizados pela instituição projetos voltados para: a produção de máscara, gel sanitizante de álcool etílico, produtos naturais a partir de plantas medicinais com capacidade antiviral e desenvolvida uma plataforma com uso de aprendizagem de máquina com a finalidade de detectar infectados de Covid-19, por meio de exames de rotina.

Nos dias 16 e 17 de junho, foram distribuídas máscaras às Unidades Básicas de Saúde de Araguatins e gel sanitizante de álcool etílico à Polícia Militar, Cadeia Pública de Araguatins e ao Corpo de Bombeiro. Foi realizada, ainda, uma ação na rodoviária de Araguatins para distribuição de álcool aos taxistas, mototaxistas, motoristas de vans e aos comerciantes que têm estabelecimentos no local. Ao todo, foram entregues 400 litros de gel sanitizante de álcool etílico e 600 máscaras.

Para o diretor-geral da unidade Araguatins do IFTO, Josafá Carvalho Aguiar, os projetos desenvolvidos pela unidade de ensino evidenciam a preocupação da instituição em contribuir com a redução da contaminação pelo Covid-19.

Projetos

Prevenção ao Coronavírus e Mitigação dos Efeitos da Quarentena na Comunidade Araguatinense

O projeto tem o objetivo de fornecer à comunidade de Araguatins soluções técnicas de baixo custo por meio da confecção e distribuição de 2.800 máscaras de tecido lavável e reutilizável, destinadas ao público adulto e infantil.

A iniciativa é coordenada pela professora Darcy Bonfim e conta com a colaboração das servidoras Carla Cristina da Silva e Rosália Carneiro da Silva e os estudantes participantes são do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, além disso, a ação tem como parceiro o banco SICREDI, em Araguatins.

Prospecção Virtual in silico de fitoquímicos anticoronavirais de ocorrência em plantas medicinais da microrregião do Bico do Papagaio, Tocantins

O projeto consiste em um estudo da interação entre proteínas do coronavírus e substâncias bioativas de plantas (fitoquímicos). Segundo a proposta, será possível nortear o uso de determinadas plantas medicinais com capacidade antiviral e o desenvolvimento de produtos fitoterápicos ou inspiração química de fármacos para o tratamento de pessoas portadoras da infecção aguda respiratória desencadeada pelo contágio do coronavírus.

A iniciativa é coordenada pelos professores Ilsamar Mendes Soares e Carla Cristina da Silva. O projeto tem como colaboradores as técnicas administrativas Andrea Ohanna Santos Carvalho e Maristela Tavares Goncalves, a estudante bolsista Aghata Maria Alves da Silva Lima e a estudante voluntária Bruna Cavalcante Cardoso, ambas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da unidade de Araguatins.

Utilização de algoritmos de Deep Learning na detecção de pessoas infectadas por Covid-19 por meio de exames rotineiros

O projeto “Utilização de algoritmos de Deep Learning na detecção de pessoas infectadas por Covid-19 por meio de exames rotineiros”, pelo professor Moisés Laurence de Freitas. A iniciativa consiste no desenvolvimento de uma plataforma eficiente de testes de Covid-19, que implementando técnicas de Deep Learning (aprendizado de máquinas profundo), espera-se predizer o diagnóstico a partir de exames laboratoriais adicionais coletados para um caso suspeito da doença durante uma visita à sala de emergência, como exames de urina, sangue e outros.

Projeto em conjunto com outros campi do IFTO

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) produzirá 20 mil litros de gel sanitizante de álcool etílico, a ação foi uma iniciativa do Instituto e será viabilizada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). A ideia é que 22 mil frascos sejam distribuídos gratuitamente para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Tocantins.

O gel sanitizante de álcool etílico apresenta uma textura intermediária entre o álcool líquido e o álcool em gel tradicional. Vale destacar que é um produto recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Cinco unidades do IFTO estão envolvidas, diretamente, nessa ação, são elas: Araguaína, Araguatins, Gurupi, Palmas e Paraíso do Tocantins.

No Campus Araguatins atuam no desenvolvimento do projeto os servidores: Carla Cristina, Lucinalva Ferreira, Maristela Tavares Gonçalves, tendo a colaboração dos estudantes:  Marco Vinícius, João Marcos Gomes e Midian Fernandes de Sousa e dos terceirizados Francisco Soares e Sebastião Matos Nogueira. 

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Chapa Giltão/Vilma faz solicitação de registro

Publicado

em

O prazo para partidos apresentarem o pedido de registro das candidaturas nas eleições de 2020 termina às 19h deste sábado, 26. Giltão e sua vice Vilma Melo, ambos do PV, foram os últimos a solicitarem.

Como o registro foi solicitado de maneira física, direto na sede do Cartório Eleitoral, o plano de Governo ainda não está disponível no sistema e deve ficar público até segunda, dia 28.

Agamemnon Pellegrini (PSB), Júlio Oliveira (SD), Professor Herculano (PT) e Antônio do Bar (PSC), já haviam solicitado.

A partir deste domingo, 27, os candidatos já podem iniciar campanha ostensiva, como comícios, reuniões, caminhadas, divulgações, etc.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Lojas Americanas inaugura primeira unidade no Bico

Publicado

em

A Lojas Americanas inaugurou nesta sexta, 25, a primeira unidade na região do Bico do Papagaio. A loja fica na cidade de Araguatins. A loja segue o padrão tradicional e terá sortimento de até 60 mil itens de diversas categorias.

Com essa inauguração, a rede passa a contar com lojas nas cidade de Araguatins, Araguaína, Palmas, Colinas, Porto Nacional, Paraíso e Gurupi.

A chegada da primeira unidade da Lojas Americanas a Araguatins, principal polo comercial e econômico do Bico do Papagaio, representa uma importante contribuição para o desenvolvimento econômico do município, através da oferta de oportunidades diretas e indiretas de emprego e do fomento ao comércio local.

A nova unidade faz parte do plano de expansão da Lojas Americanas.

Continue lendo

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Veja os números da Covid-19 desta sexta, 25

Publicado

em

Continue lendo
publicidade Bronze