Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: IFTO oferece 341 vagas para cursos técnicos e superiores

Publicado

em

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) lançou nesta quinta-feira, 6, os editais do Processo Seletivo e Vestibular Unificado para ingresso de estudantes ao ano letivo 2019/1. No total, são ofertadas 2.440 vagas distribuídas entre os cursos técnicos integrados ao médio, concomitantes e subsequentes e cursos superiores. Destas, 1.866 vagas são destinadas aos cursos técnicos e 574 vagas destinadas aos cursos superiores.

Para Araguatins serão destinadas 275 vagas para nível médio, sendo 40 para Agropecuária Matutino; Redes de Computadores, Integral, 35 vagas e Agropecuária, Integral, 200 vagas. No Superior serão, 23 vagas para Engenharia Agronômica; 23 para Ciências Biológicas e 20 para Computação.

As inscrições poderão ser feitas no período de 10 de setembro a 14 de outubro. A taxa de inscrição é de R$25 para os cursos de graduação, R$15 para os cursos técnicos ou 2kg de alimentos não perecíveis, e podem ser efetuadas por meio do  seja.ifto.edu.br ou do portal do IFTO clicando AQUI.

Reserva de vagas

O IFTO reserva 50% do total de vagas dos cursos superiores para ingresso via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, também há vagas destinadas para ações afirmativas, e beneficiam candidatos com deficiência; afrodescendentes residentes em quilombolas; assentados pela reforma agrária, indígenas e candidatos que concluíram integralmente o ensino fundamental em escola pública conforme especificações do Anexo V dos editais.

Provas

As provas para os cursos técnicos serão objetivas, de múltipla escolha. Para os cursos técnicos integrados e concomitantes ao ensino médio a prova terá 40 questões e para os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio terá 42 questões. Para os cursos superiores será aplicada prova objetiva, com 48 questões de múltipla escolha e uma prova de redação.

As provas para os cursos superiores estão previstas para serem aplicadas no dia 18 de novembro, no período vespertino. As provas para os cursos técnicos estão previstas para serem realizadas em 25 de novembro: modalidade integrados e concomitante no período vespertino e subsequente no período matutino.

Ensino gratuito e de qualidade

“O IFTO tem como principal missão promover um ensino técnico profissional de qualidade. Para isso, a cada semestre são ofertados cursos em 11 locais diferentes do norte ao sul do Estado. O certame contém editais que buscam permitir o acesso daqueles que desejam desfrutar dos benefícios vindos dos ensinamentos proporcionados pelos cursos do IFTO. Esperamos que este ano mais jovens sejam tocados pelo desejo de conhecimento, capacitação e crescimento profissional. Todos nós estamos prontos para auxiliá-los, sanando suas dúvidas e dando indicações para uma boa realização de prova”, destacou a presidente da comissão organizadora do Processo Seletivo e Vestibular Unificado 2018, Camilla Malta.

Mais detalhes sobre inscrições, cursos ofertados, documentos e anexos, estão disponíveis no link dos editais publicados AQUI.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Coligação diz que Aquiles é alvo de fake news

Publicado

em

A Coligação “Uma Nova Política Para Um Novo Tempo”, disse por meio de Nota, que o candidato a prefeito, Aquiles da Areia (PP), vem sendo alvo de fake news.

Veja o que a Coligação diz:

A coordenação da Coligação “Uma Nova Política Para Um Novo Tempo”, formada pelos partidos políticos: PP, PSD e REPUBLICANOS, vem a público esclarecer que, ao contrário do que foi noticiado, na imprensa, o nosso candidato Aquiles da Areia foi ao hotel onde estava hospedado o governador Mauro Carlesse a convite do próprio governador.

Durante o café da manhã, houve uma conversa amistosa e em momento algum Aquiles da Areia fez qualquer pedido de apoio ao governador, conforme afirmado.

Outro fato que também destacamos, e que nos causou perplexidade, foi a afirmação que Aquiles da Areia tem uma grande rejeição. Entendemos que isso só pode ser confirmado através de pesquisa eleitoral autorizada e homologada no TRE de Tocantins. Como isso não aconteceu, estamos exercendo o nosso direito de contestar essa informação equivocada e maldosa, que tem o único objetivo de denegrir a imagem do nosso candidato.

Mas o povo não é bobo e diferencia muito bem o que é verdade do que é falso e não vai se deixar enganar.

Num momento em que todo o Brasil se une contra as fake news, não podemos aceitar passivamente que pessoas inescrupulosas envergonhe a nossa cidade e o nosso povo.

Vamos dizer não as fake news. Campanha eleitoral se faz com verdade e não enganando o povo, que merece saber a verdade para não errar na escolha.

Coordenação da Coligação “Uma Nova Política Para Um Novo Tempo”

Continue lendo

Bico do Papagaio

BURITI: Jovem morre em batida de moto com animal solto em rodovia

Publicado

em

Um jovem morreu vítima de acidente de trânsito, na madrugada desta quarta, 21, no município de Buriti, no Bico do Papagaio.

O jovem se chamava, José Kemensom, morador do PA Canaã e aluno do 9º ano da Escola Ney Braga. Ele estava em uma motocicleta e se chocou com um animal na rodovia TO-010. Morreu no local.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Ronaldinho intensifica visitas nos bairros

Publicado

em

O candidato do PT à Prefeitura de Araguatins, no Bico do Papagaio, Ronaldinho, tem focado em visitas de casa em casa, nos bairros da cidade, nesse momento da campanha, acompanhado de seu vice, Aparecido da Belina (PT) e de candidatos a vereador.

Ronaldinho destacou a nossa equipe, que o diálogo direto com o eleitor nesse momento de campanha, é importante para ajudar a compreender ainda mais as necessidades populares, bem como amostra com mais clareza e diretamente os projetos que tem para Araguatins.

“Nossa campanha é isso. Popular, sem gastos absurdos que vão comprometer a gestão. Não queremos virar prefeito a qualquer custo, para depois ter de tirar do patrimônio público para cobrir dívidas de campanha e penalizar a população. Vamos com muita humildade, mostrando casa a casa, eleitor a eleitor nosso projeto”, disse.

Continue lendo
publicidade Bronze