- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quinta-feira, 25 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ARAGUATINS: IFTO oferta aulas em meios digitais

Mais Lidas

Desde o dia 23 de março, o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) oferta aulas em meios digitais, ao invés das aulas presenciais, em virtude da pandemia do  Coronavírus (Covid-19). A substituição foi autorizada pelo Portaria nº 343/2020, publicada pelo Ministério da Educação (MEC) no último dia 18.

No âmbito do IFTO o documento que rege essa medida é a Portaria nº 337/2020, que dispõe sobre as ações de ensino, pesquisa, pós-graduação, inovação e extensão, e de assuntos estudantis. 

Segundo documento, fica instituído o Ensino a Distância (EaD) como método a ser adotado para o desenvolvimento das atividades de ensino e pós-graduação.

Para o desenvolvimento das atividades de ensino são  utilizados dois ambientes virtuais de aprendizagem: Moodle Institucional e Google Sala de Aula, vinculado ao e-mail institucional. No intuito de orientar estudantes e professores, foram disponibilizados tutoriais para o uso desses ambientes. 

Em razão da suspensão das aulas presenciais, como prevenção ao coronavírus. A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) e a Pró-reitoria de Ensino (Proen) fizeram levantamentos para verificar quais estudantes não estavam acessando os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA’s) e se enquadravam nos critérios referentes ao Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). A esses estudantes será ofertado o Auxílio Inclusão Digital.

A partir desses levantamentos, os setores de Assistência Estudantil e Ensino das unidades entrarão em contato com os estudantes e explicarão as formas de saque do auxílio, no valor de R$ 50,00, para oportunizar aos contemplados o pagamento de Internet. A comprovação da utilização desse auxílio será feita mediante o acesso aos AVA’s e a realização das atividades.

“A necessidade dessa ação foi verificada ao se perceber que alguns estudantes não estavam tendo acesso às plataformas de ensino a distância, dando a entender que seria por falta de Internet. Embora já se tenha falado sobre a importância de continuarmos as atividades em tempos de pandemia, essa ação vem contribuir diretamente para que os estudantes mantenham a ocupação em casa, por conta do isolamento”, destaca Marilene Dantas, pró-reitora de Assuntos Estudantis.  

Vale destacar ainda que a pandemia do coronavírus é uma situação de enfrentamento inédita, desta forma, o Comitê de Risco do IFTO segue acompanhando as medidas de prevenção e novas ações poderão ser adotadas, com o objetivo de preservar a saúde da comunidade.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias