Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: IFTO oferta aulas em meios digitais

Publicado

em

Desde o dia 23 de março, o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) oferta aulas em meios digitais, ao invés das aulas presenciais, em virtude da pandemia do  Coronavírus (Covid-19). A substituição foi autorizada pelo Portaria nº 343/2020, publicada pelo Ministério da Educação (MEC) no último dia 18.

No âmbito do IFTO o documento que rege essa medida é a Portaria nº 337/2020, que dispõe sobre as ações de ensino, pesquisa, pós-graduação, inovação e extensão, e de assuntos estudantis. 

Segundo documento, fica instituído o Ensino a Distância (EaD) como método a ser adotado para o desenvolvimento das atividades de ensino e pós-graduação.

Para o desenvolvimento das atividades de ensino são  utilizados dois ambientes virtuais de aprendizagem: Moodle Institucional e Google Sala de Aula, vinculado ao e-mail institucional. No intuito de orientar estudantes e professores, foram disponibilizados tutoriais para o uso desses ambientes. 

Em razão da suspensão das aulas presenciais, como prevenção ao coronavírus. A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) e a Pró-reitoria de Ensino (Proen) fizeram levantamentos para verificar quais estudantes não estavam acessando os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA’s) e se enquadravam nos critérios referentes ao Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). A esses estudantes será ofertado o Auxílio Inclusão Digital.

A partir desses levantamentos, os setores de Assistência Estudantil e Ensino das unidades entrarão em contato com os estudantes e explicarão as formas de saque do auxílio, no valor de R$ 50,00, para oportunizar aos contemplados o pagamento de Internet. A comprovação da utilização desse auxílio será feita mediante o acesso aos AVA’s e a realização das atividades.

“A necessidade dessa ação foi verificada ao se perceber que alguns estudantes não estavam tendo acesso às plataformas de ensino a distância, dando a entender que seria por falta de Internet. Embora já se tenha falado sobre a importância de continuarmos as atividades em tempos de pandemia, essa ação vem contribuir diretamente para que os estudantes mantenham a ocupação em casa, por conta do isolamento”, destaca Marilene Dantas, pró-reitora de Assuntos Estudantis.  

Vale destacar ainda que a pandemia do coronavírus é uma situação de enfrentamento inédita, desta forma, o Comitê de Risco do IFTO segue acompanhando as medidas de prevenção e novas ações poderão ser adotadas, com o objetivo de preservar a saúde da comunidade.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Veja os números da Covid-19 deste domingo, 27

Publicado

em

Continue lendo

Bico do Papagaio

NAZARÉ: Quantidade de eleitores supera o de moradores

Publicado

em

Em matéria publicada no portal G1/TO sobre os municípios tocantinenses com mais eleitores que habitantes, está Nazaré, único da região do Bico do Papagaio nessa situação.

A base de dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo especialistas e integrantes de tribunais regionais eleitorais, as diferenças podem ser explicadas por defasagem nas estimativas de população, migrações e até fraudes.

Outra explicação para esse fenômeno é que o IBGE considera o domicílio civil, onde a pessoa efetivamente mora. Já o TSE leva em conta o domicílio eleitoral, que pode ser o lugar em que o eleitor tenha “vínculo político, familiar, afetivo, profissional, patrimonial ou comunitário”.

Ou seja, é possível que uma pessoa mude de endereço para estudar ou trabalhar, mas não transfira o título eleitoral para continuar mantendo um vínculo com seu local de origem.

Nazaré tem hoje, segundo o IBGE, 3.834 habitantes e conforme o TSE, 3.845 eleitores (diferença de 11).

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Motocicleta com numeração do motor adulterada é localizado no Bairro Cidade Alta

Publicado

em

Na tarde deste sábado, 26, por volta das 14h, a Polícia Militar localizou uma motocicleta Honda Titan 150 azul, com a numeração do motor adulterado, na cidade de Tocantinópolis.

A guarnição fazia patrulhamento ordinário pela cidade quando visualizou a motocicleta na Rua da Tobasa, Bairro Cidade Alta., em Tocantinópolis. Diante das caracterísitcas suspeitas os policiais procederam a vistoria do veículo.

Depois de fazer uma verificação minuciosa dos sinais identificadores do veículo, a guarnição constatou, através de técnicas de identificação veicular, que a motocicleta abordada exibia uma numeração adulterada. Apesar dos policiais realizarem diligências no sentido de localizar o proprietário da moto, não foi possível encontrá-lo.

Diante dos fatos, o veículo foi apresentado na delegacia de polícia, para os procedimentos cabíveis.

Continue lendo
publicidade Bronze