- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
terça-feira, 23 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ARAGUATINS: IFTO produz próprio alimento para consumo interno

Mais Lidas

Professores e alunos produzindo os alimentos que são consumidos no campus universitário. Esta é uma das metodologias de ensino do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) em Araguatins. Através de aulas práticas e teóricas, os estudantes produzem frutas, legumes, carnes, grãos e verduras dentro da instituição. O excedente é comercializado num posto de venda no próprio campus, onde comerciantes do município e região se abastecem.

Coordenador geral de Produção, Francisco Balbino diz que cerca de 600 alunos fazem suas refeições no campus todos os dias. Carnes de frango, peixe, suína e bovina, além de ovos, são os principais alimentos suprimidos das compras da cozinha, devido à produção local. Já grãos, como arroz e feijão, ainda são insuficientes, pois o solo argiloso não contribui com a produção na época de chuva.

Balbino explicou ainda que essa metodologia de trabalho é desenvolvida há 23 anos, desde a inauguração da escola agrícola. “O trabalho de campo dos alunos minimiza os custos que o campus tem com contratação de pessoal, além de colaborar com o aprendizado do aluno. É uma forma de aprender fazendo.” (Jornal do Tocantins)

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

6 Comentários

  1. Não é necessário se identificar para mostrar os resultados do IFTO (ex- EAFA) em toda a região do Bico do Papagaio:
    a) Formação anual de técnicos com inserção no mercado de trabalho. Basta visitar a ADAPEC e RURALTINS. E não é emprego político não. É capacidade técnica. É concurso.
    b) Aprovação em concursos públicos do Estado, Prefeituras e próprio IFTO. Os estudantes do IFTO estão tomando todas as vagas nos concursos públicos. Verifiquem o resultado dos concursos da prefeitura e da câmara de Araguatins.
    c) Nota do ENEM. Campus Araguatins em 15º lugar no Estado (nota 584,27) e CEMPAM em 85º lugar no estado (nota 502,86).
    d) Projetos balde-cheio, suinocultura, abatedouro, fruticultura com destaque para a região. Basta ir lá visitar.
    e) Empregados terceirizados. São mais de 50 pessoas trabalhando com carteira assinada no Campus Araguatins. São funcionários importantes que tocam a grande EAFA. Qual empresa aqui emprega mais de 50 pessoas?
    f) Cursos PROEJA com pagamento de bolsas e ônibus gratuito.
    g) 300 acadêmicos cursando superior (biologia, computação e agronomia).

    Visitem o Campus Araguatins. Ele está de portas abertas.

  2. Infelizmente tem muita gente que só olha e pensa pelo lado negativo das coisas. A EAFA foi a maior conquista que Araguatins conseguiu em relação aos outros municípios da região em toda sua história. Quantos filhos de Araguatins e de nossa região possuem um emprego, um curso superior, uma qualificação, graças a essa instituição. E se realmente fosse esquecido o exame de seleção para a entrada não seria tão concorrido. O aluguel mais caro é resultado do desenvolvimento da cidade. Antes da EAFA a cidade não passava da caixa d’água e a estrada da EAFA era praticamente desabitada, cercada apenas pelo antigo aeroporto. Quem esse comentário sem sentido acima (DEIXE UM COMENTÁRIO) não deve nem ser filho daqui. Parabéns ao comentário anterior a esse (SEM NOME), esse sim sabe olhar as coisas com um olhar positivo. Tem coisas a melhorar no IFTO, tem sim. Tudo nessa vida merece uma análise e evolução, mas somos gratos sim por essa concquista Araguatinense.
    Só por curiosidade: a EAFA foi a primeira instituição federal de ensino do estado do Tocantins, e temos alunos de cidades a 1000 km daqui. Valorizem o que é nosso, pois lá fora somos valorizados. o IFTO está de portas abertas a todos, é uma INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO.

  3. O IFTO Campus Araguatins é sinônimo de qualidade em prestação de serviços. Basta verificarmos os índices na qualidade do ensino, sempre entre os primeiros colocados, e constatado nas aprovações em concursos e vestibulares. Nos alimentos de qualidade que são servidos sem custo algum aos alunos e também comercializados no setor de vendas a um custo mínimo. Possui laboratórios com referência nacional de qualidade como o de solos. Devemos sim valorizar esta intituição que vem cumprindo o seu papel a 23 anos.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias