Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Impasse entre Márcia e Gleides suspende sessão na Câmara

Publicado

em

559131_345247212222420_883532428_n

Os vereadores de Araguatins sabiam que esta semana seria de assuntos polêmicos na Câmara Municipal, afinal, votar Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a Lei Orçamentária Anual (LOA) e ainda articular a eleição para presidente da Câmara Municipal, marcada para sexta-feira, 13, já seria muita coisa em apenas cinco dias.

Mas na sessão ordinária da manhã desta segunda-feira, 9, um inesperado assunto tomou conta do parlamento e ocupou quase todo o período matutino. A posse da suplente Márcia Amado (DEM).

Márcia pertence a coligação proporcional que reuniu os partidos, PSC, DEM, PHS, PSD, e PC do B. O grupo somou 2.142 votos, conseguindo assegurar duas vagas na Câmara que foram preenchidas pelo vereadores Gleides (PSD) e Irmão Azevedo (PSC), Márcia ficou como primeira suplente perdendo para Azevedo por apenas 2 votos.

O problema e a confusão desta segunda-feira, se deu, porque Gleides havia solicitado licença médica para realizar um tratamento de saúde. Fato que abriria automaticamente vaga para Márcia assumir o lugar do parlamentar. Só que após apresentar o pedido de afastamento por 90 dias, Gleides resolver rever a decisão e não se afastar, causando indisposição entre os parlamentares. Márcia resolveu aparecer de surpresa e tentou tomar posse. A sessão chegou a ser suspensa e a assessoria jurídica da Câmara teve de atuar para contornar a situação.

Em conversa com o presidente da Câmara, vereador Rômulo Ferreira (PSB), o parlamentar disse que não deu posse à Márcia Amado porque o mandato pertence a Gleides, cabendo a ele decidir se efetivamente quer, ou não, se licenciar. “Olha, eu não tenho esse poder de tirar ninguém do mandato. A vaga é do Gleides, ele nos informou que após retornar ao médico achou melhor continuar trabalhando. Acho que a cautela e bom discernimento são bastante pertinentes nesse momento. Temos projetos importantes para votar como a LDO e a LOA, temos de seguir com tudo em paz e nos concentrar”, disse Rômulo.

Já Gleides confirmou à nossa reportagem que resolver abortar o pedido de licença e vai continuar trabalhando.

Tentamos contato telefônico com Márcia Amado, para ouvi-la, mas o telefone estava na caixa postal.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
30 Comments

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Dimas articula no Bico este final de semana

Publicado

em

Em Araguatins este final de semana, o ex-prefeito de Araguaína e pré-candidato a governador do Tocantins, Ronaldo Dimas (PODE), está recebendo e conversando com diversos líderes do município e da região.

Tema principal, é lógico, Eleições 2022.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Municípios do Bico vão receber adicional no FPM em julho

Publicado

em

Os municípios do Bico devem receber reforço nos caixas no próximo dia 8 de julho. Os valores são referente ao 1% adicional do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), previsto na Emenda Constitucional 55/2007. Os recursos têm origem na arrecadação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e Imposto de Renda (IR) entre julho do ano passado e junho deste ano. 
 
Os recursos são uma estimativa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que faz o cálculo com base nos dados da Receita Federal e no Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas Primárias disponibilizado pela Secretaria do Tesouro Nacional. 

Segundo a CNM, a arrecadação da União com IPI e IR em 2021 será de R$ 487,842 bilhões. Se isso se confirmar, representa 7,48% a mais do que o previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2021. A boa notícia para os cofres municipais é que, nos quatro primeiros meses deste ano, a arrecadação desses dois impostos está maior do que em 2020.
 
Somente entre março e abril, houve crescimento de 41,29% e 41,78%. 

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Agende os telefones de emergência da PM

Publicado

em

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze