Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Incentivos fiscais e linhas de crédito são apresentados a prefeitos e empresários do Bico

Publicado

em

Com o objetivo de facilitar o acesso a crédito para municípios e empresários do Bico do Papagaio, bem como expor  os incentivos fiscais disponíveis no Tocantins aos diversos setores econômicos, o Governo do Estado levou para Araguatins, no Fórum de Desenvolvimento Econômico do Tocantins, representantes de instituições financeiras públicas e privadas, para um diálogo direto com os agentes de desenvolvimento da região.

Uma mesa redonda realizada na tarde desta quinta-feira, 19, no auditório do evento no Instituto Federal do Tocantins, reuniu representantes do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia, cooperativa de crédito Sicredi, Banco do Empreendedor e Conselho de Desenvolvimento Econômico do Tocantins (CDE-TO).

A proposta, de acordo com o gerente de Atração de Investimentos da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), Alan Rickson de Araújo, foi abrir um espaço para que as próprias instituições pudessem expor as linhas de crédito disponíveis  e criar um dialogo com as prefeituras municipais e empresários que necessitam de recursos para execução de projetos.

“Para que ocorra o desenvolvimento econômico, são necessárias algumas premissas como infraestrutura e capacitação, mas a gente não fala em desenvolvimento econômico se não tivermos dinheiro circulando, que possa ser crédito para aqueles que querem empreender, montar ou fazer crescer seus negócios”, frisou o gerente, responsável por mediar o diálogo no fórum.

A apresentação proporcionou aos presentes conhecer como pessoas físicas, jurídicas e governos podem acessar os recursos. “Este espaço abre a possibilidade de todos entenderem que existe mais de um nicho no sistema financeiro. Aqui, trouxemos todos os agentes financeiros que estão atuando nessa região para que pudessem mostrar as suas principais linhas de crédito e produtos”, reforçou Alan Rickson, acrescentando que tanto em Araguatins quanto nas demais regiões onde o Fórum já foi realizado, as informações levadas sobre acesso a crédito têm favorecido as instituições financeiras, municípios e empresários.

Para o gestor da Seden, secretário Alexandro de Castro Silva, a apresentação realizada pelos bancos durante o Fórum contribui para fortalecer o setor empresarial e é parte do esforço do Governo de tornar realidade a transformação da produção primária do Estado. “Nós precisamos ir preenchendo as lacunas existentes e permitindo, através de ações do Governo e de entidades financeiras e suas linhas atrativas de crédito, o surgimento de novos empreendimentos ou mesmo com a ampliação daqueles que já existem”, enfatizou o secretário.

Incentivos Fiscais

Além das alternativas de financiamento, a mesa redonda também apresentou as leis de incentivos fiscais do Estado, que visam atrair empreendedores de todos os setores, como indústria, comércio, agronegócio, confecção, logística, distribuição de produtos, transportes, dentre outros.

Sobre o fórum

A 3ª edição do Fórum de Desenvolvimento Econômico do Tocantins teve início na manhã desta quinta e se estende até esta sexta-feira, 20, em Araguatins. O evento, promovido pela Seden e parceiros, se propõe a discutir os desafios e oportunidades de desenvolvimento para os municípios da região extremo-norte do Tocantins, no Bico do Papagaio. As atividades incluem palestras, mesas redondas, painéis de diálogo, workshop’s e case de sucesso de gestão. (Patrícia Saturno)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Redação do vestibular do IFTO será dia 5 de dezembro, domingo

Publicado

em

No próximo domingo, 5 dezembro, o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) realizará a prova de redação do Vestibular Unificado, das 9h às 11h (horário local), com abertura dos portões às 8h e fechamento às 8h50. O candidato que chegar ao local de prova após o fechamento dos portões não poderá entrar sob nenhuma justificativa, ficando automaticamente eliminado.

Para a realização das provas, o candidato deve estar munido de documento original de identificação com foto, máscara, frasco individual de álcool em gel e caneta esferográfica de tinta PRETA fabricada em material transparente. Todo material para a resolução da prova é de inteira e exclusiva responsabilidade do candidato.

A Prova de Redação em Língua Portuguesa, de caráter eliminatório, deverá ser feita à mão, com letra legível. Não será permitida a entrada do candidato: a) que se apresentar após o fechamento dos portões; b) que estiver sem máscara; c) que apresentar temperatura corpórea acima de 36,5 °C.

 
Somente os candidatos inscritos para as vagas nos cursos de nível superior farão a prova de redação, uma vez que a seleção dos candidatos aos cursos de nível médio consistirá apenas em análise curricular. Já para os cursos de nível superior, a seleção conta com análise curricular e prova de redação presencial. Após a análise do histórico escolar para os candidatos aos cursos técnicos e a análise do histórico escolar e da prova de redação para os candidatos aos cursos de graduação, serão convocados o número de candidatos 7 (sete) vezes o número de vagas de cada modalidade para a entrega de documentos que comprovem a adequação do candidato às modalidades de reserva de vagas e ações afirmativas.  

Confira mais informações no: seja.ifto.edu.br

Unidade de Araguatins

Na unidade Araguatins são ofertadas vagas para os cursos técnicos em Agropecuária e Redes de Computadores integrados ao Ensino Médio, Subsequente em Agropecuária, Engenharia Agronômica, Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Computação.  

Continue lendo

Bico do Papagaio

ESPERANTINA: Promoções, comidas regionais e shows culturais marcam programação da Feira do Empreendedor

Publicado

em

A cidade de Esperantina, no Bico do Papagaio, é considerada o portal da região conhecida como Bico do Papagaio e no último final de semana, 26 e 27, recebeu a Feira do Empreendedor. O objetivo é fomentar o empreendedorismo e estimular a competitividade dos empresários do município, com foco na micro e pequena empresa. Além disso, a ação proporcionou um ambiente de negócios, em que os empreendedores pudessem expor produtos e identificar oportunidades.

Participaram 14 microempreendedores que ao serem desafiados, desenvolveram produtos baseando-se nas potencialidades locais. “Reinventaram a maneira de apresentar os produtos que já comercializavam e se empenharam em fortalecer métodos de atendimento com qualidade para fidelizar novos clientes e gerar negócios. Fomos surpreendidos com a criatividade deles ao utilizarem recursos simples, mas com muita riqueza de detalhes e adequação a proposta que fizemos a eles”, afirmou a diretora técnica do Sebrae, Eliana Castro.

A ação foi realizada pelo Sebrae Tocantins e ofereceu capacitações, como boas práticas no manuseio de alimentos e excelência em atendimento. Segundo a analista do Sebrae, Juliana Massom, responsável pela preparação dos empresários e organização, o evento buscou “despertar do comportamento empreendedor dos participantes, a geração de renda e estímulo a competitividade”.


Para a coordenadora do departamento de eventos do município de Esperantina, Suene Oliveira, a feira era muito esperada pelos empresários e moradores, com excelente movimentação da economia local. “Nós da organização, vimos muita alegria e empolgação nos feirantes, que resultou em geração de renda e descoberta de novas maneiras de empreenderem e apresentarem seus produtos”, pontuou.

O gerente do Sebrae em Araguatins, André Naves, informou que a Feira de Esperantina faz parte do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae e que conta com a adesão do município. “São ferramentas de negócios que, além de criarem um ambiente de aprendizagem e desenvolvimento humano e empresarial, contribuem para um verdadeiro ambiente de transformação. O público contou com promoções, exposição e venda de comidas regionais e shows culturais”, enfatizou. (Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins)

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Imobiliária Eliane Aguiar comemora aniversário

Publicado

em

Aconteceu no domingo dia 28, em Araguatins, no Bico do Papagaio, a comemoração do primeiro ano de abertura da Imobiliária Eliane Aguiar Empreendimentos Imobiliários, um adas maiores e mais atuantes do mercado na região.

A comemoração aconteceu com a presença da promoter e influenciadora, Gilda Bonfim e da fotografa, Lucinalva Ferreira.

O encerramento aconteceu nesta segunda-feira, 29, com um culto de ações de graça em frente à imobiliária.

Eliane Aguiar disse que o crescimento da empresa tem se impulsionado a cada mês, e vem mostrando a força da economia araguatinense, mesmo nesse momento de crise que passa o país.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze