Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Juíza Nely participa de debates sobre enfrentamento da violência doméstica e familiar em Cuiabá

Publicado

em

A palestra “A perspectiva judicial da igualdade de gênero”, da desembargadora Priscila Placha de Sá, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJTPR), dá prosseguimento, nesta sexta-feira, 27, aos debates no I Encontro do Colégio de Coordenadores da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário Brasileiro (Cocevid), que está sendo realizado em Cuiabá (MT), com a presença da juíza Nely Alves da Cruz, titular da 1ª Vara Criminal de Araguatins e respondendo também pela Comarca do município.

Coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar no Tocantins, a magistrada participou, nesta quinta-feira, 26, da abertura do I Cocevid, na sede do Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJMT), que teve como destaque a palestra “ODS 5 da Agenda 2030/ONU: Gestão Integrada de dados e plano de ação para reduzir ou prevenir a judicialização”, da conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Maria Tereza Uile Gomes. A programação de abertura ainda teve como atrações a visitação pública aos trabalhos das coordenadorias estaduais, além de apresentação cultural.

A magistrada tocantinense, que conversou com o desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, presidente do TJMT, e com a conselheira Maria Cristina, do CNJ, é uma das coordenadoras e coordenadores estaduais que irão auxiliar na criação de uma política nacional de enfrentamento da violência doméstica. O encerramento do evento acontece às 17 horas desta sexta-feira, tendo ponto culminante a elaboração e leitura da Carta de Cuiabá, com o extrato das deliberações consolidadas durante o I Cocevid.

Texto: Marcelo Santos Cardoso (

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Julgamento de Rocha Miranda volta à pauta do TRE nesta quinta, 29

Publicado

em

É prevista para esta quinta, 29, a decisão sobre a situação eleitoral do candidato a prefeito de Araguatins, Rocha Miranda (PTB), pela Coligação “De Volta ao Progresso”.

O julgamento que pede revisão da decisão de primeira instância, que indeferiu seu registro, começou a ser julgado na segunda, 26, pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), durante sessão ordinária, no período da manhã e recebeu 1 voto pela confirmação do indeferimento, mas houve pedido de vistas, com previsão de retorno do julgamento para a sessão da tarde da mesma segunda-feira. Mas não ocorreu e foi transferido para esta quinta.

Ainda restam 6 juízes para proferirem o voto.

Acontecem duas sessões ordinárias nessa quinta e o caso de Rocha Miranda deve ser definido em uma das duas.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Veja os números da Covid-19 desta quarta, 28

Publicado

em

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Mulheres tentam recuperar espaço na Câmara

Publicado

em

Os registros de candidaturas femininas em Araguatins, maior colégio eleitoral do Bico do Papagaio, subiram 38,7% se comparadas a eleição municipal de 2020 com a 2016. Agora são 43 postulantes, ante as 31 do pleito anterior.

As mulheres representam 34,4% dos registros deferidos pela Justiça Eleitoral para disputar cadeiras na Câmara de Araguatins.

A Lei 9.504 de 1997, alterada em 2009, determina que “cada partido ou coligação preencherá o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo”. Dessa forma, o percentual mínimo de candidaturas femininas por partido é de 30%

As 43 candidatas vão tentar recuperar ou ampliar espaço no Poder Legislativo Municipal, que na atual legislatura não conta com nenhuma mulher.

A última vereadora eleita em Araguatins, foi Dora do Zé Guilherme, na eleição de 2012, quando disputou pelo PSB e acabou não sendo reeleita em 2016.

Continue lendo
publicidade Bronze