Bico do Papagaio
ARAGUATINS: Kátia Abreu participa de entrega de diplomas do PRONATEC neste sábado
A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), da Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (FAET) e do Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), senadora Kátia Abreu, entregará certificados de conclusão de cursos para alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), em Araguatins, neste sábado, 30.
A cerimônia acontecerá às 18h, na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) e formará 1.335 alunos, de 12 municípios da região do Bico do Papagaio.
Foram oferecidos, através do SENAR, cursos profissionalizantes, com duração de 2 a 3 meses, com objetivo democratizar o ensino técnico e garantir o acesso de jovens e adultos no mercado de trabalho. O Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFTO), campus Araguatins, foi o principal parceiro na formação dos alunos

Bico do Papagaio
Municípios do Bico ainda não sabem cota e quando iniciam imunização contra Covid-19

Com a chegada do primeiro lote de vacinas CoronaVac, contra Covid-19, nesta segunda, 18, ao Tocantins, os municípios do Bico do Papagaio ainda não tem definida a data de inicio da vacinação e nem a quantidade de doses que serão recebidas.
É aguarda para esta terça, 19, que a Secretaria de Estado da Saúde (SES), informe as Secretaria Municipais de Saúde, cada cota.
A princípio, a SES recebeu o comunicado do Ministério da Saúde, que neste primeiro lote, seriam enviadas 29.840 doses da CoronaVac, depois, esse número cresceu para 44 mil.
As vacinas para os municípios do Bico, serão transportadas ainda nesta terça, para a Central de Distribuição, em Araguaína. De lá, os municípios farão a retirada e ficam responsáveis pela aplicação do imunizante e pela escolha das pessoas dos grupos prioritários indicados pelo Ministério da Saúde.
A CoronaVac foi desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, e está sendo produzida, no Brasil, pelo Instituto Butantan, em São Paulo. O uso emergencial da vacina foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no último domingo, 17. A agência também aprovou o uso emergencial da vacina de Oxford.
Bico do Papagaio
Vacinas CoronaVac para o Bico serão levadas para Centro de Distribuição em Araguaína

Começou na noite desta segunda, 18, à campanha de vacinação contra a Covid-19. As três primeiras pessoas escolhidas, que pertencem aos grupos prioritários, já foram imunizadas durante a solenidade de lançamento da campanha, realizada no Laboratório Central do Estado (Lacen), em Palmas, capital do estado.
O secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini, ressaltou que as vacinas serão enviadas imediatamente para todos os municípios, sendo que o ente municipal será responsável pela aplicação do imunizante e pela escolha das pessoas dos grupos prioritários indicados pelo Ministério da Saúde.
As vacinas destinadas aos 27 municípios do Bico do Papagaio, serão enviadas ainda nesta terça, 19, para um centro de Distribuição, na cidade de Araguaína. Lá, cada município biquense fica responsável pela retirada de sua cota. “Cada município tem a responsabilidade por seus cidadãos e com as pessoas dos grupos prioritários”, frisou o secretário Edgar Tollini, ao adiantar que a expectativa é vacinar a maior parte da população tocantinense ainda neste semestre.
A CoronaVac foi desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, e está sendo produzida, no Brasil, pelo Instituto Butantan, em São Paulo. O uso emergencial da vacina foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no último domingo, 17. A agência também aprovou o uso emergencial da vacina de Oxford.
Bico do Papagaio
Primeira vacinada contra Covid-19 no Tocantins é enfermeira de 52 anos

Edileuza Ferreira dos Santos, de 52 anos, enfermeira do Hospital Regional de Gurupi, foi a primeira pessoa vacinada contra o coronavírus no Tocantins. A aplicação da dose foi feita no Laboratório Central do Estado (Lacen) às 20h04.
Edileuza Ferreira é casada e tem duas filhas. Ela é hipertensa e faz parte do grupo de risco. A servidora atua no Hospital Regional Gurupi desde 1994.
Outras duas pessoas também foram vacinadas na noite desta segunda, foram a técnica de enfermagem Jocília Tito Barbosa foi a segunda pessoa a ser vacinada. Moradora de Palmas, ela tem 50 anos e trabalha no Hospital Geral de Palmas (HGP) há nove anos. O terceiro vacinado foi o indígena José Rolando, de 30 anos, da etnia Xerente. Ele é casado, tem dois filhos e vive na aldeia Funil, em Tocantínia.