Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Kátia recebe Moção da Câmara e diz que meta é triplicar vagas no PRONATEC

Publicado

em

1457456_471352566315953_231758481_n

No sábado, 30, com a presença de 2.500 pessoas para a certificação de 1.455 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) de 97 turmas em 12 municípios da região do Bico do Papagaio, na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), em Araguatins, a senadora Kátia Abreu (PMDB), anunciou que a meta para 2014 é triplicar o número de vagas nos cursos do programa no Tocantins, coordenados pelo Sistema FAET/SENAR.

1473046_471357036315506_651768724_n

Segundo a senadora, o Estado vai passar por uma revolução causada pelo conhecimento, já que a demanda espontânea levantada para 2014 é de 28 mil vagas nos diversos cursos oferecidos pelo programa. “Em 2014 pretendemos triplicar o número de vagas nos cursos, pois não permitiremos que os jovens do Tocantins não tenham conhecimento. Não queremos os jovens tocantinenses na porta das Prefeituras em busca de emprego, mas os queremos com a segurança de buscar empregos em empresas, até mesmo a terem os seus próprios negócios”, afirmou a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, do Sistema Nacional de Aprendizagem Rural e da Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (CNA/FAET/SENAR).

Testemunho de vida

1470204_471354242982452_2073487242_n

Durante sua conversa com os mais de mil alunos, a senadora aproveitou para dar seu testemunho de vida e mostrar aos jovens que esforço e determinação ajudam a impulsionar o crescimento. “Quando olho o passado e vejo que não era possível uma jovem de 25 anos de idade pudesse criar os seus três filhos sozinha em uma propriedade rural, tornar-se presidente do Sindicato Rural de Gurupi, ser presidente da Federação da Agricultura do Estado do Tocantins (FAET), tornar-se a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que é a maior confederação do Brasil e ser a primeira senadora da República do Tocantins. Confesso que não tinha conhecimentos para administrar a propriedade rural deixada por meu marido, mas não tive vergonha de buscar conhecimentos, me capacitar, mas foi através da aprendizagem que eu venci. É somente com o conhecimento que vamos promover o sucesso para a região do Bico do Papagaio e para o Tocantins”, ressaltou Kátia Abreu.

Moção de Aplausos

1459144_471356949648848_703352370_n

No evento, a senadora Kátia Abreu ainda recebeu da Câmara Municipal de Araguatins a Moção de Aplausos pelo desempenho à frente da CNA/FAET/SENAR, e também pela implantação do escritório regional do SENAR no município de Araguatins, entregue pelo vereador Serginho dos Chagas (PMDB), autor da homenagem. O escritório do SENAR em Araguatins gera diretamente cerca de 10 empregos diretos e ajudar a manter dezenas de outros de forma indireta, além a movimentar a economia do município com alugues, compras e serviços terceirizados.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
4 Comments

Bico do Papagaio

SÃO MIGUEL: 15ª morte por Covid é oficializada pela SES

Publicado

em

O município de São Miguel, no Bico do Papagaio, atingiu neste sábado, 12, segundo a secretaria de Estado da Saúde (SES), a 15ª morte por Covid-19.

A vítima é uma mulher de 65 anos, com insuficiência renal. Ela faleceu no dia 17 de maio, no Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz, no Maranhão.

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: TEC pega o Paragominas neste domingo com dois reforços

Publicado

em

O Tocantinópolis confirmou mais dois reforços, após ter anunciado Bilau (atacante), Potiguar (defensor) e Elifran (meia) nesta semana. Os dois primeiros já foram inscritos no Boletim Informativo Diário (BID), da CBF, e devem ficar à disposição para o jogo deste domingo (13), às 16h, contra o Paragominas, pelo Brasileiro da Série D.

Nesta sexta-feira a diretoria anunciou o meia-atacante Samuel e o goleiro Gabriel, ex-Cascavel, do Paraná. Samuel chega por empréstimo junto ao Brasiliense, a exemplo do meia Elifran.

O TEC embarca para o interior do Pará neste sábado. Conforme a diretoria, a previsão de saída da delegação é por volta das 5h da manhã, com chegada prevista por volta das 12h. O time deve fazer reconhecimento do gramado no período da tarde.

O clube ainda não confirmou todos os testes da Covid. Incialmente está fora o meia Rubens, que testou positivo para a Covid. O técnico Neto Costa deve contar com o retorno do goleiro Paulo Henrique, que ficou fora do jogo contra o Moto Club – após ter uma lesão na panturrilha, e ter testado positivo para a Covid-19. O atacante Bilau e o defensor Potiguar viajam com a delegação. (GE)

Continue lendo

Bico do Papagaio

BURITI: Produtores participam de curso sobre manejo alimentar para bovinos de leite

Publicado

em

No município de Buriti do Tocantins, produtores se uniram em busca de qualificação em uma cadeia que tem impulsionado a economia da região: a Bovinocultura de Leite. Dez participantes se capacitaram no curso de “Manejo Alimentar para Bovinos de Leite”, realizado pela primeira vez no município, por meio do sistema FAET/SENAR.

A produtora Simone Costa que participou do primeiro curso, comentou que a cadeia está em expansão: “Nossa região possui vários laticínios que tem impulsionado a produção de leite, mas para fornecermos um produto de qualidade nós precisamos estar capacitados e também investir na qualidade do nosso rebanho”, explicou. Ainda segundo Simone, o curso irá fazer com que os participantes conquistem mais respeito dos compradores e também uma melhor remuneração.  


Durante as aulas práticas, realizadas na fazenda Alto Bonito, a instrutora do curso, Geicianne Batista, explicou aos participantes pontos importantes para melhorar a produção como compreender as características e as necessidades nutricionais dos bovinos em cada fase de desenvolvimento dos animais, bem como na fase de produção.

Para a instrutora, um dos pontos que comprometiam a produtividade dos participantes eram as técnicas adotadas e que careciam de atualização. “Conseguimos identificar muitos problemas no manejo, como por exemplo, o fornecimento da mesma ração para todos os animais. Explicamos que cada categoria tem uma exigência nutricional diferente, por isso eles não tinham um melhor desempenho em relação a produção. O intuito do curso é aumentar a produção e contribuir com a bacia leiteira na região”, destacou.

Satisfeito com o resultado, o participante Leonardo Nascimento se sente mais preparado para o mercado: “Durante essa semana percebi os erros que antes eu cometia por não conhecer as técnicas adequadas, mas agora com o conhecimento certo vou aumentar minha produção e os meus lucros”, concluiu. O curso teve carga horária de 24 horas e foi realizado em parceria com a Regional de Araguatins.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze