- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
segunda-feira, 08 / agosto / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img

ARAGUATINS: Literatura infantojuvenil é tema de Fórum virtual

Mais Lidas

Professores e acadêmicos do curso de Letras do Câmpus Araguatins da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) participaram no dia 26 de novembro do fórum “Ensino e Aprendizagem de Língua Espanhola no Brasil: perspectivas desde El Sur”. O evento ocorreu de forma on-line pelo Google Meet e possibilitou a troca de saberes entre a comunidade acadêmica do Tocantins e professores da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). 

A programação foi conduzida pela professora doutora Tânia Regina Martins Machado e contou com a participação da pró-reitora de Graduação da Unitins, Alessandra Ruita Czapski; da pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, Kyldes Vicente; do coordenador do curso de Letras, Victor Fernandes Borges; e do diretor do Câmpus Araguatins, Sérgio Mendes. A palestra principal foi ministrada pela doutora Geice Peres, da Unipampa, que trouxe a temática “A Literatura Infantojuvenil na Formação do Professor de Letras”.

“O fórum foi uma excelente oportunidade para conhecer colegas e pesquisadores da Unitins, bem como sua comunidade acadêmica, e apresentar reflexões motivadas por interesses em comum: a língua espanhola e temas relacionados a ela. Da parte de quem vivenciou essa acolhida, ela representou um espaço importante para divulgar estudos críticos e teóricos que vêm sendo realizados nos cursos de Letras da Unipampa, universidade no Sul do país. Essa experiência nos deixa como semente a possibilidade de realizar projetos e pesquisas em parceria, difundindo e promovendo as diferentes áreas de Letras como a literatura, a linguística e o ensino de línguas”, destacou a palestrante Geice Peres.

Em um segundo momento, os professores doutores Eduardo de Oliveira Dutra e Isaphi Marlene Jardim Alvarez, também da Unipampa, compartilharam suas pesquisas sobre o ensino do espanhol na região sul do Brasil e discutiram os caminhos adotados nesta fase.

“A mesa-redonda do nosso Fórum de Letras foi um momento muito significativo tanto para a discussão e reflexão sobre a situação da oferta da língua espanhola nas escolas brasileiras, bem como, para nos impulsionar a pensar em novas pesquisas e metodologias voltadas para o ensino da literatura infantojuvenil, por exemplo. Certamente, todos saíram motivados do encontro, nossos acadêmicos, porque foram inspirados a trabalhar com a língua de modo mais envolvente e significativo, e os professores, porque vislumbram novas parcerias para projetos futuros entre Unitins e Unipampa”, destacou a professora Tânia Regina.

Durante a abertura do evento on-line, o coordenador do curso de Letras/Câmpus Araguatins, Victor Fernandes Borges, destacou que o objetivo do Fórum era exatamente estabelecer esse diálogo entre as regiões Norte e Sul. “Nós buscamos estabelecer esse diálogo com os professores para estabelecer o processo de ensino e aprendizagem da língua espanhola no Sul do País. Além disso, refletir sobre as práticas desenvolvidas em sua potencialidade no ensino da literatura infanto-juvenil dentro da perspectiva da língua espanhola e trocar experiências desse panorama no viés das pesquisas que são desenvolvidas no país”, disse.

O acadêmico Francivaldo Souza da Silva, do 2º período de Letras, pontuou que mesmo sendo remoto, o evento foi de grande valia. “Como estudante de Letras e um apaixonado por literatura, gostei muito de algumas pautas que os palestrantes falaram como, por exemplo, a forma de se trabalhar literatura nas escolas, e com toda a certeza irei usar quando estiver na docência e também em casa com meus filhos”, avaliou. (Ananda Portilho)

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias