Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Livro mostra resultados positivos na criação da ovinocultura

Publicado

em

Uma pesquisa realizada em parceria entre Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e o Instituto Federal do Tocantins, neste mês de fevereiro, está divulgando o primeiro livro do exemplar de três volumes, com o título Como iniciar, desenvolver e ganhar dinheiro com a criação de ovinos, baseado em projeto de pesquisa na criação da ovinocultura. A pesquisa, que mostra resultados positivos, ocorreu na atual instituição federal de Araguatins, região do Bico do Papagaio.

A pesquisa publicada tem como objetivo divulgar os dados coletados no sistema de produção proposto pelo pesquisador nas condições climáticas e de pastagem da região do Bico do Papagaio. “É uma excelente leitura para aqueles que pretendem começar a atividade de criação de ovinos, em bases sólidas, com informações locais, que levam em consideração nossa realidade e não com exemplos de outros Estados que muitas vezes não são adaptadas para o Tocantins”, explica a médica veterinária da Seagro, Érika Jardim, que participou das pesquisas.

Érika destaca ainda que parcerias deste tipo são importantes mecanismos de apoio à pesquisa e é fundamental para criação de animais. “É norte para ações de políticas públicas de desenvolvimento das atividades produtivas em nosso Estado”, reforça a médica veterinária.

Segundo o pesquisador Alfonso Siqueira, o foco principal da pesquisa foi identificar o potencial de produção, reprodução e a geração lucrativa na criação de ovinos. “É um projeto modelo no qual pudemos identificar o potencial de produção, em diversos aspectos positivos, como menor mortalidade, aumento e qualidade do rebanho, menos tempo de abate, tudo isso na produção sustentável, ambiental e socioeconômico, visando um ganho de lucro”, informa.

O pesquisador lembra ainda que o projeto de criação de ovinos está em andamento, ou seja, é contínuo, em função das mudanças sociais, econômicas e ambientais.

Parceria

A parceria por meio de cooperação técnica, entre as duas instituições, iniciou em, 2006, até então, era escola agrotécnica. Na época, foram repassadas 70 matrizes de ovinos e um reprodutor da raça, Santa Inêz, como ferramenta de apoio ao desenvolvimento de pesquisa na área de ovinocultura.  

Autor

O autor do livro Como iniciar, desenvolver e ganhar dinheiro com a criação de ovinos, Alfonso Siqueira D´Império, é mestre em Zootecnia, especialista em Produção e Sanidade Suína, graduado em Pedagogia e Medicina Veterinária. Ele é docente no curso de graduação em Agronomia e do curso técnico em Agropecuária do IFTO – câmpus de Araguatins. O livro é da Editora Appris e já está sendo comercializado. (Elmiro de Deus)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

SÃO BENTO: Wanderley lança pré-candidatura a deputado

Publicado

em

O empresário são bentense, Wanderley Milhomem, oficializou sua intenção de disputar uma cadeira da Assembleia Legislativa em 2022. Para isso, ele realizou uma reunião com a presença dos senadores Irajá Abreu (PSD) e Kátia Abreu (PP), em sua residência, na semana passada, ao lado de líderes, vereadores e do prefeito do município, Paulo Wanderson (PSD), que hipotecou apoio a pré-candidatura.

Wanderley será o primeiro líder de São Bento, a disputar com chances uma cadeira na Assembleia Legislativa.

Na reunião, ele também oficializou que se candidatará pelo PSD.

Além do apoio do prefeito Paulo Wanderson, Wanderley tem conversas adiantadas com outros cinco chefes de executivo municipal, além de vereadores e líderes em vários municípios.

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Jovem de 17 anos é a 45ª vítima da Covid-19

Publicado

em

O município de Tocantinópolis, no Bico do Papagaio, teve nesta segunda, 2, a 45ª morte por Covid-19, oficializada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A vítima é uma jovem de 17 anos, com lúpus eritematoso disseminado. Ela faleceu em 04/06/21 no Hospital Municipal de Araguaína.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Município recebe caminhão compactador de lixo

Publicado

em

O município de Araguatins recebeu do Governo Federal, via Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), um novo caminhão compactador, para ser usado na coleta de lixo.

O veículo é um 275 CV e custou cerca de R$ 322.250,00.

A Prefeitura informou que o caminhão já está trabalhando no suporte da coleta de lixo nos bairros da cidade.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze