Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Mais de 150 alunos são certificados em quatro cursos pelo PRONATEC

Publicado

em

1458672_458078067643403_1599661616_n

Promover qualificação na região do Bico do Papagaio. Com este objetivo, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFTO), campus Araguatins, certificou mais 155 alunos, na terça-feira, 5, durante uma solenidade ocorrida no refeitório do campus. O evento reuniu alunos, familiares, autoridades, professores, apoio administrativo e supervisores do programa.

Foram certificados alunos dos cursos de: auxiliar administrativo, montador e reparador de computadores, monitor de uso e conservação dos recursos hídricos e produtor de embutidos e defumados. A realização destes cursos foi possível graças a uma parceria do PRONATEC com a Prefeitura de Araguatins, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, que recrutou os participantes do programa bolsa família para se inscreverem nos cursos ofertados.

As aulas foram ministradas de segunda a sexta-feira, das 19h às 23h no prédio pedagógico do campus. Além da qualificação, o PRONATEC ofertou aos participantes uma bolsa auxílio para despesas como transporte.

Para a secretária municipal de assistência social e habitação, Andrea Gonzales, desde a primeira conversa foi possível perceber que o campus Araguatins do IFTO seria um grande parceiro. As dificuldades foram enfrentadas e os cursos foram realizados com sucesso.

A secretária municipal de educação, representante do prefeito de Araguatins na solenidade, Erica de Cássia, parabenizou os professores, que atuaram no programa e, destacou que era muito gratificante participar de mais uma certificação, pois onde há conhecimento, há mudança de comportamento e mudança econômica.

1463347_458087327642477_161351045_n

Já o coordenador geral de produção e pesquisa do campus Araguatins, Francisco de Assis Balbino, enfatizou que o PRONATEC tem estreitado os laços do IFTO com a comunidade. O coordenador salientou, ainda, que espera que os cursos tenham atendido as expectativas dos alunos.

Durante a solenidade, o coordenador adjunto do PRONATEC, Gilvanio Alves Pereira, anunciou que novos cursos serão ofertados no ano de 2014, pois a intenção do programa é qualificar cada vez um número maior de pessoas.

PRONATEC Araguatins

O PRONATEC foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Em Araguatins os cursos dos programas ministrados pelo campus Araguatins do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) tem como meta qualificar 680 pessoas em 2013.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

Veja quantas doses da CoronaVac cada município do Bico vai receber nesta quarta, 20

Publicado

em

Após o pedido do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO), a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) encaminhou nesta terça-feira, 19, a relação de doses da vacina CoronaVac, contra a Covid-19 que serão distribuídas aos municípios.

As doses chegam a Central de Distribuição em Araguaína no final da tarde desta terça, 19, e serão entregues aos municípios biquenses, a partir das 14h, desta quarta, 20.

Confira quantas doses cada município deve receber:

Continue lendo

Bico do Papagaio

Municípios do Bico ainda não sabem cota e quando iniciam imunização contra Covid-19

Publicado

em

Com a chegada do primeiro lote de vacinas CoronaVac, contra Covid-19, nesta segunda, 18, ao Tocantins, os municípios do Bico do Papagaio ainda não tem definida a data de inicio da vacinação e nem a quantidade de doses que serão recebidas.

É aguarda para esta terça, 19, que a Secretaria de Estado da Saúde (SES), informe as Secretaria Municipais de Saúde, cada cota.

A princípio, a SES recebeu o comunicado do Ministério da Saúde, que neste primeiro lote, seriam enviadas 29.840 doses da CoronaVac, depois, esse número cresceu para 44 mil.

As vacinas para os municípios do Bico, serão transportadas ainda nesta terça, para a Central de Distribuição, em Araguaína. De lá, os municípios farão a retirada e ficam responsáveis pela aplicação do imunizante e pela escolha das pessoas dos grupos prioritários indicados pelo Ministério da Saúde.

A CoronaVac foi desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, e está sendo produzida, no Brasil, pelo Instituto Butantan, em São Paulo. O uso emergencial da vacina foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no último domingo, 17. A agência também aprovou o uso emergencial da vacina de Oxford.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Vacinas CoronaVac para o Bico serão levadas para Centro de Distribuição em Araguaína

Publicado

em

Começou na noite desta segunda, 18, à campanha de vacinação contra a Covid-19. As três primeiras pessoas escolhidas, que pertencem aos grupos prioritários, já foram imunizadas durante a solenidade de lançamento da campanha, realizada no Laboratório Central do Estado (Lacen), em Palmas, capital do estado.

O secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini, ressaltou que as vacinas serão enviadas imediatamente para todos os municípios, sendo que o ente municipal será responsável pela aplicação do imunizante e pela escolha das pessoas dos grupos prioritários indicados pelo Ministério da Saúde.

As vacinas destinadas aos 27 municípios do Bico do Papagaio, serão enviadas ainda nesta terça, 19, para um centro de Distribuição, na cidade de Araguaína. Lá, cada município biquense fica responsável pela retirada de sua cota. “Cada município tem a responsabilidade por seus cidadãos e com as pessoas dos grupos prioritários”, frisou o secretário Edgar Tollini, ao adiantar que a expectativa é vacinar a maior parte da população tocantinense ainda neste semestre.

A CoronaVac foi desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, e está sendo produzida, no Brasil, pelo Instituto Butantan, em São Paulo. O uso emergencial da vacina foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no último domingo, 17. A agência também aprovou o uso emergencial da vacina de Oxford.

Continue lendo
publicidade Bronze