- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quinta-feira, 25 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ARAGUATINS: Mesmo após cirurgia, professor do IFTO não resiste e morre. Sepultamento será em Axixá

Mais Lidas

Sem títuloMorreu na madrugada desta terça-feira, 29, o professor doutor e agrônomo Francisco Filho da Silva, do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFTO). Francisco estava internado no Hospital São Rafael, na cidade de Imperatriz-MA, desde o final de semana, quando sofreu um acidente quando voltava de uma comemoração, em uma chácara na região do Barreiro, em Araguatins.

Francisco sofreu um aneurisma cerebral e passou por procedimento cirúrgico no domingo, 27, para a retirada de um coágulo no cérebro. Ele também foi operado de fraturas no braço e na perna. Na sequência, o professor foi levado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas não resistiu.

Amigos estavam esperançosos com a recuperação do agrônomo, que chegou a acordar e reconhecer a namorada e uma sobrinha no hospital. Contudo, os médicos alertaram sobre a gravidade do estado de saúde do professor. Francisco estava com batimentos cardíacos ainda muito altos (145 bpm) e não havia apresentado melhoras significativas.

O corpo do professor deve ser liberado no final da manhã desta terça-feira e chega à Araguatins por volta das 12h. O velório vai acontecer na residência do professor, na rua Nero Macedo, em Araguatins, a partir das 15h. Sepultamento será nesta quarta-feira, 30, às 17h, no povoado Santa Luzia em Axixá do Tocantins.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

12 Comentários

  1. Conheci esse rapaz desde sua infância. Jovem de família humilde, era um lutador que conquistou seu espaço no mercado de trabalho através de sua dedicação aos estudos. Doutor em educação (honra para poucos)
    Infelizmente perdemos esse excelente profissional da educação e uma maravilha de pessoa (quem o conhecia sabe do que estou falando). Uma perca incontestável!
    Sua família sofre essa dor, juntamente com seus amigos!
    Lamento muito essa tragédia fatal! Que Deus o tenha!

  2. Pela humildade, pela vontade de pesquisar e pela amizade que criou não só no IFTO com com todo o Bico do Papagaio, só desejo que o nosso Pai Eterno o conduza para ficar ao seu lado pois essa pessoa deixou a terra mas o seu espírito de solidariedade, companheirismo ficará marcado para sempre. Vai com Deus Francisco dessa pessoa que foi seu professor e depois passamos a ser colega de trabalho. Nossa eterna gratidão pelo o que você fez pela EAFA, a Sociedade de Fruticultura também está de luto, pois perdemos um dos maiores geneticista de mamão do Brasil, o Bico Papagaio também está de luto por essa irreparável perda só Deus para nos acalentar, pensava eu em 2015 voltar para EAFA e reencontrá-lo para concretizar o sonho do primeiro mestrado de ciências agrária do IFTO iremos continuar o seu sonho com certeza será mais difícil sem você, mais Deus vai nos ajudar. Que Nossa Senhora Aparecida interceda junto ao Pai para que você tenha uma boa estadia no Céu, pois você mecerece.
    Professor Miguel Camargo da Silva

  3. Tive o privilégio de ser amigo deste pequeno grande homem. Pequeno pela sua estatura, mas grande pela sua sabedoria ,simpatia e seu companheirismo. Professor Francisco foi um homem exemplar para qualquer jovem seguir sua trajetória de luta. Saiu do interior da cidade de Axixá-To e conseguiu chegar ao topo das graduações, e tornou-se um dos melhores pesquisadores na área de fruticultura. Um filho exemplar e proporcionava a sua família melhor qualidade de vida. Um professor que, através de suas pesquisas ia contribuir muito com o município, estado e o Brasil pena que Deus o levou tão cedo. Professor Francisco pela pessoa que era Deus vai reservar um bom lugar para ele e confortar sua família que está sofrendo muito nesse momento.
    Amigo e colega de trabalho Márcio Santana.

  4. Uma fatalidade que não entendemos ainda.. muitas saudades irá deixar nosso professor.. nunca irei esquecer de suas palavras, ao receber uma de suas provas, dizendo que o que queremos podemos alcançar, e contou sua história até chegar onde chegou(PHD), que dificuldades vamos ter, mas podemos passar com força e dedicação…. que Deus lhe acompanhe sempre professor Francisco….

  5. O Francisco continuará sendo um grande exemplo para a juventude de Sítio Novo do Tocantins, por sua origem humilde e pela grandeza de seu espírito.
    Filho de uma “quebradeira de coco, mulher corajosa de mãos calejadas pela labuta dura que garantiu o sustento do estudante Francisco. E quando foi necessário, teve a coragem de pedir aos amigos a solidariedade para a manutenção do filho querido, em Araguatins e no Rio de Janeiro.
    Aluno aplicado desde o ensino fundamental. Admirado em todas as séries que cursou. Conquistou na Escola Agrotécnica de Araguatins a admiração dos corpos discentes e docentes. Teve destes o apoio necessário para galgar a Universidade Rural do Rio de Janeiro. Lá repetiu o mesmo feito e chegou aos Estados Unidos e França. Retornou com um Pós-doutorado.
    Voltou ao Brasil e escolheu o IFTO de Araguatins. Muita gente achou estranho alguém altamente especializado vir para o Bico do Papagaio.
    Francisco sempre manifestou sua vontade de contribuir com a Região Bico do Papagaio. Comungava com as ideias do saudoso Pe. Josimo Tavares de tirar a região do estágio de ‘bolsão de miséria’. Via na agricultura familiar o caminho para a superação do quadro de pobreza da região e acreditava que seus conhecimentos, a partir de Araguatins via IFTO, abriria espaços para a inclusão de milhares de agricultores familiares no processo produtivo, contribuindo assim, para um outro modelo possível de desenvolvimento, para fazer frente aos grandes projetos, que só contribuem com o aumento das vulnerabilidades sociais.
    Tenho certeza que a semente foi lançada de Araguatins para o resto da região e do estado. E ela vai germinar!
    Aos familiares de Francisco, notadamente a sua Mãe, aos amigos, quero apresentar meus sentimentos pela morte deste amigo, companheiro e irmão.
    Eu, a Vanda, a Leticia, a Naira Gabriella, o Milhomem e a Gabriella estamos consternados com essa fatalidade. Que DEUS reserve um lugar especial, para quem lutou contra as adversidades e sempre solidário, o Francisco!
    GILBERTO MILHOMEM e Família.
    Sítio Novo do Tocantins – TO.

  6. Tive a honra de estudar junto com este grande homem na época de EAFA onde nos dois eramos alunos interno o mesmo se destacou dos demais aluno da turma e chegou ao topo, mais com a mesma simplicidade estive com ele esses dias mais nem parece ser um (PHD) eu fico muito triste por essa fatalidade mais é Deus quem determina.

  7. Professor Dr. Francisco Filho, um ser humano de caracter incontestável,com uma história de vida admirável e um profissional extremamente compromissado com sua região e com o nosso país. Perdemos um amigo e um colega de trabalho. Muita dor neste momento.Professora Clarice Barreto

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias