Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Mostra de Pesquisa Científica destaca desenvolvendo e interdisciplinaridade

Publicado

em

Na sexta-feira, 20, estudantes do ensino do ensino fundamental da Escola Arte de Crescer (EAC) de Araguatins, acadêmicos do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Unitins e Faiara promoveram a IV Mostra de Pesquisa Científica (MPEC), na (EAC), que teve como tema: “O céu é o limite”, por meio dele foram trabalhados diversos assuntos, que envolvem o Universo.

A MPEC foi a culminância do projeto titulado: “Desenvolvendo a interdisciplinaridade coma inserção de métodos científicos”, coordenado pela da servidora do IFTO, Maristela Tavares Gonçalves. Durante o desenvolvimento do projeto os acadêmicos, das licenciaturas em Ciências Biológicas e Computação do IFTO, orientaram pesquisas científicas realizadas pelos estudantes da EAC.

“Participar do projeto que resultou na MPEC é gratificante, tivemos a oportunidade de aplicar junto aos estudantes uma metodologia mais inovadora e também uma didática mais abrangente, no caso da equipe que eu coordenei utilizamos como método a sala invertida e também algumas ferramentas tecnológicas”, declarou a acadêmica do 6º período de Licenciatura em Computação, Taina da Silva.

Para a coordenadora da MPEC, Maristela Tavares Gonçalves, são vários os benefícios alcançados com o evento, entre eles: a aproximação dos estudantes do ensino fundamental ao universo científico, a preparação dos acadêmicos da licenciatura para a docência e elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Além disso, a experiência dos acadêmicos no desenvolvimento da MPEC tem resultado em publicações de trabalhos em congressos regionais e nacionais, e também, em oportunidades profissionais, pois segundo Maristela, alguns acadêmicos conseguiram inserção no mercado de trabalho, após terem habilidade profissionais reconhecidas na MPEC.

Já a estudante do 8º ano da Escola Arte de Crescer, Julia Alves dos Santos, enfatiza que a MPEC possibilitou a aquisição de novos conhecimentos, em especial, sobre o sistema solar e seus planetas e a importância da colonização do universo, uma vez que a temática desta edição do evento estava relacionada à Astronomia.

A diretora da escola Arte de Crescer, Ana Paula Silva Araújo, explica que a MPEC é um projeto de pesquisa científica que instiga os estudantes do 6º ao 9º a terem um olhar crítico sobre o mundo e as situações, além de contribuir para o desenvolvimento cognitivo deles. A diretora destaca, ainda, que os trabalhos expostos na MPEC, em algumas ocasiões, já foram apresentados em outras feiras de ciências, em virtude de sua qualidade no que se refere ao teor científico.

Vale destacar que, além das exposições dos resultados das pesquisas realizadas pelos estudantes, os visitantes tiveram acesso a: salas temáticas com simulação de vida em outros planetas, Vida Extraterrestre, Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Minicinema, Miniplanetário.

O encerramento do evento ocorreu após uma cerimônia que premiou os trabalhos, os quais foram destaques na MPEC.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

Mais seis municípios do Bico recebem maquinário do Governo e da Bancada Federal

Publicado

em

Na cerimônia de entrega de pás carregadeiras e retroescavadeiras realizada nesta quarta-feira, 8, no Palácio Araguaia, prefeitos de diversas localidades fizeram questão de externar seus agradecimentos ao governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, e à bancada federal que viabilizaram os recursos para aquisição do maquinário pesado que está sendo entregue a todos os municípios. As chaves e os documentos das máquinas foram entregues pelo Chefe do Executivo estadual. Até o momento, 98 prefeituras já receberam o maquinário.

Participaram da cerimônia de entrega do maquinário nesta quarta-feira, 8, os prefeitos de Axixá, Damião Castro; Buriti, Américo Borjão; Darcinópolis, Jackson Marinho; Riachinho, Diva Ribeiro; Sampaio, Armindo Cayres; Santa Terezinha, Professora Itelma Berlamino.

“Enquanto gestor, é uma satisfação muito grande, saber que seu trabalho vai melhorar a vida do cidadão, porque essas máquinas serão úteis na recuperação de estradas vicinais e vias urbanas e construção de algum equipamento que a comunidade esteja precisando. E esse benefício vai chegar a todas prefeituras independente do partido do prefeito, porque o foco maior de qualquer gestor deve ser a população”, reforçou o governador Mauro Carlesse.

A prefeita de Santa Terezinha, Professora Itelma Berlamino, falou de gratidão e que foco é a zona rural. “É muita gratidão que a gente tem de estar recebendo essa máquina e vamos investir nas estradas vicinais que são o nosso maior problema no município. E também na perfuração de tanques para criação de peixes para a nossa comunidade, temos uma demanda grande lá nesse sentido”, disse, citando os povoados Mamão, Risada, Fortuna, e ainda as propriedades próximas ao perímetro urbano. (Com informações de Rafael Miranda e Vania Machado/Foto: Aldemar Ribeiro

Continue lendo

Bico do Papagaio

13 mil famílias de estudantes da rede municipal do Bico recebem kits de alimentos

Publicado

em

Em um passo importante na entrega dos alimentos para as famílias dos estudantes matriculados nas redes municipais de ensino, o Governo do Tocantins realizará, nesta semana, a distribuição em sete municípios: Araguatins, Augustinópolis e Tocantinópolis, Esperantina, São Miguel do Tocantins, Carrasco Bonito e Cachoeirinha. A entrega dos alimentos para as redes municipais faz parte da política de enfrentamento ao novo Coronavírus e já foi realizada em Araguaína.

Ao todo, cerca de 13 mil kits de alimentos começam a ser entregues, nesta semana, nos municípios da região do Bico do Papagaio, extremo norte do Estado. Os alimentos já se encontram em alguns dos polos de distribuição dos municípios, que são unidades de ensino da rede estadual. As entregas para as famílias começam nesta quarta-feira, 8, nos municípios de Augustinópolis, Tocantinópolis, Araguatins e Esperantina.  

Em Augustinópolis, a entrega será feita na Escola Estadual Santa Genoveva. Em Tocantinópolis, a distribuição ocorrerá nas seguintes unidades de ensino: Colégio Estadual Professor José Carneiro de Brito; Centro de Ensino Médio Deputado Darcy Marinho; Escola Paroquial Cristo Rei e Escola Estadual Pe. Giuliano Moretti. Já em Araguatins, os polos de distribuição são: Escola Estadual Osvaldo Franco e Escola Estadual Aldinar Gonçalves Duarte. Em Esperantina, a distribuição será realizada no Colégio Estadual Joaquina Maria da Silva e na Escola Estadual Dr. Ulisses Guimarães.

A ação é realizada pelo Governo do Tocantins, por meio do engajamento das equipes da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e da Secretaria de Estado do Trabalho e do Desenvolvimento Social (Setas), com o apoio da Polícia Militar (PM) e do Corpo de Bombeiros (CBM). “Começamos esse trabalho pela rede estadual de ensino e ampliamos para a rede municipal, pois é uma preocupação do Governo do Tocantins garantir maiores expectativas para todos os tocantinenses, por isso, na educação estamos trabalhando com essas duas frentes”, ressalta a titular da Seduc, Adriana Aguiar. (Cláudio Paixão/Foto: Marcio Vieira)

Continue lendo

Bico do Papagaio

AXIXÁ: Traficante é surpreendido por policiais com mais de R$ 3 mil e maconha

Publicado

em

Uma equipe policial da cidade de Axixá, estava em deslocamento no último domingo, 5, em direção a cidade de Araguatins, pelo rodovia TO-201, quando nas proximidades do povoado Passagem Franca, observou um cidadão conduzindo uma motocicleta em atitude suspeita. Foi dado voz de parada ao motociclista, que ao ser abordado e revistado, foi encontrado quatro papelotes com maconha, um aparelho celular sansung J4 e R$ 3.091.

Imediatamente foi dado voz de prisão ao infrator, que juntamente com o material apreendido foram apresentados na Central de Flagrantes da Polícia Civil em Araguatins.

Foi constatado após consulta em banco de dados policial, que o cidadão já possui histórico desta prática delitiva na cidade de Sítio Novo.

Continue lendo
publicidade