Connect with us

Araguatins

ARAGUATINS: Município comemora 142 anos de história

Publicado

em

Hoje dia 9 de junho Araguatins comemora 142 aos de história. Com uma programação que teve inicio na sexta-feira, 5, marcada por momento cívico na praça Anselmo Guimarães, com a participação do prefeito, Rocha Miranda, vereadores, estudantes e comunidade.

Pela manhã de hoje uma grande alvorada com participação da fanfarra municipal deu o primeiro passo para uma série  de atrações distribuídas durante a programação que se estende por todo o dia. Um bolo com 142 metros foi confeccionado e servido para a população presente no cais do porto nesta manhã.

As festividades seguem durante a noite com apresentação de quadrinhas juninas, som automotivo e show com a cantora Leni Bandeira.

Fundação de Araguatins   

Araguatins primitivamente São Vicente do Araguaia, foi fundada em 9 de junho de 1868, por Vicente Bernardino Gomes, que antes residia na Colônia Militar de São João do Araguaia, no Estado do Pará, resolveu subir o Rio Araguaia e procurar um local onde pudesse fundar uma povoação.

Quando Vicente Bernardino chegou, onde hoje se desenvolve Araguatins, vicejavam frondosos pequizeiros, oitizeiros, puçazeiros e outras frutas regionais, banhadas pelo caudaloso rio Araguaia, muito piscoso e de margens fertilíssimas, onde fixou morada, acolheu trabalhadores vindos de diversas procedências, começando assim o desenvolvimento do povoado.

O nome “Araguatins”

O nome “Araguatins”, nasceu da junção dos dois rios Araguaia e Tocantins por sugestão do prefeito da época, o Sr. Antonio Carvalho Murici, tendo sido aprovado pelo Decreto nº 8.305.

Criação do Município

O Município de São Vicente do Araguaia, foi criado pela Lei nº 426 de 21 de julho de 1.913. A solenidade deu-se na residência cidadão Amaro Pereira Soares. Foi sancionada pelo Decreto nº 3.639 de 5 de março de 1.914 e instalado em 12 de novembro do mesmo ano por Decreto nº3.774.

Em 1.945, a sede do Município foi transferida para Itaguatins, pelo Presidente Getulio Vargas. Depois de três anos de transferência da sede, o Município foi criado pela segunda vez pela Lei nº 184 de 13 de outubro de 1948 tendo sido reinstalado em 1º de janeiro de 1.949. Naquela época, era Governador de Goiás o Dr. Jerônimo Coimbra Bueno.

Efetivamente Araguatins completa hoje 142 anos de história, porém de real e verdadeira emancipação política Araguatins possui 61 anos.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
15 Comments

Araguatins

ARAGUATINS: Técnicos em Agropecuária colam grau no IFTO

Publicado

em

A noite do último sábado, 10, foi especial para o Campus do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFTO), que celebrou a colação de grau de cerca de 100 estudantes do curso técnico em Agropecuária, integrado ao Ensino Médio.

A solenidade, que reuniu no Campus autoridades, amigos e familiares dos formandos, foi marcada pela emoção e alegria. Durante o evento os novos técnicos em Agropecuária proferiram o juramento e enfatizaram o sentimento de carinho e agradecimento pelo Campus Araguatins, que segundo eles proporcionou mais do que uma formação profissional, uma formação para a vida.

Na ocasião o diretor-geral do Campus, professor Décio dos Reis, destacou aos estudantes que a formatura é apenas o primeiro passo de uma nova jornada e desejou “que a ética, o respeito e a fé sejam sempre companheiras de vocês em todas as atividades que realizarem durante a vida”.  O diretor ressaltou ainda o esforço dos estudantes, lembrando que: “A persistência e a dedicação trouxeram vocês até aqui e acreditem, elas podem levá-los muito mais além. Sonhem, tenham atitude, foco e determinação, pois este é o caminho para o sucesso”.

Os formandos, que homenagearam no nome da turma o professor Mauro Gomes dos Santos, foram apadrinhados pelos professores Carla Marina da Silva e Paulo Hernandes Gonçalves. A patronesse da turma foi a prefeita do município de Augustinópolis, Maria do Carmo Alcântara. (ASCOM/IFTO)

Continue lendo

Araguatins

Araguatinense coordena plantio de espécies nativas no município de Campos Lindos

Publicado

em

Em atendimento ao pedido da Prefeitura de Campos Lindos do Tocantins, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da diretoria de Controle e Uso dos Recursos Hídricos, doou e contribuiu com o plantio de 660 mudas de espécies nativas do cerrado tocantinense. A ação ocorreu entre os dias 26 e 30 de dezembro, no perímetro urbano do município, sob o comando do araguatinense Maurivan Braga de Almeida, responsável direto por esse tipo de ação no Naturatins. (mais…)

Continue lendo

Araguatins

ARAGUATINS: AD realiza batismo antes a virada de ano

Publicado

em

Cinco integrantes pertencentes as congregações da igreja Assembléia de Deus (CIADSETA) em Araguatins, desceram as águas batismais na manhã do sábado, 31, ultimo dia de 2011, no balneário do Antonio Guedes, localizado no povoado Transaraguaia. (mais…)

Continue lendo
publicidade Bronze