Connect with us

Araguatins

ARAGUATINS: Nairton disputa reitoria do IFTO. Estudantes denunciam reitora

Publicado

em

O atual diretor geral do IFTO – Instituto Federal de Ciências e Tecnologia campus Araguatins(antiga EAFA), Francisco Nairton do Nascimento, disputa a indicação de funcionário, professores e alunos da instituição para ser o novo reitor da instituição. Marcada para o próximo dia 23 a eleição tem dois concorrentes, Nairton e a atual reitora Maria da Glória dos Santos Laia.

A eleição se com uma serie de denuncias feitas por Luan Jácomo Oliveira de Souza, atual presidente do grêmio estudantil da instituição, que afirma uma serie de irregularidades e falta de lisura na condução do processo eleitoral da instituição.

Luan afirma que a atual reitora Maria da Glória vem fazendo campanha desde o momento em que assumiu a reitoria por indicação do Ministério da Educação e não por eleição. O período de campanha, elencado pela comissão eleitoral central, presidida pela representante dos docentes, Eliana Satie Sato, teve inicio nesta segunda-feira, 8, e vai até o próximo dia 20.

Professores estariam em campanha

Os alunos denunciaram que alguns professores ligados a reitoria não estão dando aula, alem de fazer campanha em nome da reitora Maria da Gloria dos Santos Laia. “Na semana passada um pró-reitor, que dá aula lá na escola, não deu aula e entrou na sala e começou a falar da professora Maria da Gloria”pontuou Willyma.

Eles continuaram a pontuar que pró-reitores não trabalharam na última segunda-feira, 8, e estavam fazendo campanha para a reitora. “O artigo 22 do regulamento diz que nenhuma pessoa que possui cargo de direção pode fazer campanha. Ontem o diretor do Campus não trabalhou, a pró-reitora de extensão não trabalhou, o pró-reitor de administração não trabalhou e a pró-reitora de assuntos comunitários também não trabalhou, ou seja, a equipe dela toda estava mobilizada na campanha”, argumentou o presidente do grêmio estudantil

Os alunos ressaltaram que o grêmio que ser imparcial e querem que a instituição tenha aulas. “A gente não ta apoiando nenhum candidato, o que a gente quer e que a escola tenha aula, a escola ta parada, os professores não estão indo na sala de aula. A gente encontra o professor no Campus, mas não o encontra na sala”.

Prestação de contas

Outro ponto abordado pelo grêmio e que não é feita uma prestação de contas para os alunos e servidores da instituição sobre os gastos da reitoria e que as contas da atual reitora ainda não foram aprovadas pelo Tribunal de Contas da União – TCU.

Peso nas eleições

O sistema eleitoral da IFTO é divido por segmentos, sendo divididos os votos de alunos, servidores e professores. Cada segmento equivale a um terço do resultado.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
6 Comments

Araguatins

ARAGUATINS: Técnicos em Agropecuária colam grau no IFTO

Publicado

em

A noite do último sábado, 10, foi especial para o Campus do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFTO), que celebrou a colação de grau de cerca de 100 estudantes do curso técnico em Agropecuária, integrado ao Ensino Médio.

A solenidade, que reuniu no Campus autoridades, amigos e familiares dos formandos, foi marcada pela emoção e alegria. Durante o evento os novos técnicos em Agropecuária proferiram o juramento e enfatizaram o sentimento de carinho e agradecimento pelo Campus Araguatins, que segundo eles proporcionou mais do que uma formação profissional, uma formação para a vida.

Na ocasião o diretor-geral do Campus, professor Décio dos Reis, destacou aos estudantes que a formatura é apenas o primeiro passo de uma nova jornada e desejou “que a ética, o respeito e a fé sejam sempre companheiras de vocês em todas as atividades que realizarem durante a vida”.  O diretor ressaltou ainda o esforço dos estudantes, lembrando que: “A persistência e a dedicação trouxeram vocês até aqui e acreditem, elas podem levá-los muito mais além. Sonhem, tenham atitude, foco e determinação, pois este é o caminho para o sucesso”.

Os formandos, que homenagearam no nome da turma o professor Mauro Gomes dos Santos, foram apadrinhados pelos professores Carla Marina da Silva e Paulo Hernandes Gonçalves. A patronesse da turma foi a prefeita do município de Augustinópolis, Maria do Carmo Alcântara. (ASCOM/IFTO)

Continue lendo

Araguatins

Araguatinense coordena plantio de espécies nativas no município de Campos Lindos

Publicado

em

Em atendimento ao pedido da Prefeitura de Campos Lindos do Tocantins, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da diretoria de Controle e Uso dos Recursos Hídricos, doou e contribuiu com o plantio de 660 mudas de espécies nativas do cerrado tocantinense. A ação ocorreu entre os dias 26 e 30 de dezembro, no perímetro urbano do município, sob o comando do araguatinense Maurivan Braga de Almeida, responsável direto por esse tipo de ação no Naturatins. (mais…)

Continue lendo

Araguatins

ARAGUATINS: AD realiza batismo antes a virada de ano

Publicado

em

Cinco integrantes pertencentes as congregações da igreja Assembléia de Deus (CIADSETA) em Araguatins, desceram as águas batismais na manhã do sábado, 31, ultimo dia de 2011, no balneário do Antonio Guedes, localizado no povoado Transaraguaia. (mais…)

Continue lendo
publicidade Bronze