Connect with us

Araguatins

ARAGUATINS: Naturatins realiza última soltura de quelônios na praia do Falcão

Publicado

em

Cerca de 14 mil tartarugas-da-amazônia e tracajás foram inseridos no rio Araguaia no município de Araguatins por meio do Projeto Quelônios do Tocantins, ação que visa a preservação dessas espécies na Bacia Tocantins/Araguaia. O trabalho de conservação e preservação foi dividido nas duas bases de monitoramento do projeto no município.

Nesta última etapa foram soltos seis mil quelônios na praia do Falcão. As ações foram coordenadas pela equipe da Unidade Regional do Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins de Araguatins, envolvendo representantes e a comunidade local. Na primeira etapa da soltura na base de monitoramento da região foram soltos oito mil quelônios na praia do Angical.

Na ocasião, participou da soltura o presidente do Naturatins, Stalin Junior, que afirmou ser uma grande satisfação ver de perto o envolvimento da comunidade na preservação das espécies, uma vez que sua gestão está pautada na conservação da fauna e flora tocantinense.

Segundo o gerente da unidade, Mauro Antonio, desde o final do mês de maio as equipes técnicas estão atuando no acompanhamento dos animais, que consiste na identificação das covas, cuidados com a desova e monitoramento dos ovos e filhotes.

Nesta etapa houve um diferencial. A equipe da unidade realizou educação ambiental com estudantes da rede municipal e estadual de ensino. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a base de monitoramento e ter noções ambientais quanto à preservação da espécie.

Satisfeita em participar da soltura e ainda conhecer o Projeto Quelônios, a aluna Emili Benício dos Santos, 8 anos, disse que quer estar na próxima soltura e ressaltou ainda que vai levar o que aprendeu aos amigos e familiares. 

O projeto, que este ano completou 14 anos de atuação, já soltou mais de 800 mil filhotes. Ações que contribuíram para que os animais saíssem, em 2003, da lista de espécies ameaçadas a extinção.

Parceiros do Projeto em Araguatins

Apoiam o projeto a Cerealista Castanheira, Noble Invest, Egesa Emgenharia, Prefeitura municipal de Araguatins, Sinobras, Araguaia Center, Cerealista Araguatins, Pontal Materiais de Construção, Cosipar, Tobasa, Auto Posto Goiás, Cerâmica Taguatins, Auto Posto Sat, Aquiles da Areia e Veneza Comércio de Carnes. (Fábio Souza – Foto: Cezar Paparazzo)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
1 Comment

Araguatins

ARAGUATINS: Técnicos em Agropecuária colam grau no IFTO

Publicado

em

A noite do último sábado, 10, foi especial para o Campus do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFTO), que celebrou a colação de grau de cerca de 100 estudantes do curso técnico em Agropecuária, integrado ao Ensino Médio.

A solenidade, que reuniu no Campus autoridades, amigos e familiares dos formandos, foi marcada pela emoção e alegria. Durante o evento os novos técnicos em Agropecuária proferiram o juramento e enfatizaram o sentimento de carinho e agradecimento pelo Campus Araguatins, que segundo eles proporcionou mais do que uma formação profissional, uma formação para a vida.

Na ocasião o diretor-geral do Campus, professor Décio dos Reis, destacou aos estudantes que a formatura é apenas o primeiro passo de uma nova jornada e desejou “que a ética, o respeito e a fé sejam sempre companheiras de vocês em todas as atividades que realizarem durante a vida”.  O diretor ressaltou ainda o esforço dos estudantes, lembrando que: “A persistência e a dedicação trouxeram vocês até aqui e acreditem, elas podem levá-los muito mais além. Sonhem, tenham atitude, foco e determinação, pois este é o caminho para o sucesso”.

Os formandos, que homenagearam no nome da turma o professor Mauro Gomes dos Santos, foram apadrinhados pelos professores Carla Marina da Silva e Paulo Hernandes Gonçalves. A patronesse da turma foi a prefeita do município de Augustinópolis, Maria do Carmo Alcântara. (ASCOM/IFTO)

Continue lendo

Araguatins

Araguatinense coordena plantio de espécies nativas no município de Campos Lindos

Publicado

em

Em atendimento ao pedido da Prefeitura de Campos Lindos do Tocantins, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da diretoria de Controle e Uso dos Recursos Hídricos, doou e contribuiu com o plantio de 660 mudas de espécies nativas do cerrado tocantinense. A ação ocorreu entre os dias 26 e 30 de dezembro, no perímetro urbano do município, sob o comando do araguatinense Maurivan Braga de Almeida, responsável direto por esse tipo de ação no Naturatins. (mais…)

Continue lendo

Araguatins

ARAGUATINS: AD realiza batismo antes a virada de ano

Publicado

em

Cinco integrantes pertencentes as congregações da igreja Assembléia de Deus (CIADSETA) em Araguatins, desceram as águas batismais na manhã do sábado, 31, ultimo dia de 2011, no balneário do Antonio Guedes, localizado no povoado Transaraguaia. (mais…)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze