Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Novas técnicas no ensino de Biologia são levadas a rede pública

Publicado

em

Potencializar a didática nas aulas de Ciências/Biologia, por meio da utilização de técnicas de baixo custo. Com essa ideia foi elaborado o projeto de extensão voltado à montagem de pequenos artrópodes (Classe Insecta) em lâminas permanentes como apoio pedagógico em aulas de Ciências e Biologia na rede pública de ensino de Araguatins.

Dessa forma, com o apoio do material didático construído, o professor será capaz de envolver o aluno em investigações que resultem em um estudo mais detalhado dos insetos presentes em cada lâmina, onde, de posse de informações relevantes, ele poderá envolver o aluno de maneira mais criativa, despertando nele a prática da reflexão, contextualização e conhecimento científico.

A iniciativa é do Campus Araguatins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), em parceira com a Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Araguatins. O projeto tem como metodologia a oferta de cursos gratuitos de formação continuada a professores da rede básica de ensino. Sendo oferecidas 15 vagas para cada uma das quatro turmas do curso, que é ministrado no laboratório de Biologia do Campus Araguatins, com 8h de duração. A primeira aula do curso foi ministrada na terça-feira, 29.

A professora do Campus Araguatins e coordenadora do projeto, Juliana Barros, explica que a técnica apresentada no curso, é simples e de fácil execução nas escolas, uma vez que ela utiliza materiais alternativos. Juliana destaca, ainda, que a técnica foi estudada e testada pelos alunos da licenciatura em Ciências Biológicas, que são responsáveis por ministrar o curso.

“Temos um quadro de professores que atuam há bastante tempo na rede e precisam de formação continuada, então nós abraçamos esse projeto, achamos muito louvável a proposta da professora Juliana e dos acadêmicos. Nós acreditamos, que esse curso possibilitará uma melhoria nas nossas aulas”, declarou a assessora técnica na área de Ciências da Natureza da DRE, Vânia da Silva Ramos.

Como resultado espera-se que projeto seja produtivo no que diz respeito à prática de formação continuada de professores da região, de modo que o ensino de Ciências/Biologia seja tratado não somente como uma disciplina e sim como um processo social de construção e aquisição de conhecimentos aprimorados às novas técnicas didáticas de ensino/aprendizagem, tendo como público-alvo alunos e comunidade, visto que o conhecimento aprofundado de um determinado grupo de insetos patógenos, poderá favorecer o professor na disseminação do seu conhecimento.

 Colaboradores do projeto

São colaboradores do projeto os professores: Danilo Henrique Matta, Juliana Barros e os acadêmicos do curso de Ciências Biológicas: Núbia Dias Correia, Gleyciane Torres Fernandes, Dayane Brandão Soares, Cleiton Belizário Neto e Wanderson Felipe Gonçalves.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

AGUIARNÓPOLIS: Adolescente de 17 anos morre após ser esmagado por caminhão

Publicado

em

Um adolescente de 17 anos morreu após ser esmagado por caminhão no posto fiscal de Aguiarnópolis, na região do Bico do Papagaio. Ian Ferreira Marquinho de Souza estaria dormindo embaixo do veículo e foi atropelado quando o caminhoneiro decidiu seguir viagem no início da manhã desta sexta-feira (26).

De acordo com a Polícia Militar, testemunhas que informam que o adolescente trabalha no local batendo pneus de caminhões – forma utilizada para encontrar pneus furados. O jovem foi visto por volta das 5h10 tomando um café e depois teria entrado embaixo de um caminhão prancha carregando um guindaste.

Pouco tempo depois, por volta de 5h50, o motorista do caminhão teria saído com o veículo sem saber da presença da vítima sob o veículo. O adolescente acabou sendo atropelado e arrastado por cerca de 10 metros. O corpo ficou esmagado.

A perícia esteve no local do acidente e o corpo foi recolhido pelo Instituto Médico Legal. A PM foi chamada e registrou a ocorrência, mas informou que não conseguiu localizar o motorista do caminhão. (G1)

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Araguatinense é morto em Parauapebas

Publicado

em

Por volta de 1h30 desta sexta, 26, o araguatinense Cleyton Martins Nogueira, foi morto na cidade de Parauapebas, na região de Carajás, estado do Pará. O crime ocorreu no Bairro Altamira.

Segundo informações da 20ª Seccional de Polícia Civil, Cleyton foi golpeado com várias perfurações de arma branca (faca). Ele estava em um bar acompanhado de sua namorada de prenome Daniela, momento em que de acordo com testemunhas, o ex-companheiro dela iniciou uma discussão. Após a briga, o ex de Daniela saiu e retornou um tempo depois com uma faca nas mãos e desferiu vários golpes na vítima que tentou correr, mas não teve chances e acabou morrendo.

A Polícia tenta encontrar o autor do homicídio.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Homem furta retrovisor de moto, é flagrado por videomonitoramento e preso

Publicado

em

A Polícia Militar realizou a prisão de um homem de 26 anos na noite desta quinta-feira, 25, acusado de furtar um retrovisor de uma motocicleta que se encontrava estacionada no Centro da cidade de Araguatins, no Bico do Papagaio. A PM chegou ao acusado através das câmeras de videomonitoramento.

As primeiras imagens flagrando o momento exato em que o autor retirava o objeto do veículo da vítima foram captadas pelas câmaras de segurança de uma loja instaladas próximo ao local.

Através do registro de imagens das câmeras de alta resolução do sistema de videomonitoramento instalado na cidade e monitorado na sede do 9º Batalhão da PM (9º BPM), os policiais militares checaram os dados da moto e do autor e descobriram que o indivíduo morava em São Sebastião do Tocantins, também no Norte do Estado. O homem estava em sua residência quando acabou preso pelos militares do destacamento da PM em Buriti.

O autor e o acessório furtado foram apresentados na Central de Flagrantes em Araguatins para as devidas providências.

Resultados do videomonitoramento desde a implantação da nova tecnologia

Graças a esse sistema de videomonitoramento instalado em Araguatins, a PM já conseguiu prender diversos autores de variados crimes praticados na cidade, bem como, a apreensão de objetos recuperados nas ações.

Entre as ocorrências de destaque, estão a apreensão de um menor flagrado nitidamente pelas câmeras quando roubou o aparelho celular de uma vítima com uso da força física e saiu correndo. As imagens captadas mostraram o rosto do menor, facilitando com que a PM chegasse de imediato até ele.

Outra ocorrência que ganhou destaque na mídia foi a prisão de um homem que estava com uma arma de fogo na cintura no Cais do Porto. Da central, a PM constatou o comportamento estranho do homem que constantemente colocava a mão na cintura. Os militares constaram que era uma arma e sem saber que estava sendo monitorado, o autor foi abordado,acabou preso e a arma apreendida.

Continue lendo
publicidade Bronze