Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Novo Fórum é inaugurado e garante mais estrutura à Comarca

Publicado

em

araguatins09

A Comarca de Araguatins recebeu, nesta segunda-feira, 25, a obra do novo Fórum de Justiça no município. Uma estrutura ampla e moderna que foi entregue pela presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembarcadora Ângela Prudente e pela diretora do Foro juíza Nely Alves.

araguatins08

A inauguração foi acompanhada por juízes de diversas comarcas do Estado, integrantes do sistema de justiça, servidores, autoridades e comunidade em geral. Na abertura houve hasteamento das bandeiras ao som da Orquestra Som do Evangelho, da igreja Assembleia de Deus. Em seguida foi realizado o desenlace de fita inaugural e descerramento da placa oficializando a entrega da obra.

Servidor José Ribamar falando da história da Comarca de Araguatins

Servidor José Ribamar falando da história da Comarca de Araguatins

O novo Fórum era um anseio do Judiciário, servidores e comunidade que há anos eram acomodados em locais com pouca estrutura, como lembrou o servidor José Ribamar Souza da Silva, ao falar da história da Comarca de Araguatins. “Iniciamos numa sala na prefeitura, um prédio antigo que nos protegia apenas do sol. Obrigada desembargadora Ângela por essa nova Casa”, declarou Silva em nome de todos os servidores da Comarca.

Diretora do Foro, juíza Nely Alves da Cruz

Diretora do Foro, juíza Nely Alves da Cruz

Para a diretora do Foro, juíza Nely Alves da Cruz, a entrega da obra é a realização de um sonho. “Passar para um prédio igual a esse é uma benção de Deus. Uma realização para o Judiciário e para toda a comunidade”, afirmou a juíza durante sua fala na inauguração. O também juiz da Comarca, José Carlos Tajra Reis Júnior, aproveitou sua fala para parabenizar a presidência do TJTO por conseguir entregar a obra em curto espaço de tempo.

araguatins02

O presidente da Associação dos Magistrados do Tocantins (asmeto), juiz Helvécio de Brito Maia Neto, falou da importância da nova estrutura para o Judiciário e principalmente para a comunidade. “Essa obra, mais que para os juízes é para o povo, para essa comunidade que merece mais conforto”, declarou.

A nova estrutura foi comemorada também pelo Ministério Público, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil, representados no evento pelo promotor Adriano Zizza Romero, o defensor Público-Geral Marlon Costa Luz Amorim e pelo presidente da OAB, Epitácio Brandão.

Presidente da Câmara, Rômulo Ferreira, entregando Moções de Aplausos

Presidente da Câmara, Rômulo Ferreira, entregando Moções de Aplausos

Também durante a inauguração, o presidente da Câmara de Araguatins, Rômulo de Souza Ferreira, entregou para a presidente do TJTO e para a diretora do Foro Moções de Aplausos, aprovadas por unanimidade pela Casa de Leis municipal.

Desembargadora Ângela Prudente

Desembargadora Ângela Prudente

Ao discursar a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Ângela Prudente, agradeceu aos parceiros como a Prefeitura de Araguatins, juízes e servidores da Comarca. E afirmou, “Estamos dando um importante passo, no sentido de melhor servir à população tocantinense. Estamos sim conscientes que é aqui na 1º instância que o serviço da Justiça é visualizado, sonhado, esperado e concretizado por todos os cidadãos”.

Dispositivo de Honra

Além da presidente do TJTO e da diretora do Foro, integraram o dispositivo de honra: o prefeito municipal de Araguatins Lindomar Lisboa Madalena, o deputado estadual Amélio Cayres, representando a Assembleia Legislativa, o presidente da Câmara Municipal de Araguatins, vereador Rômulo de Sousa Ferreira, o promotor de Justiça da Comarca de Araguatins, Adriano Zizza Romero, representando a procuradora-geral de Justiça, Vera Nilva Álvares Rocha Lira. Também participaram o defensor Público-Geral, Marlon Costa Luz Amorim, o juiz membro do Tribunal Regional Eleitoral, João Olinto Garcia de Oliveira, representando a presidente, desembargadora Jacqueline Adorno,  juiz do Foro Trabalhista de Araguaína, Renato Vieira de Faria e presidente da OAB – seccional Tocantins, Epitácio Brandão Lopes , presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins – Asmeto, Helvécio de Brito Maia Neto.

Homenagens

Ao fim da solenidade a desembargadora Ângela Prudente homenageou a diretora do Fórum de Araguatins, Nely Alves da Cruz e a servidora mais antiga da Comarca, Maria Fátima Oliveira Souza. Já a juíza Nely prestou homenagens para o advogado Renato Jácome, pelos mais de 30 anos de atuação na região de Araguatins, e a advogada Míriam Nazário, pelos serviços na região.

Novo Fórum

A nova estrutura foi erguida num terreno de 2.025,00 m², sendo 883,10m² de área construída. O prédio está localizado na Avenida Araguaia, lote 2, quadra 89-B, esquina com a Rua A-02, no centro de Araguatins e vai abrigar três varas, três gabinetes e um Tribunal do Júri com 79 lugares. A Comarca de Araguatins é composta, além do município sede, os distritos judiciários de Buriti do Tocantins, Natal e São Bento.

araguatins10

O local tem espaço também para a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB e Ministério Público Estadual. A estrutura garantirá a partir de agora mais comodidade aos envolvidos e eficiência aos serviços prestados pela Justiça. O Fórum foi entregue também com mobiliário e equipamentos de informática novos.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
1 Comment

Bico do Papagaio

Imagens de flat e boate contradizem depoimento de modelo que acusa Irajá de estupro

Publicado

em

A pedido da defesa do senador Irajá Abreu, a boate Café de la Musique e o hotel La Residence entregaram à Justiça de São Paulo imagens que mostram o parlamentar acompanhado da modelo Hellen Haas na noite do último dia 22 e também da madrugada do dia 23.

Ao acusar Abreu de estupro, a modelo alegou ter sofrido um “apagão” e recobrado a consciência “já com o investigado em cima de si, mantendo conjunção carnal”.

Ao se manifestar nos autos do inquérito, o advogado Daniel Bialski afirma que a versão de Haas “não condiz com a realidade”.

“Todas as imagens de CFTV requisitadas, de todos os locais em que estiveram naquela data, revelam justamente o contrário, ou seja, de que eles chegaram de mãos dadas, caminhando tranquilamente, e, mais que isso, mostrando que ela manuseara seu celular, conduta incompatível com alguém que estaria alegadamente sem a capacidade e  discernimento de seus atos.”

O advogado acrescenta que o exame de corpo de delito de Irajá também rebate a tese de que houve luta corporal e que a modelo se recusou a entregar o celular, cujo conteúdo pode ajudar a “esclarecer detalhes ainda não totalmente esclarecidos” do episódio. (O Antagonista)

Continue lendo

Bico do Papagaio

RIACHINHO: Saúde oficializa primeira morte por Covid-19

Publicado

em

Nesta sexta, dia 27, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), oficializou por meio de seu Boletim Epidemiológico, a primeira morte por Covid-19, no município de Riachinho, no Bico do Papagaio.

A vítima é um homem de 67 anos, com hipertensão. Ele morreu em 22 de agosto no Hospital Regional de Araguaína.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: 4 nomes são cotados para disputar presidência da Câmara

Publicado

em

Com quase 70% de mudança para a próxima legislatura na Câmara Municipal de Araguatins e o aumento de 11 para 13 cadeiras, promete acirrar a disputa pelo comando da Casa de Leis.

Quatro nomes são cotados para disputar a presidência do Parlamento Municipal, para o biênio 2021/2022. Os novatos Antônio Evangelista (SD) e Roberto Pires (SD), o ex-presidente Rômulo Ferreira (REPUBLICANOS), que volta à Câmara na próxima legislatura e o atual presidente Darlan Pernambuco (DEM).

A eleição acontece dia 1ª de janeiro, logo após a posse dos parlamentares.

Nos bastidores, a informação é que a opinião de Aquiles da Areia (PP), prefeito eleito, deve ser determinante na escolha e deve ser o primeiro teste da composição de sua base na Câmara.

Continue lendo
publicidade Bronze