Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Oficina de Escrita aborda principais gêneros acadêmicos

Publicado

em

O Câmpus Araguatins da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) deu início na semana passada, via Google Meet, à ação extensionista de oficinas “Escrita Acadêmica e suas potencialidades”, destinada aos discentes dos cursos de licenciatura em Pedagogia e Letras. A ação também contempla acadêmicos de Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Participaram da videoconferência, o diretor do Câmpus, Sérgio Mendes Anchieta Marinho; a assessora pedagógica, Ana Irene Carneiro Borges Lucena; o coordenador de Letras, Victor Fernandes Borges; a coordenadora de Pedagogia, Aquenubia Gonçalves da Silva; a organizadora e mediadora do evento, professora doutora Tania Regina Martins Machado; e o palestrante, professor doutor Adair Bonini, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O ciclo de oficinas “Escrita Acadêmica e suas potencialidades” é uma proposta interdisciplinar voltada para os cursos de Letras e Pedagogia do Câmpus Araguatins, e visa incentivar o letramento acadêmico/científico, abordando os principais gêneros acadêmicos, suas estruturas e funcionalidades, bem como o conhecimento das características da escrita acadêmica, seja na produção oral ou escrita. Segundo os organizadores, serão realizados quatro encontros nesta primeira oficina do ciclo.

Nesse primeiro encontro, o professor doutor Adair Bonini ministrou sobre “O resumo acadêmico e a construção da voz autoral”, problematizando sobre os desafios que o graduando enfrenta ao identificar e se referir com propriedade sobre as diferentes vozes que compõem um texto acadêmico, exercício que envolve diferentes sentidos e requer o desenvolvimento da criticidade.

A segunda oficina ocorrerá no dia 29 de abril, com a participação do professor doutor Carlos Borges da Silva Júnior (UFT), e abordará “As práticas acadêmicas e seus gêneros na formação da identidade no ensino superior”. A terceira oficina será no dia 14 de maio, com o professor doutor João de Deus Leite (UFT), e trará o tema “Discurso, arquivo e estágio supervisionado de Língua Portuguesa”.

A quarta e última oficina será realizada no dia 21 de maio, com a professora doutora Tania Regina Martins Machado (Unitins), que discutirá os “Gêneros acadêmicos: conhecendo suas configurações e funcionalidades”.

Para o coordenador de Letras, professor Victor Fernandes, “esta ação vai ao encontro da necessidade de aperfeiçoar e estimular a produção escrita dos acadêmicos, pois todo este trabalho minucioso que cada professor faz e consubstancia a prática de escrita acadêmico-científica contribuirá para que o processo de escrita se torne um hábito investigativo e prazeroso. Como já deixou registrado Rubens Alves: Todo texto é uma partitura musical. As palavras são as notas. Se aquele que lê é um artista, se ele domina a técnica, se ele desliza sobre as palavras, se ele está possuído pelo texto, a beleza acontece”.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Caminhão boiadeiro tomba na TO-126

Publicado

em

Um caminhão de transporte de animais tombou na rodovia TO-126, no trecho que liga os municípios de Tocantinópolis e Maurilândia, próximo à entrada da Aldeia Mariazinha na reserva indígena Apinagé, no Bico do Papagaio. O veículo estava carregado com 20 animais.

O motorista identificado como Antônio Carlos Sousa e Silva, foi socorrido por indígenas e levado para atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Tocantinópolis.

Parte dos animais morreram. (Imagens Tocnotícias)

Continue lendo

Bico do Papagaio

Três mortes por Covid no Bico foram oficializadas no final de semana

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), oficializou óbitos em três municípios do Bico do Papagaio, durante o final de semana. As mortes foram em Axixá, Buriti e Sampaio.

Vítimas:

Mulher, 54 anos, residente em Axixá do Tocantins. Comorbidades: não relatado. Óbito em 22/04/21 no Hospital Geral de Palmas.

Mulher, 44 anos, residente em Buriti do Tocantins. Comorbidades: doença cardiovascular crônica. Óbito em 21/07/21 no Hospital Regional de Augustinópolis.

Homem, 53 anos, residente em Sampaio. Comorbidades: não relatada. Óbito em 13/05/21 no Instituto Sinai.

Agora segundo a SES, Axixá soma 21 mortes, Buriti 19 e Sampaio 10.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Veja as vagas de emprego no SINE para esta segunda, 2

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO
Veja as vagas de emprego em Araguatins e outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze