- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, 20 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ARAGUATINS: Orientação e formação são destaque do Projeto Agenda Cidadã

Mais Lidas

Momento de apresentação de painéis

“Muitas vezes o gestor erra por falta de orientação e é por isso que o Tribunal de Contas está aqui, para nos guiar”, enfatizou o presidente da Câmara Municipal de Araguatins, vereador Cláudio Santana, anfitrião do Projeto Agenda Cidadã no Bico do Papagaio. O encontro foi realizado nesta terça-feira, 17, no prédio do poder legislativo do município.

A preocupação do vereador foi baseada no número de agentes públicos que respondem a processos administrativos no Tocantins. “Dos 139, cerca de 80 gestores foram processados por irregularidades. Isso se deve, por vezes, por falta de orientação”, destacou o presidente da Câmara de Araguatins em seu pronunciamento.

O conselheiro presidente do Tribunal de Contas, Severiano Costandrade deu as boas vindas aos participantes e enfatizou: “Nossa função é sermos transparentes e estamos aqui, à disposição dos cidadãos para tirar dúvidas sobre gestão. Entendemos que precisamos promover uma evolução na administração pública e, por isso, viemos aqui. Para estarmos mais próximos dos municípios”.

Auditor Parsondas Martins Viana, conselheiro presidente do TCE, Severiano Costandrade e presidente da Câmara, vereador Claúdio Santana

“Nossa missão é fazer com que os recursos sejam aplicados corretamente. O TCE é amigo do gestor, quer apenas orientá-lo para que sua administração seja da melhor forma possível”, afirmou o procurador-geral de contas, Oziel Pereira dos Santos.
Já o auditor Parsondas Martins Viana, que substituiu o relator da regional, enfatizou os programas que o TCE dispõe para a participação da sociedade na fiscalização dos recursos públicos: “O Tribunal tem provado a capacidade de interação que pretende promover e conquistado espaço com a realização de diversos programas, como o TCE de Portas Abertas e o TCE Com Você na Escola”.

Formap

Em seu pronunciamento na abertura solene do encontro, o presidente Severiano Costandrade chamou a atenção dos participantes para o Programa de Formação de Agentes Públicos – Formap. “As informações que os nossos técnicos passam nas capacitações do Formap são extremamente importantes para a boa administração pública. O curso é totalmente via web e gratuito e as inscrições vão até o dia 26 de abril”, convidou o presidente.
Durante todo o dia, foram ministradas palestras sobre Controle Social, As Principais Irregularidades Verificadas pelo Controle Externo, Acompanhamento do Cumprimento de Decisões, Implementação da Lei Geral para Micros e Pequenas Empresas e Formap.

Depoimentos

“Levo para a prefeitura muitas informações para o bom uso dos recursos”, afirmou a prefeita de Augustinópolis, Carmem de Alcântara. O representante da comunidade quilombola, Jorlando Ferreira Rocha, concordando com a gestora de Augustinópolis, frisou que “os dados sobre Controle Social são muito interessantes. É muito importante para o Bico do Papagaio se atentar para a participação social na fiscalização”.

Já o vereador de Araguatins, Gledes Pereira, disse que foi a primeira vez que viu “um órgão de controle externo nesta perspectiva, perto da comunidade, se preocupando com a orientação do povo. Isso é fundamental”, destacou.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias