- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, 29 / março / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ARAGUATINS: Pesquisa destaca importância econômica do Rio Araguaia para população ribeirinha

Mais Lidas

Pesquisadora da rede estadual do Tocantins, professora Ana Claudia Barbosa da Silva, durante apresentação de uma parte de sua pesquisa de mestrado no XIII Enpec – Foto: Rhenan Cauê Barbosa Batista / Arquivo pessoal

Com a temática ‘Poluição do Rio Araguaia, como questão sociocientífica por meio de estudos de casos’, a pesquisadora e professora do Colégio Estadual Osvaldo Franco, de Araguatins, Ana Claudia Barbosa da Silva, apresenta nesta quarta-feira, 29, durante o XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (Enpec), uma etapa de sua pesquisa de mestrado, que está sendo desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Norte do Estado do Tocantins (UFNT).

Considerado o maior evento de educação do país, o Enpec é um encontro bienal promovido pela Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (Abrapec) e neste ano tem como tema ‘A centralidade da pesquisa em educação em ciências em tempos de movimentos de não ciência: interação, comunicação e legitimação’. 

A mestranda Ana Claudia Barbosa da Silva destaca que o interesse pela pesquisa surgiu da compreensão sobre a importância econômica do Rio Araguaia para a população ribeirinha, mediante o crescimento do turismo da microrregião do Bico do Papagaio, Norte do Estado do Tocantins, em específico no município de Araguatins.


A metodologia, aplicada através de uma sequência didática com 10 aulas, foi realizada durante o 2º bimestre de 2021, junto aos estudantes do 9º ano do ensino fundamental, com o objetivo de não só chamar atenção para o problema da poluição no Rio Araguaia, como também instigar a formação sociopolítica. 

“O objetivo é construir conhecimento que projete decisões em ações locais. Dessa forma, incluímos os estudantes como protagonistas e os engajamos em causas socioambientais, com ações capazes de fazer a diferença, positivamente, frente aos impactos locais e globais”, destacou a pesquisadora. 

O XIII Enpec teve início na segunda-feira, 27, e termina nesta sexta-feira, 1º de outubro. Os interessados ainda podem acompanhar pelo site http://www.enpec2021.com.br/evento-online/ ou acessar os vídeos que ficarão disponíveis após o término do encontro, com possibilidade de emissão de certificados aos participantes, acesse o link acima e confira as normas. (Juliana Carneiro)

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias