Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Polícia incentiva produção de artesanato por detentos

Publicado

em

Através de uma iniciativa que tem tido o apoio e respaldo da comunidade, a Polícia Civil em Araguatins, tem incentivado os detentos que cumprem pena na Cadeia Pública do município, a confeccionarem peças de artesanatos e utensílios variados com a finalidade de gerar renda e ocupar o tempo ocioso deles no cárcere.

Produtos como bolsas, bonés, porta-retratos, porta joias, cofres, cestas de frutas e demais utensílios tem sido produzidos por aproximadamente sete detentos de forma ininterrupta há mais de um ano. Após ficarem prontos, são disputados por membros da comunidade Araguatinense que os tem adquirido cada vez mais.

Segundo a Dona de Casa Jeruza da Silva Santos, saber que seu filho, mesmo preso, tem sido capaz de produzir peças maravilhosas e ganhar o seu dinheiro de forma honesta é muito importante e tem sido motivo de muito orgulho, pois, de acordo com ela, isso prova que o rapaz de 22 anos e preso há quatro, tem plenas condições, quando terminar de cumprir sua pena, de ser reintegrado à sociedade.

“Ele não sabia fazer artesanato quando estava em liberdade, portanto foi uma grande surpresa descobrir que ele aprendeu a fazer as peças aqui e que esse processo tem tido total apoio dos policiais civis da delegacia. Eu acho melhor que faça alguma coisa para ocupar a mente, do que simplesmente ficar aqui à toa pensando coisas ruins”, concluiu Dona Geruza.

O delegado Regional Carlos Alberto T. de Castro, vê uma ótima oportunidade para que os detentos possam adquirir novas habilidades e ainda ganhar algum dinheiro com isso. “Toda a ação que tem por finalidade melhorar a qualidade de vida do preso e de seus familiares é muito bem vinda e sempre terá total respaldo da 10ª Regional de Polícia, porque é fundamental tentar reintegrar o preso à sociedade”, ressaltou Dr. Carlos. Além renda e da ocupação do tempo, a produção das peças representa incentivo aos demais detentos para que eles também possam ver na iniciativa uma forma de se sentirem úteis, descobrir habilidades e quando estiverem livres, aplicar os conhecimentos em um negócio próprio ou prestar serviços a outras pessoas.
De acordo com o delegado Wlademir Costa Oliveira, um dos incentivadores da nova atividade dos presos, é essencial que o poder público apóie e auxilie essa ação. “ O trabalho realizado por eles é fundamental para o processo de ressocialização, já que os mantém ocupados, possibilitando auferir renda para ajudar suas famílias”, concluiu o delegado.

Para o Diretor interino da Cadeia Pública de Araguatins, agente Mérison Nascimento esse é um trabalho para a reinserção do reeducando ao convívio da sociedade. “É louvável a atitude dos presos de se envolverem em alguma atividade que lhes proporcione a sensação de serem produtivos e ao mesmo tempo saber que eles não perderam a capacidade de criar, aprender e se reinventar”, destacou o diretor.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
3 Comments

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Veículo invade cais e quase bate em mureta

Publicado

em

Um incidente na noite deste sábado, 22, na cidade de Araguatins, no Bico do Papagaio, deixou danos matérias após um veículo descontrolado invadir a área de passeio do cais do porto, que fica na Avenida Beira Rio Pedro Ludovico.

O carro não chegou a atingir pessoas, mas destruiu um banco e por pouco não se chocou contra a mureta de proteção do cais.

A Polícia ainda não confirmou as circunstâncias do incidente.

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Fabion pede urgência à SES na disponibilização de testes Covid para socorrer município

Publicado

em

Por conta do aumento significativo de casos de Covid-19 em Tocantinópolis, o deputado Fabion solicitou, com urgência, ao Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Saúde, a disponibilização de testes rápidos para aferição dos casos suspeitos de coronavírus no município.

De acordo com último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, na noite desta sexta-feira, 21, o município, que possui quase 23 mil habitantes, está com 183 casos ativos de coronavírus. Desde o início da pandemia, 3.298 pessoas foram contaminadas pelo vírus; 57 vieram a óbito por consequências da doença.

Fabion disse que existe a preocupação de que estes casos ativos sejam multiplicados, uma vez que existem pacientes assintomáticos, que apesar de não sentirem os efeitos da infecção, são potenciais transmissores.

“Nossa intenção, ao solicitar ao governo do estado a disponibilização de testes para Tocantinópolis, é que consigamos fazer o mais breve possível a testagem e identificar os infectados para que possam ser isolados, para assim, controlar a disseminação”, pontou Fabion.

O parlamentar frisou a necessidade de unir forças “para que esses testes sejam disponibilizados para a população de Tocantinópolis, como também para os demais municípios da região do Bico do Papagaio. Acredito que nosso pedido será de imediato atendido, pois o governador Wanderlei Barbosa tem mostrado sensibilidade em atender as demandas, principalmente as que são de urgência, como esta”, ressaltou o deputado. (Com informações de Dirceu Leno)

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Casos de Covid-19 explodem, faltam testes e prefeito tira férias no nordeste

Publicado

em

Em Tocantinópolis, município do Bico do Papagaio, um outro problema além da cheia do Rio Tocantins, passou a preocupar a cidade. É a explosão de casos de Covid-19, que mais que dobraram nas últimas 48 horas.

Segundo o Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado nesta sexta-feira, 21, Tocantinópolis tem oficialmente 183 pessoas com a doença. Comparado com o boletim anterior, divulgado na quarta, 19, eram 90 infectados ativos, no anterior eram apenas 33.

Entre esse total, 3 pacientes tiveram de ser transferidos para internação em unidades de saúde fora do município.

A cidade passa por outro problema, este denunciado pelo vereador Roberlan Cokim, que é a falta de teste. O parlamentar esteve na UPA 24 Horas e na Secretaria Municipal de Saúde, que confirmaram a informação.

Paralelo a explosão de casos, o vereador ainda denuncia, que o prefeito do município, Paulo Gomes (PSD), resolveu tirar férias e viajou para o nordeste, aproveitar o litoral.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze