Connect with us

Araguatins

ARAGUATINS: Políticos fazem uso eleitoral de bicicletas dos Pioneiros Mirins

Publicado

em

O uso político-eleitoral dos programas sociais do governo do Estado continuam crescendo em grande proporção na cidade de Araguatins, andando na contramão de tudo aquilo que foi pregado durante a campanha eleitoral, onde o tripé ética, retidão e justiça foram referências em palanques, debates e programas de TV por parte do atual governador Siqueira Campos.

Comandada diretamente pelo chefe da Região Administrativa de Araguatins, órgão representativo do governo e que tem à frente, Francisco Aldivino, as ações sociais do governo estão todas sendo rateadas entre lideres políticos que tem pretensão de candidatura em 2012, se utilizando de ações públicas, com recursos públicos para promoção político-pessoal.

Vários episódios de farra às custas do dinheiro do contribuinte, visando beneficiar políticos araguatinenses embalados pela empolgação dos mais de 70% dos votos válidos dados a Siqueira Campos em 2010, com pretensões das mais variadas como candidaturas a prefeito, vereador ou até mesmo fortalecimento para negociações futuras, tem levado lideres políticos a sequer tomarem o cuidado de fazerem suas ávidas operações “ilegais” longe dos holofotes ou tomando o cuidado para não chamarem à atenção. Foi assim na distribuição de cestas básicas, no cadastro do programa “Nossa Oportunidade”, no uso de aviões, nas farras em hotéis de luxo na cidade.

Os problemas são vários, mas o da última sexta-feira, 15, excedeu os limites do bom senso, quando o administrador regional, Francisco Aldivino, convocou uma reunião às 19hs00min com alguns lideres, entre eles Pretinho do Supermercado[pré-candidato à prefeito pelo PSDB], João Antunes [pré-candidato a prefeito, ainda sem partido definido] que não compareceu mas enviou seu irmão Jazi Antunes como representante, vários presidentes de partidos, alguns pré-candidatos à vereador e lideres políticos. No total 14 ungidos.

O assunto. Distribuição e uso político das bicicletas do programa “Pioneiros Mirins”, compradas ainda no governo Carlos Gaguim e proibidas de serem entregues, há época, por uma representação judicial, impetrada por um dos partidos da coligação siqueirista e também junto com as bicicletas a abertura de novas vagas no programa.

O esquema

Aldivino convocou os lideres, pois em Araguatins atualmente, existem vagas para entrada de novos adolescentes no programa, devido a saída de alguns, que mudaram da cidade, desistiram ou simplesmente completaram a idade limite de permanência. Com esses fatos, estão em aberto pouco mais de 300 vagas para novos candidatos à pioneiros mirins. E também o mesmo número de bicicletas sobrando para a entrega que será feita nos próximos dias.

Daí, Aldivino em consenso com o empresário Pretinho do Supermercado resolveram convocar os lideres e fazer o rateio das vagas no programa que automaticamente dará direito à bicicleta. A ordem era convocar lideres e pré-candidatos. Na distribuição ficou estabelecido que cada um ficaria responsável pela distribuição de 21 bicicletas e o mesmo número de vagas no programa social.

A ordem era que os liderem fossem à campo durante este final de semana e enviassem seus protegidos e potenciais eleitores até a sede do SINE para realizarem o cadastramento que deve ser feito ainda esta semana.

No período eleitoral do ano passado, o uso eleitoral das bicicletas foi extensamente debatido na mídia, sociedade e tribunais. O lado que hoje pratica e promove rateio de suprimentos de programas sociais é o mesmo que atuou fortemente contra esta prática à menos de 1 ano.

O que torna tudo mais vergonhoso e pesa a responsabilidade sobres os ombros do governo é que o agente público que representa o próprio governo, no caso o administrador regional Francisco Aldivino, garante que apenas segue ordens e orientações vindas de Palmas.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
33 Comments

Araguatins

ARAGUATINS: Técnicos em Agropecuária colam grau no IFTO

Publicado

em

A noite do último sábado, 10, foi especial para o Campus do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFTO), que celebrou a colação de grau de cerca de 100 estudantes do curso técnico em Agropecuária, integrado ao Ensino Médio.

A solenidade, que reuniu no Campus autoridades, amigos e familiares dos formandos, foi marcada pela emoção e alegria. Durante o evento os novos técnicos em Agropecuária proferiram o juramento e enfatizaram o sentimento de carinho e agradecimento pelo Campus Araguatins, que segundo eles proporcionou mais do que uma formação profissional, uma formação para a vida.

Na ocasião o diretor-geral do Campus, professor Décio dos Reis, destacou aos estudantes que a formatura é apenas o primeiro passo de uma nova jornada e desejou “que a ética, o respeito e a fé sejam sempre companheiras de vocês em todas as atividades que realizarem durante a vida”.  O diretor ressaltou ainda o esforço dos estudantes, lembrando que: “A persistência e a dedicação trouxeram vocês até aqui e acreditem, elas podem levá-los muito mais além. Sonhem, tenham atitude, foco e determinação, pois este é o caminho para o sucesso”.

Os formandos, que homenagearam no nome da turma o professor Mauro Gomes dos Santos, foram apadrinhados pelos professores Carla Marina da Silva e Paulo Hernandes Gonçalves. A patronesse da turma foi a prefeita do município de Augustinópolis, Maria do Carmo Alcântara. (ASCOM/IFTO)

Continue lendo

Araguatins

Araguatinense coordena plantio de espécies nativas no município de Campos Lindos

Publicado

em

Em atendimento ao pedido da Prefeitura de Campos Lindos do Tocantins, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da diretoria de Controle e Uso dos Recursos Hídricos, doou e contribuiu com o plantio de 660 mudas de espécies nativas do cerrado tocantinense. A ação ocorreu entre os dias 26 e 30 de dezembro, no perímetro urbano do município, sob o comando do araguatinense Maurivan Braga de Almeida, responsável direto por esse tipo de ação no Naturatins. (mais…)

Continue lendo

Araguatins

ARAGUATINS: AD realiza batismo antes a virada de ano

Publicado

em

Cinco integrantes pertencentes as congregações da igreja Assembléia de Deus (CIADSETA) em Araguatins, desceram as águas batismais na manhã do sábado, 31, ultimo dia de 2011, no balneário do Antonio Guedes, localizado no povoado Transaraguaia. (mais…)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze