Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Praia da Ponta deve receber mais de 10 mil por final de semana

Publicado

em

Com a cidade de Araguatins ao fundo, Banhistas aproveitam fim de semana em Araguatins

Com a cidade de Araguatins ao fundo, Banhistas aproveitam fim de semana em Araguatins

A festa já começou na Praia da Ponta em Araguatins. Os turistas ocupam as areias no meio do Rio Araguaia para aproveitar o sol e o frescor das águas e movimentam a cidade. A temporada deste ano traz várias surpresas e promete muito conforto e segurança aos banhistas por meio de parceria entre a Prefeitura e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Agência de Desenvolvimento Turístico (ADTUR).

Nível do rio Araguaia ainda não baixou como o de costume nessa época, mas praia está movimentada

Nível do rio Araguaia ainda não baixou como o de costume nessa época, mas praia está movimentada

A projeção da Prefeitura de Araguatins é que esta seja a melhor temporada de praia do município. Para isso, segundo informou a Prefeitura foram investidos cerca de R$ 800 mil na infraestrutura, que está sendo montada na medida em que o nível do Rio Araguaia vai baixando. Muitos turistas estão na cidade, que por ser localizada no Extremo Norte do Estado, atrai muitos visitantes de Marabá e Parauapebas, no Pará, Imperatriz, no Maranhão, além dos moradores das pequenas cidades do Bico do Papagaio.

“Tem muitos turistas e isso dá um impulso enorme na cidade. O comércio, os hotéis, os restaurantes e os barqueiros já estão lucrando com essa temporada”, pontuou o prefeito Lindomar Madalena, acrescentando que “a movimentação de turistas chega a 10 mil pessoas por final de semana.”

De acordo com o presidente da Aciat, João Rodrigues, comércio de Araguatins já teve incremento de até 20% por causa da temporada de praias

De acordo com o presidente da Aciat, João Rodrigues, comércio de Araguatins já teve incremento de até 20% por causa da temporada de praias

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Araguatins (ACIAT), João Rodrigues de Queiroz Júnior, fala da importância deste período para a economia local. “O comércio está vendendo bem, está em torno de 15 a 20% de incremento das vendas. O setor de vestuário, rede hotelaria e os barraqueiros estão entre os que são mais movimentados, então, a cidade sai ganhando”, comentou.

Movimentação no comércio

Funcionária do ramo de hotelaria, Ana Cleide Alves da Silva, relata que todos os quartos da pousada onde trabalha estão ocupados devido a presença expressiva de turistas que vêm aproveitar a temporada de praia, realizada este ano com o apoio do governo do Estado. “Como o período coincide com as férias escolares, muitas famílias aproveitam para viajar, então isso contribui com o aumento da procura por vagas para se hospedar”, relatou.

Ana Cleide Alves da Silva conta que todos os quartos da pousada onde trabalha estão ocupados

Ana Cleide Alves da Silva conta que todos os quartos da pousada onde trabalha estão ocupados

Já, Juscelene Barbosa dos Santos, que trabalha em uma barraca montada na Praia da Ponta, comenta que a expectativa é que o rendimento, que tem girado em torno de R$ 2 mil por final de semana, aumente ainda mais quando a montagem da estrutura estiver totalmente completa. “Ainda estão faltando algumas coisas, mas o número de turistas está bom”, avaliou.

Novidades

A secretária de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiana Maria de Morais Miguel, destacou algumas novidades que são parte da temporada deste ano. Entre elas, uma brinquedoteca, biblioteca e internet com rede wirelles – serviços disponíveis para os turistas.

Cidade fica movimentada: expectativa da prefeitura de Araguatins é receber 10 mil pessoas por fim de semana

Cidade fica movimentada: expectativa da prefeitura de Araguatins é receber 10 mil pessoas por fim de semana

Além do apoio em termos de segurança com o aumento do efetivo da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, com a presença de cinco guarda-vidas na praia. “Uma das ações é a orientação do Conselho Tutelar em relação ao consumo de bebidas e outras drogas, e a prevenção ao abuso de crianças e adolescentes”, explicou a secretária.

Além da estrutura da praia, apoio do governo do Estado também inclui presença do Corpo de Bombeiros

Além da estrutura da praia, apoio do governo do Estado também inclui presença do Corpo de Bombeiros

A Prefeitura está montando a infraestrutura na medida em que as águas do Araguaia baixam. Mas a programação segue normalmente e os shows estão acontecendo na Praça das Bandeiras. E quem quiser aproveitar a praia, ainda há tempo, pois a temporada está só começando. (Alessandra Brito/Fotos: Luciano Ribeiro)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
19 Comments

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: PSD quer Professora Elizabete na disputa por cadeira na Assembleia Legislativa

Publicado

em

O PSD está de olho na atuação de Professora Elizabete, vice-prefeita de Araguatins, maior colégio eleitoral do Bico do Papagaio, e tem nela, umas de suas apostas para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa, em 2022.

A legenda, comandada pelo senador Irajá Abreu, que é um dos principais nomes especulados como candidato na disputa pelo Governo do Tocantins, sendo ou não candidato, já articula nos bastidores, um time forte de pré-candidatos a deputado estadual. O nome de Elizabete está na lista.

Dois fatores pesam bastante, o fato dela ser mulher e ter demonstrado extrema habilidade na condução do processo eleitoral que elegeu Aquiles da Areia (PP), prefeito de Araguatins, com ampla vantagem.

Paralelo a isso, integrantes do PSD avaliam, que caso ela receba apoio do empresário Edson Tabocão, seus colégios eleitorais se estenderiam bem além dos limites de Araguatins.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Veja os locais de prova para o Vestibular Unitins 2021/1

Publicado

em

Os locais de prova do Vestibular 2021/1 da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) já estão disponíveis. Os candidatos inscritos devem acessar o Portal da Unitins (aqui) para conferir os locais de aplicação da prova, que acontece na próxima quarta-feira, 27 de janeiro, no período vespertino, nas cidades de Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis, Palmas e Paraíso do Tocantins. 

Os portões de cada local serão abertos às 12h30 e fechados pontualmente às 14h. A prova terá duração de cinco horas, iniciando às 14h15 e encerrando às 19h15. A Unitins reforça que os candidatos devem chegar aos locais com antecedência para evitar aglomerações ou possíveis atrasos. Recomenda também que os vestibulandos visitem os locais antes do dia 27 para verificarem a logística de transporte, acesso aos locais e onde ficam os blocos de aplicação. 

No dia da prova, os candidatos deverão se apresentar nos locais de prova munidos de documento oficial de identificação com foto (consultar no edital os documentos aceitos), comprovante de inscrição disponibilizado na Área do Candidato e caneta azul de embalagem transparente. Não será permitida a entrada de candidatos após o fechamento dos portões. 

As provas do Vestibular 2021/1 serão aplicadas presencialmente seguindo um Protocolo específico para a aplicação, em conformidade com o Protocolo de Segurança em Saúde para prevenção à Covid-19 do Governo do Estado, além das recomendações do MEC/INEP. 

Ao todo, 640 vagas são ofertadas no processo seletivo, distribuídas em 16 cursos de graduação nos Câmpus de Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis, Palmas e Paraíso do Tocantins.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no Sine para esta terça, 26

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO
Veja as vagas de emprego em Araguatins e outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo
publicidade Bronze