Connect with us

Araguatins

ARAGUATINS: Presidente da ONG Mistério Ocular visita deputada na AL

Publicado

em

A deputada Luana Ribeiro (PR) recebeu em seu gabinete, na manhã desta quarta-feira, 10, a presidente da Organização Não – Governamental Mistério Ocular – a serviço do ser humano de Araguatins, Jacira Torres Fernandes, que veio apresentar o projeto da instituição e buscar apoio da parlamentar à causa dos que foram acometidas de uma lesão ocular de origem desconhecida naquele município.

A ideia da criação da ONG, segundo Jacira, surgiu após a gravação das filmagens do filme “O mistério do Globo Ocular”, de Wherbert Araújo, representante tocantinense do projeto DocTv, do Ministério da Cultura. “O meu irmão foi um dos contaminados mais graves,  perdeu a visão e ficou com defeito facial e sofre muito preconceito com o que ocorreu”, explica ressaltando que se para ela, que trabalhava na área da saúde há 15 anos, foi difícil conseguir tratamento adequado, com os outros deve ter sido muito pior. “Por eu não ter gritado mais na época, decidi montar a ONG”.

Segundo Jacira, a ONG conta com 14 pessoas que andam de casa em casa, levando colírios para os atingidos e vendendo camisetas para suprir as despesas da entidade. “A ONG funciona com doação”. Ela lembra ainda que a intenção e conseguir montar um laboratório, um consultório oftalmológico e ter um médico à disposição. “Precisamos de uma estrutura para cuidar dessas  crianças. Com a ONG elas não vão ter contato com o rio, porque vão passar um período na escola e a outra na ONG”.

A deputada Luana Ribeiro, que já tem conhecimento do caso e já assistiu ao documentário, disse que está pronta para ajudar a ONG e os acometidos com a doença. Ela afirmou ainda que entrará em contato com assessores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e  do senador João Ribeiro (PR) para que se possa mobilizar, também, o governo federal sobre o problema da população araguatinense.

Ainda na sessão desta quarta-feira, Luana Ribeiro apresentará um requerimento ao presidente da Assembléia Legislativa para que o filme “O Mistério do Globo Ocular” possa ser exibido na Casa de Leis. A iniciativa é para que todos os parlamentares possam  tomar conhecimento da dimensão do problema, já que de acordo com Jacira, as pessoas continuam sendo atingidas pela doença. (Da ascom da deputada Luana Ribeiro)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
3 Comments

Araguatins

ARAGUATINS: Técnicos em Agropecuária colam grau no IFTO

Publicado

em

A noite do último sábado, 10, foi especial para o Campus do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFTO), que celebrou a colação de grau de cerca de 100 estudantes do curso técnico em Agropecuária, integrado ao Ensino Médio.

A solenidade, que reuniu no Campus autoridades, amigos e familiares dos formandos, foi marcada pela emoção e alegria. Durante o evento os novos técnicos em Agropecuária proferiram o juramento e enfatizaram o sentimento de carinho e agradecimento pelo Campus Araguatins, que segundo eles proporcionou mais do que uma formação profissional, uma formação para a vida.

Na ocasião o diretor-geral do Campus, professor Décio dos Reis, destacou aos estudantes que a formatura é apenas o primeiro passo de uma nova jornada e desejou “que a ética, o respeito e a fé sejam sempre companheiras de vocês em todas as atividades que realizarem durante a vida”.  O diretor ressaltou ainda o esforço dos estudantes, lembrando que: “A persistência e a dedicação trouxeram vocês até aqui e acreditem, elas podem levá-los muito mais além. Sonhem, tenham atitude, foco e determinação, pois este é o caminho para o sucesso”.

Os formandos, que homenagearam no nome da turma o professor Mauro Gomes dos Santos, foram apadrinhados pelos professores Carla Marina da Silva e Paulo Hernandes Gonçalves. A patronesse da turma foi a prefeita do município de Augustinópolis, Maria do Carmo Alcântara. (ASCOM/IFTO)

Continue lendo

Araguatins

Araguatinense coordena plantio de espécies nativas no município de Campos Lindos

Publicado

em

Em atendimento ao pedido da Prefeitura de Campos Lindos do Tocantins, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da diretoria de Controle e Uso dos Recursos Hídricos, doou e contribuiu com o plantio de 660 mudas de espécies nativas do cerrado tocantinense. A ação ocorreu entre os dias 26 e 30 de dezembro, no perímetro urbano do município, sob o comando do araguatinense Maurivan Braga de Almeida, responsável direto por esse tipo de ação no Naturatins. (mais…)

Continue lendo

Araguatins

ARAGUATINS: AD realiza batismo antes a virada de ano

Publicado

em

Cinco integrantes pertencentes as congregações da igreja Assembléia de Deus (CIADSETA) em Araguatins, desceram as águas batismais na manhã do sábado, 31, ultimo dia de 2011, no balneário do Antonio Guedes, localizado no povoado Transaraguaia. (mais…)

Continue lendo
publicidade Bronze