Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Presidente do TJ abre Justiça Cidadã no Bico e garante melhores recursos e equilíbrio de força de trabalho

Publicado

em

Uma manhã de conversa franca e transparente sobre o Poder Judiciário e seu papel no exercício da cidadania. Assim foi a abertura do projeto Justiça Cidadã em Araguatins, nesta segunda-feira, 23, iniciando a rota do projeto pela região do Bico do Papagaio.  “O Judiciário quer se aproximar da sociedade. Servidores e juízes fazem ações pela comunidade todos os dias quando garantem que uma pessoa tenha seu registro de identidade, quando mandam o Estado entregar um medicamento para uma pessoa pobre que não pode comprar. É isso que fazemos todos os dias, cuidar do cidadão, promovendo justiça”, afirmou o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, ao abrir a programação.

O magistrado também fez um balanço dos resultados do Justiça Cidadã, que até agora já percorreu nove comarcas.  “Estamos indo ao encontro da população, visitamos escolas e levamos rodas de conversas sobre a rede de proteção da criança e do adolescente com 3.625 estudantes envolvidos. Até o momento também já foram 336 processos minutados, sentenças que impactam muito na vida de comarcas pequenas”, lembrou.

A importância da aproximação do Judiciário com a sociedade foi ressaltada pela juíza Nely Alves da Cruz, diretora do Fórum de Araguatins.  “Estou há 23 anos em Araguatins, porque gosto e realmente quero, mas a maioria da comunidade ainda não vê o dia a dia do magistrado. Nossa demanda diária é muito grande, temos quase 40 assentamentos na região, cerca de 32 mil habitantes na nossa jurisdição”, afirmou.

O juiz criminal José Carlos Tajra Reis Junior, que também atua na comarca, falou sobre a necessidade de uma redistribuição da força de trabalho, uma vez que o volume de processos nas comarcas da região é cada vez mais crescente. “Além de trazer para a nossa comunidade os serviços da Justiça, o projeto traz para todos nós a esperança de um olhar especial para nossa realidade. Aqui confiamos muito na sua gestão e acreditamos que agora o senhor fará o equilíbrio da força de trabalho, nossa região precisa muito”, reforçou.

Maia Neto aproveitou a oportunidade para esclarecer sobre a reestruturação que o Judiciário tocantinense vem passando.  “A gente mata um ou dois leões por dia e deixa dois ou três para o dia seguinte quando o assunto é o processo de reorganização do Judiciário. Esse trabalho vai permitir uma aplicação mais eficiente dos nossos recursos, além de promover o equilíbrio necessário da força de trabalho”.

O desembargador ainda complementou: “temos juízes com poucos processos e outros sobrecarregados e, para a mudança acontecer, precisaremos desinstalar e redistribuir comarcas, varas, juizados. Isso faz parte do Projeto Justiça Cidadã e o que nos move não é achismo ou interesse pessoal, o que nos move são dados puros e exclusivamente técnicos e a partir disso estamos nos movimentando”. Ele garantiu ainda que esse trabalho vem sendo feito com muita responsabilidade e por meio do diálogo com todos os envolvidos.

A audiência pública foi encerrada com a participação efetiva da comunidade, que teve suas dúvidas esclarecidas pelo presidente do TJTO. No período da tarde, Maia Neto participa de roda de conversa com juízes e servidores da comarca, além de acompanhar programação no Colégio Militar Professora Antonina Milhomem.

Amanhã, a caravana Justiça Cidadã segue para a comarca de Augustinópolis. Já na quarta, o projeto será realizado em Axixá, seguido de Itaguatins, na quinta, e finalizado na sexta, em Tocantinópolis. (Kézia Reis/Fotos: Rondinelli Ribeiro)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

DARCINÓPOLIS: Foragido de presídio de Marabá invade casa e mata idoso de 77 anos

Publicado

em

Um idoso de 77 anos foi morto a facadas dentro da própria casa em Darcinópolis, na região do Bico do Papagaio, durante uma tentativa de roubo. De acordo com a Polícia Militar, a vítima teria reagido e entrou em luta corporal com o suspeito. O criminoso foi localizado e preso horas depois pelos militares.

O crime aconteceu na tarde de sábado (28) no setor Alto Bonito. Quando chegaram ao local os PMs encontraram a vítima sem vida e com várias perfurações no lado do corpo. Também encontraram móveis revirados e uma das janelas com sinais de arrombamento.

Os militares começaram a fazer buscas pela região e encontraram um homem com lesões no braço. Ao ser questionado, o suspeito confessou o crime e disse que subtraiu R$ 150 da vítima.

O idoso estaria dormindo, mas acordou no momento em que o criminoso entrou no quarto. Eles começaram a brigar e o assaltante acabou desferindo vários golpes de facão na vítima e depois fugiu do local.

O suspeito mostrou o local onde jogou a arma do crime, que foi recuperada pela polícia. Ele foi levado para a central de flagrantes de Araguaína e segundo a PM é um fugitivo da Casa de Prisão de Marabá, onde respondia por um latrocínio cometido em Jacundá (PA).

A perícia esteve na casa do idoso e o corpo foi levado pra o Instituto Médico Legal. (G1)

Continue lendo

Bico do Papagaio

BURITI: PM apreende revólver calibre 38 e faca com suspeito

Publicado

em

A Polícia Militar realizou na noite do último sábado, 28, a prisão de um homem de 65 anos, por porte ilegal de arma de fogo, durante patrulhamento pelo Centro da cidade de Buriti, norte do Estado. Em poder do autor a equipe de policiais militares do 9º Batalhão da PM apreendeu um revólver calibre 38 com seis munições intactas e uma faca.  

O autor, ao avistar a viatura da PM, demonstrou nervosismo e diante da atitude comportamental do suspeito os policiais militares resolveram proceder com a abordagem pessoal, momento em que acabaram encontrando as armas na cintura do idoso. O autor e os objetos apreendidos pela PM foram levados à Central de Flagrantes de Araguatins para as providências necessárias.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Com auxílio de videomonitoramento, PM recupera motocicleta furtada e apreende dois menores suspeitos

Publicado

em

A Polícia Militar recuperou na manhã dessa segunda-feira, 23, em um bairro de Araguatins, norte do Estado, uma motocicleta Honda CG 125 Fan, que havia sido furtada na manhã do último sábado, dia 21, em Araguatins. Na ação, a PM acabou apreendendo dois menores de 16 anos, suspeitos de terem furtado o veículo de um homem de 30 anos.

As primeiras informações que chegaram à PM dando conta do furto da motocicleta partiram da própria vítima que ligou na Central de Operações da PM (Copom) e fez a denúncia.

Os policiais militares chegaram até aos menores infratores graças às imagens registradas pelas câmeras de videomonitoramento do 9º Batalhão da PM (9° BPM) e informações levantadas pela equipe de agentes da Agência Local de Inteligência (ALI) do 9º BPM.

A motocicleta e os adolescentes infratores foram conduzidos até a Delegacia de Polícia para as providências.

Continue lendo
publicidade Bronze