Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Produção da Agricultura Familiar tem reforço do Sebrae

Publicado

em

Aproximar o pequeno produtor dos programas de compra de alimentos do Governo Federal, promover a desburocratização e transformar a realidade econômica com geração de renda. Esse é o objetivo do programa “Produto Bom, Negócio Certo” que em menos de um ano de atuação dobrou o percentual de compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar no Tocantins. Dentre as ações desenvolvidas cabe destacar a adequação dos cardápios das escolas municipais à realidade de produtos da região.

Em Araguatins, no Bico do Papagaio, as escolas municipais adaptaram o cardápio para as refeições. O óleo de soja por exemplo, foi substituído pelo azeite de coco e alimentos enlatados foram retirados do cardápio escolar. Com apoio da Secretaria de Educação e Secretaria de Agricultura de Araguatins, o Sebrae atuou como agente orientador dos pequenos produtores levando conhecimento e identificando a qualidade desses alimentos para estimular a produção, já que a legislação determina que órgãos da administração pública federal comprem, no mínimo, 30% dos gêneros alimentícios dos agricultores familiares.

Antes das ações do programa “Produto Bom, Negócio Certo” em Araguatins, apenas sete produtores vendiam sua produção para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e isso gerava 17 mil reais. Após a atuação do Sebrae com esse programa, 38 pequenos agricultores já geram uma receita de 35 mil reais com sua produção.

Para participar do programa, o município assina um termo de cooperação técnica para receber o diagnóstico pelos consultores em compras governamentais do Sebrae. Depois disso recebem um plano de ação para estimular a produção. O “Produto Bom, Negócio Certo” já motivou a criação de novas feiras de agricultura familiar em vários municípios, promoveu adequação dos cardápios escolares ao PNAE, viabilizou implantação do selo do Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M), apoiou a criação de novos abatedouros municipais e central de compras, bem como capacitou vários produtores rurais.

Para o superintendente do Sebrae Tocantins, Omar Hennemann, a relevância de programas como estes vai além da economia e geração de renda. “Esse programa possibilita ao pequeno produtor rural a obtenção de renda extra, além de orientação, cursos e treinamentos para que haja maior eficiência na prestação do serviço e na produção. Assim, o Sebrae cumpre a missão de promover o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios”, explicou. Hennemann também enfatizou que esse programa é o compromisso com a transformação do Tocantins, que cabe a todos desta linda empreitada.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

DARCINÓPOLIS: Foragido de presídio de Marabá invade casa e mata idoso de 77 anos

Publicado

em

Um idoso de 77 anos foi morto a facadas dentro da própria casa em Darcinópolis, na região do Bico do Papagaio, durante uma tentativa de roubo. De acordo com a Polícia Militar, a vítima teria reagido e entrou em luta corporal com o suspeito. O criminoso foi localizado e preso horas depois pelos militares.

O crime aconteceu na tarde de sábado (28) no setor Alto Bonito. Quando chegaram ao local os PMs encontraram a vítima sem vida e com várias perfurações no lado do corpo. Também encontraram móveis revirados e uma das janelas com sinais de arrombamento.

Os militares começaram a fazer buscas pela região e encontraram um homem com lesões no braço. Ao ser questionado, o suspeito confessou o crime e disse que subtraiu R$ 150 da vítima.

O idoso estaria dormindo, mas acordou no momento em que o criminoso entrou no quarto. Eles começaram a brigar e o assaltante acabou desferindo vários golpes de facão na vítima e depois fugiu do local.

O suspeito mostrou o local onde jogou a arma do crime, que foi recuperada pela polícia. Ele foi levado para a central de flagrantes de Araguaína e segundo a PM é um fugitivo da Casa de Prisão de Marabá, onde respondia por um latrocínio cometido em Jacundá (PA).

A perícia esteve na casa do idoso e o corpo foi levado pra o Instituto Médico Legal. (G1)

Continue lendo

Bico do Papagaio

BURITI: PM apreende revólver calibre 38 e faca com suspeito

Publicado

em

A Polícia Militar realizou na noite do último sábado, 28, a prisão de um homem de 65 anos, por porte ilegal de arma de fogo, durante patrulhamento pelo Centro da cidade de Buriti, norte do Estado. Em poder do autor a equipe de policiais militares do 9º Batalhão da PM apreendeu um revólver calibre 38 com seis munições intactas e uma faca.  

O autor, ao avistar a viatura da PM, demonstrou nervosismo e diante da atitude comportamental do suspeito os policiais militares resolveram proceder com a abordagem pessoal, momento em que acabaram encontrando as armas na cintura do idoso. O autor e os objetos apreendidos pela PM foram levados à Central de Flagrantes de Araguatins para as providências necessárias.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Com auxílio de videomonitoramento, PM recupera motocicleta furtada e apreende dois menores suspeitos

Publicado

em

A Polícia Militar recuperou na manhã dessa segunda-feira, 23, em um bairro de Araguatins, norte do Estado, uma motocicleta Honda CG 125 Fan, que havia sido furtada na manhã do último sábado, dia 21, em Araguatins. Na ação, a PM acabou apreendendo dois menores de 16 anos, suspeitos de terem furtado o veículo de um homem de 30 anos.

As primeiras informações que chegaram à PM dando conta do furto da motocicleta partiram da própria vítima que ligou na Central de Operações da PM (Copom) e fez a denúncia.

Os policiais militares chegaram até aos menores infratores graças às imagens registradas pelas câmeras de videomonitoramento do 9º Batalhão da PM (9° BPM) e informações levantadas pela equipe de agentes da Agência Local de Inteligência (ALI) do 9º BPM.

A motocicleta e os adolescentes infratores foram conduzidos até a Delegacia de Polícia para as providências.

Continue lendo
publicidade Bronze