Connect with us

Araguatins

ARAGUATINS: Produção de Abacaxi se firma como fonte de renda

Publicado

em

O abacaxi é uma fruta muita conhecida dos tocantinenses. Isso se da pelo seu sabor, aroma, poder nutritivo e também por ser uma fruta muito cultivada no estado. As cidades de Miracema e Miranorte são conhecidas como grandes produtoras de abacaxi, mas o que muitos não sabem, é que na região do Bico do Papagaio, agricultores familiares estão produzindo e tirando renda com a produção da fruta.

Em Araguatins, agricultores do Projeto de Assentamento Petrônio, há alguns anos se uniram e começaram a produzir abacaxi em uma área de cinco hectares. Hoje, as vinte famílias que compõem a Associação do Projeto de Assentamentos Petrônio estão com quase cem mil pés de abacaxi plantados no sequeiro (sem irrigação). O presidente da Associação, Antonio Carlos Feitosa, é um desses agricultores que tiram a renda familiar do cultivo do abacaxi. “Com a comercialização dessa nova safra o próximo passo é adquirir mais maquinários e fazer um poço artesiano para irrigação da área” salienta Antonio.

De acordo com o técnico agrícola do Ruraltins, Ricardo Dias, a produção de abacaxi se firma cada vez mais na região do Bico do Papagaio. “Além dos associados do P.A. Petrônio, muitos outros agricultores estão produzindo frutos de qualidade e a produção aumenta a cada safra”, completa Ricardo. Um desses exemplos é o do agricultor Antonio Gomes da Silva, que juntamente com sua família, produz abacaxi em uma área de um hectare. “Já é o sétimo ano que estamos produzindo e o intuito é só aumentar” acrescenta Antonio, que também sonha em implantar um sistema de irrigação na sua produção.

O Ruraltins, Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, acompanha a produção e dá todo o suporte aos agricultores de abacaxi da região do Bico do Papagaio. “Uma das preocupações que o Ruraltins sempre teve com os agricultores é com relação à comercialização dos frutos. Com os agricultores do P.A. Petrônio, tanto os associados quanto os produtores independentes, nós técnicos realizamos um trabalho para que fizessem a indução em épocas diferentes. Essa preocupação é justamente para que sempre possam ter mercado e também evitar a competição entre si, uma vez que com a indução feita em épocas distintas, os produtores terão frutos maduros durante todo o ano” completa Ricardo Dias.

A produção é comercializada em feiras e mercados de Araguatins e cidades vizinhas. “Os agricultores familiares, juntamente com o Ruraltins firmaram um convênio com escolas estaduais para industrialização das frutas, assim eles também tem a opção de vender não apenas o fruto do abacaxi, mas também sucos e polpas” acrescenta Ricardo.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Araguatins

ARAGUATINS: Técnicos em Agropecuária colam grau no IFTO

Publicado

em

A noite do último sábado, 10, foi especial para o Campus do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFTO), que celebrou a colação de grau de cerca de 100 estudantes do curso técnico em Agropecuária, integrado ao Ensino Médio.

A solenidade, que reuniu no Campus autoridades, amigos e familiares dos formandos, foi marcada pela emoção e alegria. Durante o evento os novos técnicos em Agropecuária proferiram o juramento e enfatizaram o sentimento de carinho e agradecimento pelo Campus Araguatins, que segundo eles proporcionou mais do que uma formação profissional, uma formação para a vida.

Na ocasião o diretor-geral do Campus, professor Décio dos Reis, destacou aos estudantes que a formatura é apenas o primeiro passo de uma nova jornada e desejou “que a ética, o respeito e a fé sejam sempre companheiras de vocês em todas as atividades que realizarem durante a vida”.  O diretor ressaltou ainda o esforço dos estudantes, lembrando que: “A persistência e a dedicação trouxeram vocês até aqui e acreditem, elas podem levá-los muito mais além. Sonhem, tenham atitude, foco e determinação, pois este é o caminho para o sucesso”.

Os formandos, que homenagearam no nome da turma o professor Mauro Gomes dos Santos, foram apadrinhados pelos professores Carla Marina da Silva e Paulo Hernandes Gonçalves. A patronesse da turma foi a prefeita do município de Augustinópolis, Maria do Carmo Alcântara. (ASCOM/IFTO)

Continue lendo

Araguatins

Araguatinense coordena plantio de espécies nativas no município de Campos Lindos

Publicado

em

Em atendimento ao pedido da Prefeitura de Campos Lindos do Tocantins, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da diretoria de Controle e Uso dos Recursos Hídricos, doou e contribuiu com o plantio de 660 mudas de espécies nativas do cerrado tocantinense. A ação ocorreu entre os dias 26 e 30 de dezembro, no perímetro urbano do município, sob o comando do araguatinense Maurivan Braga de Almeida, responsável direto por esse tipo de ação no Naturatins. (mais…)

Continue lendo

Araguatins

ARAGUATINS: AD realiza batismo antes a virada de ano

Publicado

em

Cinco integrantes pertencentes as congregações da igreja Assembléia de Deus (CIADSETA) em Araguatins, desceram as águas batismais na manhã do sábado, 31, ultimo dia de 2011, no balneário do Antonio Guedes, localizado no povoado Transaraguaia. (mais…)

Continue lendo
publicidade Bronze