Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Professor da Escola Aldinar ganha campeonato nacional de bandas e fanfarras em Aracaju-SE

Publicado

em

O maestro Julio Iglesias Morais, do Centro de Ensino Médio Santa Rita de Cássia, de Palmas e Diogo Rodrigues de Oliveira, professor de música da Escola Estadual Aldinar Gonçalves de Carvalho, de Araguatins, encontraram-se com a professora Wanessa Zavarese Sechim, na sede da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), nesta terça-feira, 12, para agradecer o apoio da Secretaria de Educação à participação do alunos no XXIV Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras, em Aracaju-SE.

O Tocantins sagrou-se campeão entre cerca de 60 bandas de 15 unidades da federação. As modalidades foram de percussão simples, percussão melódica, percussão sinfônica, bandas marciais, bandas musicais de marcha, bandas de concerto e bandas sinfônicas.

Diversas faixas etárias participaram do evento, desde o infanto-juvenil ao sênior. As bandas se revezaram durante os dois dias de evento, desfilando pela Avenida Barão de Maruim, no centro de Aracaju.

No Tocantins, fazem parte das bandas e fanfarras alunos e pessoas da comunidade escolar. Matheus Alves Ferreira, ex-aluno do Cento de Ensino Médio Santa Rita, participa do trabalho como voluntário. Ele conta que gosta de trabalhar com os alunos por meio da fanfarra. “Eu participo como ajudante porque desejo que essa cultura seja resgatada. Gostaria de que esse trabalho fosse realizado no dia a dia, não se limitando a datas comemorativas”, comentou.

Segundo Julio Iglesias e Diogo Rodrigues, a arte contribui para a melhoria das relações humanas. “Queremos mostrar para os alunos a forma como a arte funciona na realidade. Alcançamos resultados excelentes com a participação dos estudantes. A cultura sobre as bandas e as fanfarras está sendo resgatada no Tocantins. Esse é um dos nossos objetivos”, pontuaram.

Julio e Diogo ressaltaram, na ocasião, o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes, como fundamental para que o Estado pudesse participar. Eles contam que mais pessoas contribuíram como os maestros Wada Francyel, Liliane Sobral e o inspetor Rênisson.

A professora Wanessa Zavarese Sechim parabenizou todos pela iniciativa de criar a Associação de Tocantinense de Band-as e Fanfarras (ATBF)e pelo resultado alcançado no concurso. “A formação musical contribui para o desenvolvimento dos alunos em diversos aspectos como sociológico, cognitivo e principalmente artístico. A atividade artística pode estar presente em todas as disciplinas ajudando a harmonizar o trabalho com os alunos. Queremos garantir um ensino e aprendizagem de qualidade para todos os alunos”, finalizou.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

Grupo de Trabalho criado pelo Governo irá auxiliar Prefeituras do Bico na vacinação contra Covid-19

Publicado

em

Para Divino Allan Siqueira, o Grupo irá atuar para identificar e auxiliar nas dificuldades enfrentadas pelas secretarias municipais de saúde no processo de imunização

O Governo do Tocantins designou os componentes do Grupo de Trabalho para o Monitoramento do Plano Estadual de Vacinação, que terá a atribuição de coordenar as estratégias destinadas ao enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus. O Ato nº 770, que designa os componentes do Grupo de Trabalho, foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), edição dessa segunda-feira, 21.

Como coordenadores do Grupo estão o secretário-executivo da Governadoria, Divino Allan; e a superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Perciliana Bezerra. O Grupo de Trabalho ainda tem como representante da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Nelsifran Sousa Lins; e da Polícia Militar, Melissa Barreira de Vasconcelos.

O secretário-executivo da Governadoria, Divino Allan Siqueira, explica que o Grupo irá atuar  com os municípios para identificar e auxiliar nas dificuldades enfrentadas pelas secretarias municipais de saúde no processo de imunização contra a Covid-19. “Nós queremos saber onde estão os gargalos. É na logística, é no morador que ainda não foi tomar a vacina ou tomou a primeira dose e não retornou para tomar a segunda. Com esse panorama, o Governo do Tocantins quer atuar ainda mais junto com nossos prefeitos para um trabalho mais intenso neste momento tão importante”, destaca.

O secretário ainda reforça o trabalho do Governo no atendimento à população. “Desde o primeiro momento da pandemia, o Governo do Tocantins esteve junto com os municípios. Foi ampliado o número de leitos para atender os pacientes com Covid-19 que precisaram de internação em todas as regiões do Estado. E agora, com a chegada da vacina, não podemos atrasar o processo de imunização. Nossos colegas da Secretaria da Saúde; do Trabalho e Desenvolvimento Social; e da Polícia Militar foram convidados a se juntarem a nós, os representantes dos órgãos de controle”, finaliza.

À convite, o Ministério Público do Estado do Tocantins (MPE), o Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE) e a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE) também terão representatividade no Grupo de Trabalho, tendo designados os seguintes servidores: Celsimar Custódio Silva (MPE), Marcelo Olímpio Carneiro Tavares (TCE) e Cleiton Martins da Silva (DPE).

Continue lendo

Bico do Papagaio

Ocupação de leitos Covid no Bico caem

Publicado

em

A semana inicia com as duas Unidades de Saúde preparadas para atendimento Covid-19, no Bico do Papagaio, com a pressão por atendimento mais branda.

No Hospital Regional de Augustinópolis, única unidade que conta com leitos UTI Covid, a ocupação para esse tipo de demanda, é de 80%. Os leitos clínicos estão em 69% de sua capacidade.

Já no Hospital Regional de Xambioá, onde existem apenas leitos clínicos, a ocupação é de 45%.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no SINE para esta terça, 22

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO
Veja as vagas de emprego em Araguatins e outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze