Connect with us

Araguatins

ARAGUATINS: Projeto Balde Cheio modifica realidade de produtores de leite

Publicado

em

O Balde Cheio é um projeto de pesquisa e de transferência de tecnologia, cujos resultados demonstram a viabilidade – técnica e econômica – da pequena propriedade familiar para a produção de leite.

O projeto surgiu no Brasil ainda em 1998. O objetivo é promover o desenvolvimento sustentável da pecuária leiteira na região, via transferência de tecnologia para os extensionistas, que por sua vez, levam esse conhecimento até o agricultor familiar.

No Tocantins o projeto está em execução desde 2007. O Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, em parceria com o Sebrae, da todo o suporte técnico aos agricultores familiares, visitando-os freqüentemente e tirando todas as duvidas com relação à produção de leite.

Em Araguatins, Elizabete Santos é uma das primeiras produtoras a experimentar o Balde Cheio na região do Bico do Papagaio. Ela nos conta que trabalhava apenas com gado de corte, mas após um dia de campo realizado pelo Ruraltins, resolveu experimentar a produção de gado leiteiro. “Eu nunca tive muita vontade de trabalhar com gado de leite. Após as visitas dos técnicos do Ruraltins, o Balde Cheio me pareceu uma alternativa bem interessante, e hoje, após 3 anos de trabalho, só tenho que elogiar o projeto e os técnicos que me auxiliaram” completa.

Elizabete cria 14 vacas girolando (um cruzamento entre as raças de gado gir e holandesa) no espaço de um hectare, divididos em 24 piquetes de 432 m². Em média, essas vacas produzem 10 kg de leite numa única ordenha diária. Esse método de criação em pequenos espaços é uma característica do projeto Balde Cheio, que chega a ocupar uma área dez vezes menor que no sistema de produção convencional.

Elizabete também salientou a importância de estar sempre em contato com os técnicos do Ruraltins, além de acompanhar as novas tecnologias aplicadas a criação de gado leiteiro. Como a própria Elizabete costuma dizer: “É necessário aprender e compreender primeiro, para só depois aplicar o projeto na propriedade”.

Assim como Elizabete, outros agricultores familiares que implantaram o projeto balde Cheio em suas propriedades também estão muitos satisfeitos com o resultado. A grande maioria comercializa o leite na própria região.

Os interessados em entender um pouco mais sobre o projeto Balde Cheio podem procurar os técnicos do Ruraltins nos 100 escritórios locais de todo o estado do Tocantins

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
1 Comment

Araguatins

ARAGUATINS: Técnicos em Agropecuária colam grau no IFTO

Publicado

em

A noite do último sábado, 10, foi especial para o Campus do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFTO), que celebrou a colação de grau de cerca de 100 estudantes do curso técnico em Agropecuária, integrado ao Ensino Médio.

A solenidade, que reuniu no Campus autoridades, amigos e familiares dos formandos, foi marcada pela emoção e alegria. Durante o evento os novos técnicos em Agropecuária proferiram o juramento e enfatizaram o sentimento de carinho e agradecimento pelo Campus Araguatins, que segundo eles proporcionou mais do que uma formação profissional, uma formação para a vida.

Na ocasião o diretor-geral do Campus, professor Décio dos Reis, destacou aos estudantes que a formatura é apenas o primeiro passo de uma nova jornada e desejou “que a ética, o respeito e a fé sejam sempre companheiras de vocês em todas as atividades que realizarem durante a vida”.  O diretor ressaltou ainda o esforço dos estudantes, lembrando que: “A persistência e a dedicação trouxeram vocês até aqui e acreditem, elas podem levá-los muito mais além. Sonhem, tenham atitude, foco e determinação, pois este é o caminho para o sucesso”.

Os formandos, que homenagearam no nome da turma o professor Mauro Gomes dos Santos, foram apadrinhados pelos professores Carla Marina da Silva e Paulo Hernandes Gonçalves. A patronesse da turma foi a prefeita do município de Augustinópolis, Maria do Carmo Alcântara. (ASCOM/IFTO)

Continue lendo

Araguatins

Araguatinense coordena plantio de espécies nativas no município de Campos Lindos

Publicado

em

Em atendimento ao pedido da Prefeitura de Campos Lindos do Tocantins, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da diretoria de Controle e Uso dos Recursos Hídricos, doou e contribuiu com o plantio de 660 mudas de espécies nativas do cerrado tocantinense. A ação ocorreu entre os dias 26 e 30 de dezembro, no perímetro urbano do município, sob o comando do araguatinense Maurivan Braga de Almeida, responsável direto por esse tipo de ação no Naturatins. (mais…)

Continue lendo

Araguatins

ARAGUATINS: AD realiza batismo antes a virada de ano

Publicado

em

Cinco integrantes pertencentes as congregações da igreja Assembléia de Deus (CIADSETA) em Araguatins, desceram as águas batismais na manhã do sábado, 31, ultimo dia de 2011, no balneário do Antonio Guedes, localizado no povoado Transaraguaia. (mais…)

Continue lendo
publicidade Bronze