Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Projeto de extensão desenvolverá atividade para melhoramento da produção de leite no PA Maringá

Publicado

em

Sem título

O Projeto de Assentamento (PA) Maringá recebeu na tarde da última sexta-feira, 26, a visita da equipe de um projeto de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFTO), voltado para o melhoramento da cadeia leiteira da região do Bico do Papagaio, promovido em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Na ocasião, foi realizada uma reunião com pequenos produtores de leite do local. Em um primeiro momento, foi aplicado um questionário sobre a missão das propriedades rurais, problemas encontrados por elas, despesas mensais, dentre outros pontos, com a finalidade de elaborar um diagnóstico sobre a situação dos produtores.

Sem título1

Em seguida, ocorreu a apresentação dos objetivos do projeto de melhoramento da cadeia leiteira, e as vantagens que ele pode trazer ao pequeno produtor de leite. No final da reunião foi aberto espaço para esclarecimento de dúvidas e feita uma listagem dos produtores interessados em participar do projeto.

De acordo com o professor coordenador do projeto, Alfonso Siqueira Dimperio, a ideia é oferecer consultorias aos produtores, para que seja elaborado um projeto específico para cada propriedade, voltado para suas necessidades no que tange ao aumento na produção de leite. O professor enfatizou ainda, que para se alcançar bons resultados é necessário que o trabalho entre os produtores seja focado no cooperativismo.

Além disso, o coordenador frisou que o objetivo do projeto é promover o desenvolvimento profissional e pessoal dos alunos do campus, por meio da imersão deles no mundo real do trabalho, identificando problemas e soluções na sociedade em que se encontram inseridos.

Para a acadêmica de Agronomia do Campus Araguatins, Kelly Delmondes, que participa do projeto, a iniciativa é uma oportunidade única para troca de experiência e contribuição nas atividades realizadas pelos assentados, auxiliando-os no desenvolvimento do seu potencial como produtor rural.

Os representantes do Sebrae presentes na reunião, André Rocha e Macione Sousa, parabenizaram a iniciativa do Campus Araguatins e destacaram a satisfação em participar de uma ação que visa melhoria para a comunidade do PA.

A próxima etapa do projeto consistirá na elaboração de um cronograma de consultorias nas propriedades que manifestaram interesse em participar da ação extensiva. (Ascom)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Nesta segunda, 23, completa 1 ano que parte do Cais desmoronou

Publicado

em

Esta segunda, 23, completa exatamente 1 ano, que parte de um dos principais cartões postais do Bico do Papagaio, desmoronou. Na madrugada de 23 de novembro de 2019, provocada por uma infiltração de água da chuva, favorecida por uma obra de revitalização do local, sem que medidas preventivas fossem tomadas, o Cais de Araguatins, caiu.

Por sorte, ninguém ficou ferido.

Durante todo esse período, nenhuma medida concreta foi adotada pela Prefeitura Municipal, a não ser, a instalação de tapumes, para evitar a aproximação de pessoa ou veículos, pela Avenida Beira Rio Pedro Ludovico.

O local, que sempre foi ponto de encontro para moradores, turistas e visitantes, é marcada pela decadência.

A população de modo geral se queixa da situação e lamenta a falta de iniciativa do poder público, de não ter iniciado de imediato a reconstrução.

Continue lendo

Bico do Papagaio

DARCINÓPOLIS: Ação dos bombeiros impede que fogo destrua caminhão

Publicado

em

A intervenção dos bombeiros militares do 2º Batalhão, em Araguaína, foi fundamental no combate ao incêndio em uma carreta na madrugada desta segunda-feira, 23. O caminhão Volvo FH 440, com placa MSK 1321 – Ananindeua – PA, estava na Rodovia Belém-Brasília, na BR 153, altura do município de Darcinópolis, quando o motorista Renan Martins de Oliveira percebeu as chamas no conjunto de rodas da parte traseira.

Apesar da distância, cerca de 80km de Araguaína, os bombeiros militares chegaram a tempo e combateram o sinistro, evitando que as chamas se alastrassem a destruíssem a carreta.

O fogo se limitou ao conjunto de rodas traseiras do caminhão, que teve o combate concluído após cerca de três horas de ação. (Luiz Henrique Machado)

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Homem de 28 anos morre em acidente entre Pálio e moto

Publicado

em

Na noite deste domingo, 22, um acidente nas mediações da rotatória da rodovia Transamazônica (BR-230), no distrito Transaraguaia, deixou uma vítima fatal.

Um veículo Fiat Pálio colidiu com uma moto Honda XLR, placa de Araguaína, onde seu condutor, Elielson Vitalino dos Santos, de 28 anos, veio a óbito. O motorista do Pálio fugiu sem prestar socorro.

O local do sinistro foi isolado e a perícia acionada, além do Instituto Médico Legal (IML) para remoção do corpo.

Continue lendo
publicidade Bronze