Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Projeto usa plantas medicinais antivirais no enfrentamento ao coronavírus

Publicado

em

O câmpus de Araguatins, do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFTO), está sendo desenvolvido o projeto “Prospecção Virtual in silico de fitoquímicos anticoronavirais de ocorrência em plantas medicinais da microrregião do Bico do Papagaio, Tocantins”, coordenador pelos professores Ilsamar Mendes Soares e Carla Cristina da Silva. O projeto tem como colaboradores as técnicas administrativas Andrea Ohanna Santos Carvalho e Maristela Tavares Goncalves, a estudante bolsista Aghata Maria Alves da Silva Lima e a estudante voluntária Bruna Cavalcante Cardoso, ambas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da unidade de Araguatins. 

De acordo com o professor Ilsamar, o projeto consiste em um estudo da interação entre proteínas do coronavírus e substâncias bioativas de plantas (fitoquímicos). “Fazendo uso das ferramentas da bioinformática, pretende-se propor medidas de combate da Covid-19 com produtos naturais, especialmente com plantas da microrregião do Bico do Papagaio com relatos de uso pela população”, explicou. Segundo a proposta, será possível nortear o uso de determinadas plantas medicinais com capacidade antiviral e o desenvolvimento de produtos fitoterápicos ou inspiração química de fármacos para o tratamento de pessoas portadoras da infecção aguda respiratória desencadeada pelo contágio do coronavírus.

O coordenador do projeto ressaltou que a ideia surgiu a partir da observação de uma emergência imposta pela disseminação do SARS-CoV-2 à descoberta de medicamentos de combate eficazes em curto período de tempo, o que, segundo ele, gera preocupações quanto a segurança e toxicidade, bem como pela necessidade de estudos com o mínimo de atividades laboratoriais em grupo. Outra questão se dá pelo fato da microrregião do Bico do Papagaio estar situada em uma área de transição entre os biomas Amazônia e Cerrado, com possibilidades de existir plantas com substâncias capazes de inibir a atividade das enzimas virais e auxiliar no tratamento Covid-19.

“Como a quantidade de compostos de plantas identificados disponíveis em bases dados virtuais da química favorece a investigação das propriedades medicinais, sem necessariamente fazer uma coleta e extração e, o conhecimento disponível sobre proteínas do coronavírus em algumas fontes possibilita projetar inibidores da reprodução viral. Pensamos em fazer uso das ferramentas da bioinformática para avaliar inibição do vírus por substâncias fitoquímicas, assim, com ganho de tempo, o mínimo de atividades laboratoriais e diminuição de custos na obtenção de um produto antiviral. Como os compostos antivirais são comuns em plantas com histórico de consumo pelas populações, os riscos com a segurança e toxidade são também minimizados”, disse Ilsamar Mendes. (Com informações de Maiara Sobral e Mayana Matos)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Ainda em estado grave, médico diz que na próxima semana Osemar pode estar consciente e fora do tubo

Publicado

em

A última Nota divulgada pela família, ma noite de quinta, dia 24, informa que o empresário Osemar Mousinho, que pretendia disputar a Prefeitura de Araguatins, ainda está na UTI e inconsciente, com quadro estável, porém com boas perspectivas apontadas pela equipe médica

Leia a Nota:

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Pedido de registros de Cláudio e Ian são formalizados junto a Justiça. Conheça os Planos de Governo

Publicado

em

A coligação “Justos Por Araguatins”, integrada por MDB e SD, formalizou, nesta sexta-feira (25), o pedido de registro de candidatura à reeleição de Cláudio Santana (MDB) e de seu novo vice Edgar Tolentino (SD), à prefeitura de Araguatins, no Bico do Papagaio.

O candidatos do PL, Ian Cavalcante e seu vice Milton Jonathan, também oficializaram o pedido

Conforme informado, a documentação foi encaminhada de forma digital, através de sistema disponibilizado pela Justiça Eleitoral, em cumprimento às novas regras definidas em razão da pandemia do Coronavírus (Covid-19).

Os partidos políticos e as coligações têm até o sábado, dia 26, para entregarem requerimento de registro de seus candidatos.

Clique AQUI e conheça o Plano de Governo de Cláudio Santana e AQUI o de Ian Cavalcante.

Continue lendo

Bico do Papagaio

XAMBIOÁ: Justiça cassa Liminar de Júnior Leite e candidato pode ficar fora de eleição

Publicado

em

O Tribunal de Justiça (TJ), por meio da 2ª Câmara Cível cassou a Liminar que garantia ao candidato do MDB, Júnior Leite, a condição de disputar o pleito eleitoral deste ano. A Liminar suspendia a condenação por ato de improbidade administrativa quando Júnior Leite, foi prefeito de Xambioá e não prestou contas de um convênio com a Secretaria do Trabalho e Ação Social do Tocantins (Setas).

A Ação foi ajuizada pelo administração do ex-prefeito, Richard Santiago e causou condenação de 6 anos de inelegibilidade a Júnior Leite.

A decisão pela cassação da Liminar foi unânime da 2ª Câmara Cível.

A defesa de Júnior Leite afirma ainda que o processo não configura enriquecimento ilícito nem dano ao erário e, por isso, é improvável que ele esteja inelegível.

Continue lendo
publicidade Bronze