Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: PRONATEC certifica estudantes de quatro cursos

Publicado

em

969910_176480232526845_1406403315_n

Foi realizada na quinta-feira, 11, a certificação de 240 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) dos cursos ministrados pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFTO) campus Araguatins. Sendo eles: auxiliar administrativo, montador e reparador de computadores, uso e conservação dos recursos hídricos e produtor de embutidos e defumados. A solenidade ocorreu no refeitório do campus e contou com a participação de alunos, pais, autoridades e servidores do instituto.

Arleiton Santos da Conceição da turma de auxiliar administrativo foi responsável por representar os alunos na solenidade. Para ele, os cursos oferecidos pelo PRONATEC garantem oportunidades aos participantes. Arleiton aproveitou a ocasião para agradecer os professores e equipe técnica do programa.

Para o diretor geral do campus, Décio Dias dos Reis, através do PRONATEC o campus Araguatins tem proporcionado à capacitação e qualificação de diversos alunos, permitindo o ingresso de alguns no mercado de trabalho. Além disso, é uma oportunidade para que eles conheçam o funcionamento do campus e possam futuramente se interessar em fazer um dos cursos regulares da instituição.  O diretor parabenizou os alunos que receberam os certificados, por terem abraçado a oportunidade de se qualificar.

Autoridades e monitores do PRONATEC

Autoridades e monitores do PRONATEC

De acordo com o coordenador do PRONATEC em Araguatins, Gilvanio Alves Pereira, a intenção do programa é qualificar alunos do bico do papagaio. Em 2012 foram certificados 360 estudantes. Já para 2013 a meta é atender 680 alunos. O coordenador destacou, ainda, que os 240 alunos já certificados em 2013, fazem parte do ensino médio da rede pública de ensino.  Para mês de agosto o programa terá dois demandantes, que são o Ministério do Desenvolvimento Agrário com assentados e Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio dos assistindo pelo programa bolsa família.

No sábado, 13, será a vez dos alunos do PRONATEC Campo, do curso de auxiliar técnico em agropecuária receberem seus certificados. A solenidade acorrerá a partir das 18h Assentamento Palmares. Já na quarta-feira serão certificados os alunos no Assentamento Oziel Pereira no município de Cachoeirinha

PRONATEC

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Tendo como objetivos: expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância; construir, reformar e ampliar as escolas que ofertam educação profissional e tecnológica nas redes estaduais; aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional; aumentar a quantidade de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de educação profissional e tecnológica e melhorar a qualidade do ensino médio. (Kelinne Oliveira)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
2 Comments

Bico do Papagaio

No dia que Brasil começa vacinação contra Covid-19, Bico acumula mais de 12 mil infectados

Publicado

em

Logo após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ter aprovado o uso emergencial da CoronaVac, vacina contra o novo coronavírus produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, neste domingo, 17, foi aplicada a primeira dose no país.

A primeira pessoa vacinada fora dos estudos clínicos foi Mônica Calazans, de 54 anos, enfermeira, negra e moradora da zona leste da capital. Ela, que atua na linha de frente contra a Covid-19 no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, foi vacinada no fim da tarde no Instituto Butantan. Até então, as únicas pessoas do país que haviam tomado a vacina faziam parte dos testes clínicos.

A vacina chega, nove meses depois do registro do primeiro caso no Bico do Papagaio. Durante esses noves meses, a região acumula 12.010 casos de pessoas que se infectaram com o vírus Sars-Cov-2. A quantidade configura 12.4% de todos os 96.319 casos identificados no Tocantins.

188 pacientes dos 12.010 infectados morreram na região. Isso representa 1.56%. Em comparação ao número de mortes no Tocantins, os óbitos no Bico, corresponde a 14.3% dos 1.313 registrados em todo o estado.

Tocantinópolis é o município do Bico do Papagaio que mais teve moradores infectados, com 1.374, seguido de Araguatins, com 1.148 e Xambioá com 1.125.

Quanto ao número de mortes, quem lidera é Araguatins, com 31 óbitos, seguido de Tocantinópolis, com 24 e Ananás com 16.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Prefeitura tem novo horário de funcionamento

Publicado

em

Desde o último dia 4, a Prefeitura Municipal de Araguatins, no Bico do Papagaio, adotou um novo horário de atendimento ao público e serviços internos.

O atendimento ao público fico estabelecido como sendo das 7h30 às 11h30 e o serviço interno das 13h30 às 17h.

Deverão funcionar normalmente as unidades das Secretarias ou autarquias que exercem regime de plantão.

OBS: A matéria foi alterada após o Decreto ser corrigido. O anterior havia um erro de digitação do horário.

Continue lendo

Bico do Papagaio

SÃO MIGUEL: MP recomenda que Prefeitura não demita aprovados em concurso como pediu TCE

Publicado

em

O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da Promotoria de Justiça Itaguatins, expediu nesta quarta-feira, 13, Recomendação Administrativa ao prefeito de São Miguel do Tocantins, Alberto Loiola Gomes Moreira, para que se abstenha de exonerar ou demitir qualquer servidor aprovado no concurso público realizado no ano de 2016, tendo em vista que não foi confirmada a existência das irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE).

A recomendação também orienta que o gestor encaminhe ao TCE informações sobre a regularidade do concurso, especialmente as leis de criação de cargos e o quantitativo de vagas ofertadas no quadro do magistério, nível docência – professor II. 

Para a anulação, o TCE alega que o Município não apresentou as leis de criação de cargos e do quantitativos das vagas ofertas, situação que segundo o promotor de Justiça Elizon de Sousa Medrado, não procedem, já que todos os procedimentos foram adotados pela gestão da época e acompanhados pelo Ministério Público. 

“O concurso foi fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta proposto pelo Ministério Público, no qual constavam obrigações como a criação de cargos, encaminhamento do projeto de Lei para aprovação da Câmara Municipal e  o processo licitatório. O concurso foi realizado, as pessoas tomaram posse e não foi verificada nenhuma irregularidade”, salientou o promotor de Justiça.

O não atendimento da recomendação por parte do prefeito de São Miguel do Tocantins poderá ensejar o ajuizamento de ação judicial visando à anulação de eventuais atos de exoneração/demissão dos servidores concursados. (Denise Soares)

Continue lendo
publicidade Bronze