Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Propriedade rural é interditada após confirmação de caso de mormo. Animal será sacrificado

Publicado

em

Um novo caso de mormo foi confirmado no Tocantins pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec). Este é o sétimo registro da doença no estado em 2020. A propriedade rural onde o cavalo é criado fica em Araguatins, na região norte do estado, e foi interditada. O animal doente será sacrificado nos próximos dias.

A constatação da doença foi feita após exame feito no laboratório oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Este é o primeiro caso de mormo em Araguatins. Os outros casos, neste ano, ocorreram em Formoso do Araguaia, Dueré, São Salvador e Santa Fé.

De acordo com a Adapec, além da interdição do local e eutanásia do animal, será feito o saneamento da propriedade rural e a investigação dos animais susceptíveis à doença que possam ter tido contato como cavalo contaminado.

“Para controlar essa doença precisamos contar com o apoio dos criadores para que cumpram as exigências legais sobre trânsito de animais e evite a transmissão de mormo, pois além da enfermidade causar prejuízos econômicos, pode ser transmitida para o ser humano”, comentou o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha.

O caso foi notificado à Secretaria da Saúde do Estado por se tratar de uma zoonose. Em casos de suspeita da doença o produtor rural deve notificar imediatamente a Adapec em uma das suas unidades ou pelo Disque Defesa 0800 63 11 22. O trânsito clandestino de animais também deve ser denunciado.

O mormo é uma doença infectocontagiosa causada por bactéria que acomete principalmente os equídeos (asininos, equinos e muares). Nos equídeos, os principais sintomas são nódulos nas narinas, corrimento purulento, pneumonia, febre e emagrecimento. Os animais também podem ser assintomáticos. (G1)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

SÃO MIGUEL: Qualiquanti Gauss mostra disputa acirrada pela Prefeitura. Alberto tem 45,38% contra 40,77% de Elisângela

Publicado

em

Pesquisa Qualiquanti Gauss, realizada no dia 15 de outubro, aponta disputa acirrada pela Prefeitura Municipal de São Miguel, no Bico do Papagaio. O candidato do SD, Alberto Moreira, lidera com 45,38% das intenções de votos. A prefeita e candidata à reeleição, Elisângela (PP), aparece na segunda colocação com 40,77%.

Ronaldo Barbalho (PATRIOTA) e João da Farmácia (PT), vem respectivamente com 3,08% e 2,31%.

Não sabe ou não opinou são 7,69%; Branco e nulo 0,77%; Nenhum 0%.

Espontânea

Na espontânea, a prefeita Elisângela lidera, com 39,23%. Alberto Moreira vem com 37,69%; Ronaldo Barbalho 3,08%; João da Farmácia 1,54%; Não Sabe/Não Opinou 18,46%.

Rejeição

Elisângela é a candidata mais rejeitada, com 27,69%. Em segundo lugar na rejeição vem João da Farmácia com 21,54%, seguido por Alberto Moreira com 13,08% e o menos rejeitado é Ronaldo Barbalho 6,15%. Não sabe/Não opinou 30% e 1,54% não rejeita nenhum dos candidatos.

Dados

O Instituto Qualiquanti Gauss ouviu 130 eleitores. Margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. Nível de confiança: 95%. Registro no TRE: TO-05800/2020.

Continue lendo

Bico do Papagaio

CARRASCO BONITO: Segundo Apraico Pesquisas, Nego do Foguim tem 60,8% contra 28% de Pinduca e 0,4% de Chico

Publicado

em

Se as eleições fossem hoje, o candidato a prefeito pelo DEM, Nego do Foguim (DEM), seria eleito com larga vantagem. Levantamento da Apraico Pesquisas, realizado no último dia 19, ele aparece com 60,8% das intenções de votos, na pesquisa direcionada, onde o nome do candidato é apresentado ao entrevistado. Em segundo lugar vem Pinduca (PV), com 28% e em terceiro, Chico do Açougue (PL) com 0,4%. Não Sabem ou não responderam somam 10,8%.

Na espontânea quando não são apresentados os nomes dos candidatados aos eleitores, Nego do Foguim tem 60% das intenções de voto, seguido por Pinduca, com 27,6% e Chico do Açougue não pontuou. Outros nomes citados, mas que não disputam eleição, somaram 0,4% Não sabe ou não opinou são 12%.

O candidato mais rejeitado é Chico do Açougue, com 44,8%, seguido de Pinduca 15,6% e Nego do Foguim 9,6%. Não sabe ou não opinou somam 30%.

A Apraico Pesquisas ouviu 250 eleitores e a pesquisa tem margem de confiança de 95%, com margem de erro de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.

O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com número de identificação: TO-06796/2020.

Continue lendo

Bico do Papagaio

SAMPAIO: Arma de fogo e munições são apreendidas

Publicado

em

A Polícia Militar apreendeu na madrugada desta segunda-feira, 26, no centro de Sampaio, Norte do Estado, um revólver calibre 38 com cinco munições intactas. A arma apreendida é suspeita de pertencer a dois indivíduos, entre eles, um menor de idade, acusados de praticarem roubo de aparelho celular naquela cidade.

A guarnição da PM realizava patrulhamento quando recebeu informação por parte das vítimas comunicando que dois homens armados de revólver haviam acabado de roubar seus aparelhos celulares. Uma das vítimas ainda chegou a entrar em luta corporal com um dos criminosos.

Com a chegada da PM, os autores abandonaram o revólver no local e conseguiram fugir por um matagal próximo. A guarnição realizou diligências, mas ninguém foi localizado. A dupla conseguiu subtrair das vítimas aparelhos celulares e carteira com documentos pessoais. A arma e munições foram apresentadas na Delegacia de Polícia para as demais providências.

Continue lendo
publicidade Bronze