O projeto Ecosol Territorial é uma parceria entre a Prefeitura Municpal de Araguatins, Governo do Estado, por meio da Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e Ministério da Cidadania. A ação tem como objetivo incentivar a economia solidária e a agricultura familiar.

Dona Tereza dos Santos, 52 anos, toda semana está presente na Feria Ecosol de Araguatins

Atualmente, a feira beneficia na renda de dezenas de famílias. Um exemplo é dona Tereza dos Santos, 52 anos, que toda semana está presente na feira Ecosol de Araguatins. Ela conta que comercializa as verduras e as hortaliças que planta em uma pequena propriedade próxima a cidade. “Vendo rúcula, couve, cebolinha e alface. Tudo é fruto de muito trabalho na roça. Numa boa quarta- feira consigo vender 200 reais”, afirma a senhora.

Entre os feirantes histórias também de superação, como a de Raimundo Gomes da Silva, 57 anos, ele foi demitido no início do ano de uma empresa onde trabalhou por mais de 20 anos. Na feira Ecosol de Araguatins o feirante viu uma oportunidade de gerar renda e sustentar a família. “Eu cheguei a ficar deprimido na época e posso dizer que essa feira salvou minha vida. Comecei vendendo frutas e verduras, que plantava e também as de produtores vizinhos. Hoje sou meu próprio chefe, consigo tirar um lucro, nos dias de feira, com as vendas de tomate, maracujá, laranja, banana, melancia e feijão, uma média de 600 reais”, enaltece o feirante.

O programa transformou a vida do produtor e feirante Raimundo

Feira Ecosol de Araguatins

A ação é um processo de compra consciente, sem disputa de preços, que envolve diretamente quem produz e quem compra, fortalecendo relações de amizade e fidelização, além de ser um espaço de interação social. Tem sido assim todas as quartas-feiras em Araguatins, no Bico do Papagaio, no final da tarde, em frente à rodoviária do município.

Por meio do projeto Ecosol Territorial, os produtores e artesãos da região estão tendo a oportunidade de valorização da agricultura familiar e de desenvolvimento da economia solidária, comercializando seus produtos diretamente com o consumidor. Na feira, o público encontra frutas, hortaliças, verduras, farinhas, pescado, grãos, artesanato e também uma praça de alimentação.

A feira Ecosol de Araguatins tem tomado grandes proporções a cada dia. Começou com menos de 20 feirantes e atualmente são 280 cadastrados, dentre agricultores e artesãos do município e dos assentamentos vizinhos.

Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Habitação de Araguatins, Jacqueline Parreão, a Ecosol vem fortalecendo a economia local e gerando renda para as famílias da região. “Este é um espaço legítimo de divulgação e valorização da produção local, porque aproveita a matéria-prima da região, incentiva a produção local e contribui com a geração de renda de centenas de famílias”, destaca a gestora.

Feirante Hermerinaldo

O feirante e também produtor rural, Hermerinaldo Gonçalves da Silva, de 57 anos, explica que a feira vem transformando muitas vidas. “É uma oportunidade graças ao Governo do Tocantins e a prefeitura que proporcionou tudo isso. Cada dia que passa a gente quer crescer e que a feira cresça junto. Isso aqui está beneficiando muita gente e também alimentando muitas famílias”, relata.

Sobre o Ecosol Territorial, o responsável pela execução técnica do projeto na Setas, Valter Frota, explica que a pasta faz a gestão administrativa, financeira e operacional do projeto, enquanto o Conselho Estadual de Economia Solidária monitora a efetiva implementação das ações e o alcance dos resultados esperados. (Alexandre Alves/Fotos: Carlessandro Souza)

- Publicidade -

FAÇA UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.