Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: “Quarta é dia de Feira Ecosol”, programa já beneficiou dezenas de famílias

Publicado

em

O projeto Ecosol Territorial é uma parceria entre a Prefeitura Municpal de Araguatins, Governo do Estado, por meio da Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e Ministério da Cidadania. A ação tem como objetivo incentivar a economia solidária e a agricultura familiar.

Dona Tereza dos Santos, 52 anos, toda semana está presente na Feria Ecosol de Araguatins

Atualmente, a feira beneficia na renda de dezenas de famílias. Um exemplo é dona Tereza dos Santos, 52 anos, que toda semana está presente na feira Ecosol de Araguatins. Ela conta que comercializa as verduras e as hortaliças que planta em uma pequena propriedade próxima a cidade. “Vendo rúcula, couve, cebolinha e alface. Tudo é fruto de muito trabalho na roça. Numa boa quarta- feira consigo vender 200 reais”, afirma a senhora.

Entre os feirantes histórias também de superação, como a de Raimundo Gomes da Silva, 57 anos, ele foi demitido no início do ano de uma empresa onde trabalhou por mais de 20 anos. Na feira Ecosol de Araguatins o feirante viu uma oportunidade de gerar renda e sustentar a família. “Eu cheguei a ficar deprimido na época e posso dizer que essa feira salvou minha vida. Comecei vendendo frutas e verduras, que plantava e também as de produtores vizinhos. Hoje sou meu próprio chefe, consigo tirar um lucro, nos dias de feira, com as vendas de tomate, maracujá, laranja, banana, melancia e feijão, uma média de 600 reais”, enaltece o feirante.

O programa transformou a vida do produtor e feirante Raimundo

Feira Ecosol de Araguatins

A ação é um processo de compra consciente, sem disputa de preços, que envolve diretamente quem produz e quem compra, fortalecendo relações de amizade e fidelização, além de ser um espaço de interação social. Tem sido assim todas as quartas-feiras em Araguatins, no Bico do Papagaio, no final da tarde, em frente à rodoviária do município.

Por meio do projeto Ecosol Territorial, os produtores e artesãos da região estão tendo a oportunidade de valorização da agricultura familiar e de desenvolvimento da economia solidária, comercializando seus produtos diretamente com o consumidor. Na feira, o público encontra frutas, hortaliças, verduras, farinhas, pescado, grãos, artesanato e também uma praça de alimentação.

A feira Ecosol de Araguatins tem tomado grandes proporções a cada dia. Começou com menos de 20 feirantes e atualmente são 280 cadastrados, dentre agricultores e artesãos do município e dos assentamentos vizinhos.

Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Habitação de Araguatins, Jacqueline Parreão, a Ecosol vem fortalecendo a economia local e gerando renda para as famílias da região. “Este é um espaço legítimo de divulgação e valorização da produção local, porque aproveita a matéria-prima da região, incentiva a produção local e contribui com a geração de renda de centenas de famílias”, destaca a gestora.

Feirante Hermerinaldo

O feirante e também produtor rural, Hermerinaldo Gonçalves da Silva, de 57 anos, explica que a feira vem transformando muitas vidas. “É uma oportunidade graças ao Governo do Tocantins e a prefeitura que proporcionou tudo isso. Cada dia que passa a gente quer crescer e que a feira cresça junto. Isso aqui está beneficiando muita gente e também alimentando muitas famílias”, relata.

Sobre o Ecosol Territorial, o responsável pela execução técnica do projeto na Setas, Valter Frota, explica que a pasta faz a gestão administrativa, financeira e operacional do projeto, enquanto o Conselho Estadual de Economia Solidária monitora a efetiva implementação das ações e o alcance dos resultados esperados. (Alexandre Alves/Fotos: Carlessandro Souza)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

AXIXÁ: Traficante é surpreendido por policiais com mais de R$ 3 mil e maconha

Publicado

em

Uma equipe policial da cidade de Axixá, estava em deslocamento no último domingo, 5, em direção a cidade de Araguatins, pelo rodovia TO-201, quando nas proximidades do povoado Passagem Franca, observou um cidadão conduzindo uma motocicleta em atitude suspeita. Foi dado voz de parada ao motociclista, que ao ser abordado e revistado, foi encontrado quatro papelotes com maconha, um aparelho celular sansung J4 e R$ 3.091.

Imediatamente foi dado voz de prisão ao infrator, que juntamente com o material apreendido foram apresentados na Central de Flagrantes da Polícia Civil em Araguatins.

Foi constatado após consulta em banco de dados policial, que o cidadão já possui histórico desta prática delitiva na cidade de Sítio Novo.

Continue lendo

Bico do Papagaio

SAMPAIO: Baderneiros provocam incômodos a moradores

Publicado

em

Por volta das 19 horas, deste domingo, 5, quatro pessoas com idades de 23, 25, 26 e 34 anos tiveram o som apreendido pela equipe policial por estarem causando perturbação ao trabalho e sossego de moradores, na cidade de Sampaio, no Bico do Papagaio.

O grupo ainda desacatou e desobedeceu ordem policial.

Na ocasião, foi registrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência no qual os autores irão responder em liberdade e prestarem esclarecimentos em juízo.

Continue lendo

Bico do Papagaio

SÍTIO NOVO: Famílias de alunos da Escola Duque de Caxias receberam kits de alimentação escolar

Publicado

em

Na última terça, 7, a Escola Municipal Duque de Caxias, fez a terceira entrega de kits de alimentação para as famílias dos alunos matriculados nesta instituição de ensino. Foram entregues 185 kits de alimentação com os produtos que seriam usados na Merenda Escolar. Assim como aconteceu no mês de maio, a entrega foi realizada somente na escola e a família precisou procurar a escola onde a criança estuda para a retirada do kit.

A iniciativa segue a resolução do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que facultou aos municípios a distribuição dos alimentos aos estudantes. Na primeira entrega, ocorrida em abril, 54 kits de alimentos da Merenda Escolar foram destinados às famílias, na segunda entrega no mês de maio, foram 101 kits totalizando com as três ações 340 kits entregues até o momento.

A intenção é garantir o direito à alimentação e auxiliar para que menos estudantes entrem em situação de insegurança alimentar e nutricional neste período de Pandemia do novo coronavírus (COVID 19). Desta forma, mesmo com as aulas suspensas, os alunos ainda podem usufruir, junto as suas famílias, da alimentação que recebiam diariamente em sua escola.

Continue lendo
publicidade