Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Reeducandos se formam por meio do EJA

Publicado

em

O Colégio Estadual Osvaldo e a Unidade Penal de Araguatins realizaram nesta quarta feira, dia 22 de setembro, a solenidade de formatura dos alunos privados de liberdade, concludentes do 9° ano, EJA.

A Unidade Penal em parceria com o Colégio Estadual Osvaldo Franco, possuem turmas de escolarização de 1° e 2° segmentos EJA, dentro da unidade penal.

A solenidade de formatura foi realizada para registrar a conclusão de 03 alunos do sistema prisional no 2° segmento EJA, o que corresponde a conclusão do 9° ano.

O evento que foi realizado dentro da Unidade Penal de Araguatins contou com a participação de várias autoridades de instituições representativas do Estado democrático de direito, onde cada uma delas falou sobre a importância do ato de solenidade e de tudo que ele representa. Destacaram também em suas falas a importância do trabalho de parceria realizado pela educação e a justiça no que diz respeito ao tratamento dispensado às pessoas privadas de liberdade que se encontram encarceradas.


Para a Pedagoga da Unidade Penal Kelyane Santos, responsável pelos processos pedagógicos dentro da unidade, a solenidade foi um bonito momento, que coroou todo um trabalho de parceria que vem sendo realizado junto às pessoas privadas de liberdade.

Ainda nesse sentido, um dos formandos fez um relato durante o ato de solenidade em que registra o quanto a escola o ajudou a se tornar um profissional melhor. Ele, que está cumprindo pena privativa de liberdade, desempenha sua profissão durante o dia de trabalho e conseguiu perceber que a escola o ajudou a exercer sua profissão ainda melhor, visto que ele pôde aprimorar e adquirir conhecimentos.

Dentro do sistema prisional brasileiro, a escolarização, bem como envolvimento com atividades educacionais não formais e atividades laborais permite remir a pena ou diminuir a pena estabelecida pela justiça.

Mas, de acordo com a professora Fernanda, coordenadora do Colégio Estadual Osvaldo Franco, remir a pena é apenas um dos objetivos do trabalho desenvolvido dentro da unidade. Ela diz:
“A educação tem o poder de transformar pessoas, parafraseando o gigante Paulo Freire, isto significa dizer que a pessoa que tem acessoa ela, inevitavelmente é tocado por ela. “

Ainda nesse sentido, a parceria realizada entre Unidade Penal de Araguatins e Colégio Estadual Osvaldo Franco não se limita ao projeto de educação formal, mas se estende também a projetos de educação não formal. Por exemplo, a unidade em parceria com a escola desenvolve o projeto do Clube de Leitura Ler para Libertar, um clube de leitura para as pessoas privadas de liberdade.
O projeto vem sendo desenvolvido regularmente, inclusive no mesmo dia da solenidade de formatura, no turno vespertino, os privados de liberdade, participantes do clube de leitura, acompanhados da professora Fernanda Santos, participaram da II Jornada de Leitura no Cárcere, um evento realizado pelo Conselho Nacional de Justiça e pelo Observatório do Livro. (ASCOM CEOF)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

PALMEIRAS: Homem é morto com facada no peito e suspeito foge

Publicado

em

Um homem foi morto com uma facada no peito em Palmeiras, no Bico do Papagaio, após uma discussão em um bar. O suspeito foi identificado pela Polícia Militar, mas fugiu do local e ainda não foi localizado. O crime aconteceu na manhã deste domingo (24).

A PM informou que quando chegou uma equipe da saúde do município tinha confirmado a morte. A vítima foi golpeada com uma perfuração de faca na altura do peito.


Testemunhas contaram à polícia que os dois homens estavam conversando e logo depois, sem motivo aparente, o autor atingiu a vítima com uma facada. O suspeito fugiu do local a pé e não foi localizado.

A PM informou que o autor do crime é conhecido na região por envolvimento com outras duas mortes. Os militares isolaram o local do fato, chamaram a perícia científica e o IML para recolher o corpo. O caso foi repassado para a Polícia Civil e o suspeito está sendo procurado. (G1)

Continue lendo

Bico do Papagaio

AXIXÁ: Saúde apresenta projeto “Fortalece Pré-Natal”

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO), por meio da Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde, das Diretorias de Atenção Primária e Especializada e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (Cosems-TO), promoveu na sexta-feira, 22, reunião híbrida no auditório da Superintendência do Ministério da Saúde para apresentação do projeto-piloto Fortalece Pré-natal.

No Bico do Papagaio, o município de Axixá, está entre os selecionados.

A apresentação do projeto feita pela diretora de Atenção Primária da SES-TO, Laudecy Soares, especificou a origem do projeto, os objetivos, os benefícios, o público-alvo, a metodologia, os critérios de eleição dos municípios prioritários e os próximos passos que serão dados para implantação.

Para Laudecy Soares, “o projeto tem como objetivo ofertar apoio às equipes de APS [Atenção Primária à Saúde] no processo de qualificação e fortalecimento do pré-natal nos municípios prioritários, contemplando as oito regiões de saúde do Tocantins”, destacando ainda que “o projeto é uma das prioridades para a Diretoria, considerando o cenário epidemiológico em relação ao pré-natal e à morbimortalidade materna e infantil”, completou.

Também esteve presente na reunião, de forma presencial, Rondinelly Souza, Presidente do Cosems-TO, pontuando que é de extrema importância para quem está na ponta, receber projetos como este. Nós temos condições de pegar este projeto e torná-lo referência em ação, quando falamos de gestação, de pré-natal e na maternidade de forma geral. Foi pensada a participação de todas as esferas: judiciário, Estado – que é o intermediário neste processo, e os municípios que são os executores. Continuem contando com o Cosems, porque sabemos que o papel institucional é acima de tudo dar condições para essa operacionalização, para que o projeto possa rodar, para que esse projeto possa ser um caso de sucesso em âmbito nacional”, completou.

Ao final da reunião, ficaram como encaminhamentos assinatura do Termo de Adesão pelos gestores dos municípios prioritários, indicação de equipe de Saúde da Família (ESF) e respectivas equipes de Saúde Bucal (ESB) e equipe multiprofissional, referências para a ESF selecionada, até o dia 29 de outubro de 2021.

Critérios de seleção e municípios selecionados

Os municípios foram selecionados com base na análise do resultado dos indicadores, definidos como critérios de priorização, proporção de nascidos vivos de mães, com sete ou mais consultas de pré-natal; número de nascidos vivos prematuros (menores de 22 a 36 semanas), e, estimativa de gestantes de 2021, por município.

Continue lendo

Bico do Papagaio

SÃO MIGUEL: Cemitérios são preparados para Dia dos Finados

Publicado

em

Os cemitérios públicos de São Miguel, no Bico do Papagaio, estão sendo preparados para receber visitantes no Dia dos Finados, no dia 2 de novembro, uma terça-feira.

A Prefeitura por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, vem fazendo serviços de roço, limpeza e reparos em geral em todos os principais cemitério do município.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze