- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
terça-feira, 23 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ARAGUATINS: Saiba como vai atuar a Unidade Básica de Saúde Fluvial

Mais Lidas

A Unidade Básica de Saúde Fluvial de Araguatins (UBSF), inaugurada nesta quinta-feira, 6, pela prefeitura de Araguatins, conta, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, com uma estrutura física composta por consultório médico, consultório de enfermagem, consultório odontológico, ambiente para armazenamento e dispensação de medicamentos;, laboratório, sala de vacina, banheiros, expurgo, cabines com leitos em número suficiente para toda a equipe, cozinha, sala de procedimentos e identificação segundo padrões visuais nacionais da saúde da família.

Área de atuação

O navio hospital, como está sendo chamado, deverá funcionar 20 dias por mês em área delimitada para atuação, compreendendo o deslocamento fluvial até as comunidades e o atendimento direto à população ribeirinha, navegando principalmente na margem direita do rio, bem como em volta da Ilha de São Vicente, Ilha da Melancia, Ilha da Sapucaia entre outras, perfazendo assim 250 km lineares de Rio por mês. Nos outros dias, a embarcação ficará ancorada na sede do município, para que as Equipes de Saúde da Família Fluvial, possam fazer atividades de planejamento e educação permanente junto a outros profissionais. 

Equipe de Saúde

A equipe que atuará na embarcação (UBSF) será composta por um médico, um enfermeiro, um técnico de Enfermagem, um odontólogo, um técnico de saúde bucal e um bioquímico ou técnico de laboratório.

Atendimentos

A UBSFluvial, desenvolverá todas as atividades específicas e básicas de uma Unidade Básica Comum, porém com ênfase no acesso e na qualidade de um atendimento domiciliar, garantindo uma saúde de qualidade e bem mais próxima da população.  Com a implantação e credenciamento da Equipe de Saúde da Família Fluvial, a comunidade de Araguatins, mais especificadamente a comunidade Ribeirinha e Quilombola, do Campo e Floresta que somam cerca de 2.900 pessoas, serão extremamente beneficiadas, sendo que historicamente jamais foram assistidos pela saúde neste sentido.

Por meio da UBSF, serão ampliadas as vias de acesso à saúde de qualidade e contínua, bem como também irá permitir ao município de Araguatins combater e prevenir doenças e vetores antes não alcançáveis, promovendo a saúde igualitária a todos independentemente das condições sociodemográficas.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias