Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Saiba como vai atuar a Unidade Básica de Saúde Fluvial

Publicado

em

A Unidade Básica de Saúde Fluvial de Araguatins (UBSF), inaugurada nesta quinta-feira, 6, pela prefeitura de Araguatins, conta, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, com uma estrutura física composta por consultório médico, consultório de enfermagem, consultório odontológico, ambiente para armazenamento e dispensação de medicamentos;, laboratório, sala de vacina, banheiros, expurgo, cabines com leitos em número suficiente para toda a equipe, cozinha, sala de procedimentos e identificação segundo padrões visuais nacionais da saúde da família.

Área de atuação

O navio hospital, como está sendo chamado, deverá funcionar 20 dias por mês em área delimitada para atuação, compreendendo o deslocamento fluvial até as comunidades e o atendimento direto à população ribeirinha, navegando principalmente na margem direita do rio, bem como em volta da Ilha de São Vicente, Ilha da Melancia, Ilha da Sapucaia entre outras, perfazendo assim 250 km lineares de Rio por mês. Nos outros dias, a embarcação ficará ancorada na sede do município, para que as Equipes de Saúde da Família Fluvial, possam fazer atividades de planejamento e educação permanente junto a outros profissionais. 

Equipe de Saúde

A equipe que atuará na embarcação (UBSF) será composta por um médico, um enfermeiro, um técnico de Enfermagem, um odontólogo, um técnico de saúde bucal e um bioquímico ou técnico de laboratório.

Atendimentos

A UBSFluvial, desenvolverá todas as atividades específicas e básicas de uma Unidade Básica Comum, porém com ênfase no acesso e na qualidade de um atendimento domiciliar, garantindo uma saúde de qualidade e bem mais próxima da população.  Com a implantação e credenciamento da Equipe de Saúde da Família Fluvial, a comunidade de Araguatins, mais especificadamente a comunidade Ribeirinha e Quilombola, do Campo e Floresta que somam cerca de 2.900 pessoas, serão extremamente beneficiadas, sendo que historicamente jamais foram assistidos pela saúde neste sentido.

Por meio da UBSF, serão ampliadas as vias de acesso à saúde de qualidade e contínua, bem como também irá permitir ao município de Araguatins combater e prevenir doenças e vetores antes não alcançáveis, promovendo a saúde igualitária a todos independentemente das condições sociodemográficas.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Acidente de trânsito provoca mortes na TO-010

Publicado

em

Na madrugada deste deste quinta, 29, um acidente envolvendo um veículo na rodovia TO-010, deixou vítimas fatais. Segundo a assessoria de comunicação da Polícia Militar, são quatro vítimas. Os nomes ainda não foram confirmados pela PM.

Corpo de Bombeiros, Polícia Técnica e Instituto Medico Legal chegaram no local logo cedo, assim que populares avistaram o veículo em meio a vegetação e comunicação as autoridades.

As circunstâncias do acidente ainda não foram confirmadas.

Mais atualizações em breve…

Continue lendo

Bico do Papagaio

IMPERATRIZ: Policial diz que tiro em médico foi acidental e provocado por desavença com amigo

Publicado

em

Momento em que Adonias sai da delegacia para fazer exame de corpo de delito

Após ser preso, na noite desta terça 27, o policial militar Adonias Sadda, acusado de matar o médico, Bruno Calaça, de 23 anos, na madrugada da última segunda, 26, em uma festa na cidade de Imperatriz, na região Tocantina, no Maranhão, foi levado para prestar depoimento na delegacia, depois conduzido para exame de corpo de delito e colocado a cela do 3º Batalhão da Polícia Militar.

Nesta quarta, 28, ele deve ser ouvido novamente pelo delegado Praxisteles Martins e detalhar sua versão.

Após ser preso, o militar disse que o tiro foi acidental e relatou que antes do crime, aconteceu uma desavença entre um de seus amigos que aparece nas imagens da câmera de segurança no momento do crime e o médico.

Continue lendo

Bico do Papagaio

RIACHINHO: Homem de 61 anos é a 8ª vítima da Covid

Publicado

em

A oitava morte por Covid-19, no município de Riachinho, no Bico do papagaio, foi oficializada pela Secretaria de Estado da saúde (SES), nesta quarta, 28, por meio de seu Boletim Epidemiológico.

A vítima é uma home de 61 anos, sem comorbidades. Ele morreu no dia 24 de junho no Hospital Regional de Porto Nacional.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze