Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Sarau chega à 30ª edição com lançamento de livro e contadores de estórias

Publicado

em

Gabriela Silva, contadora de estórias para todas as idades

O Sarau Cultural de Araguatins comemora sua edição número 30 neste sábado, 3, a partir das 19h30, na Casa da Cultura, às margens do Rio Araguaia, com música, poesia, lançamento de livro e contação de estórias.

“Chegamos a essa trigésima edição com a certeza de ter plantado uma semente musical e literária no solo fértil de Araguatins; e a colheita desses frutos já se inicia quando percebemos desperto o interesse nos jovens pela arte da leitura e da escrita”, afirmou Chico Duarte, organizador do Evento.

A artista Gabriela Silva, integrante do grupo de teatro Historiar-te de Marabá, fará uma intervenção poética com contação de estória, cantigas de roda, e o brinquedo Picolé. “A árvore generosa de Shel Silverstein, estória que vou contar, é um clássico da literatura infanto-juvenil, mas fala de amizade, bondade e generosidade, um tema que toca a todos”, falou a contadora de estórias, reforçando que seu trabalho é voltado para todas as idades: “as estórias que contamos transcende idade e tocam tanto as crianças quanto os adultos, por serem universais”.

No evento acontecerá também o lançamento do romance Amor e Razão, do escritor maranhense Valdo Rosário Sousa; e o poeta e músico Zeca Tocantins, ícone da música brasileira desenvolvida na região, fará uma participação especial.

Homenagem ao Sarau

O administrador do grupo de whatsapp Rio Araguaia, composto por araguatinenses, prestou uma homenagem ao escritor tocantinense pelas trinta edições e iniciativa de criação do Sarau. Beto Duarte compartilhou em outros grupos suas impressões sobre o evento: “é um espaço que atinge todas as idades; um momento cultural voltado para o despertar por meio da leitura do mundo e da liberdade de expressão, além de contribuir para uma educação voltada para o conhecimento regional”.

O Sarau é uma iniciativa do escritor Chico Duarte e vem atuando desde junho de 2016. Já participaram do evento artistas locais, como a Banda Três Acordes e Dito Santos; filhos de Araguatins que residem fora como o músico Edmundo Oliveira; e artistas vindos de Marabá, Imperatriz e Palmas, como Cláuber Martins, Javier de Mayabá, Bertim Di Carmelita, Zeca Tocantins, e Lucimar Pereira. (Cláudio Duarte; Fotos: divulgação)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

Kátia entrega perfuratrizes para Consórcio Intermunicipal do Bico na próxima segunda, dia 25

Publicado

em

A senadora Kátia Abreu (PP) realizará na próxima  segunda-feira, 25, cerimônia de entrega de duas perfuratrizes ao Consórcio Público Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Região do Bico do Papagaio (COINBIPA).   

Foram convidados os 25 prefeitos que compõem o consórcio.

Também serão abordados os programas Tocantins Catarata Zero, e Tocantins Cirurgia Fila Zero, ambos idealizados pela parlamentar.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: 9º Batalhão realiza inspeção médica anual de policiais

Publicado

em

Iniciou na manhã desta sexta-feira, 22, a inspeção de saúde anual dos policiais militares do 9º Batalhão da Polícia Militar do Estado do Tocantins, conforme a Portaria nº 006/2021-Diretoria de Saúde e Promoção Social (DSPS). A apresentação obrigatória dos exames de saúde e laudos médicos está sendo realizada na sede do quartel da PM em Araguatins, no Bico do Papagaio.

A inspeção de saúde acontece sob a responsabilidade da DSPS da Polícia Militar por meio do Núcleo de Saúde de Araguatins.

O médico responsável pela inspeção é o 3º sargento Cleston Paiva Ferreira do 2º BPM em Araguaína, médico clínico geral com especialização em andamento na área de ortopedia, auxiliado pelo enfermeiro do 9º BPM, 2º sargento Denis Gonçalves Novais e das técnicas de enfermagem do município de Araguatins, Amanda Araújo Pereira e Arlete dos Santos Silva.

De acordo com a agenda de atendimento elaborada pelo representante Regional da Fundação Pró-Tocantins (FPTO) na área do 9º BPM, major Antônio Alberto Lemos Sodré, a apresentação dos exames acontece das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h, e vai até amanhã, sábado, dia 23.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Saiba mais detalhes sobre Juliano Ribeiro, que será secretário de Saúde

Publicado

em

O prefeito Aquiles da Areia (PP), vem protelando o anúncio do nome de Juliano Ribeiro de Souza, como secretário municipal de Saúde, em lugar da médica araguatinense, Simydarkuia Araújo da Silva, que entregou o cargo no último dia 11, para não ter de usar recursos destinados à Atenção Básica, em outras áreas, como pagamento de funcionários e fornecedores atrasados, por determinação do prefeito. Simydarkuia foi orientada por sua assessoria, que a medida, lhe traria problemas futuros, com órgãos de fiscalização e controle.

Aquiles definiu pelo nome de Juliano, ainda na semana passada. Apenas o contador e conselheiro político, Jailson Pontes, foi comunicado oficialmente, e depois membros da cúpula da gestão como Wendell Silva Miranda, secretário de Administração e Finanças e que está acumulando a Saúde e o secretário de Governo e Relações Institucionais, Boleslaw Daroszewski Júnior, o Bolecho.

Com fontes em setores da Saúde estadual, nossa equipe levantou que Juliano Ribeiro é técnico em contabilidade e bacharel em Administração Pública. Foi secretário municipal de Saúde em Natividade e Chapada de Natividade; foi diretor geral do Hospital Regional de Arraias; superintendente em Saúde no município de Dianópolis, além de diretor administrativo e vice-presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado Tocantins.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze